Chá de panela diferente: dicas incríveis para você organizar!

26 de março de 2017 1 Comment
Chá de panela diferente: dicas incríveis para você organizar!

Veja as melhores dicas para organizar um chá de panela diferente e criativo e surpreender seus convidados!

O chá de panela ou chá de cozinha – como também é conhecido- é um momento muito aguardado por quem está de casamento marcado. Além de ser uma delícia para as noivas, já que em geral é um momento reservado apenas para as mulheres, o chá de panela também é bastante útil na hora de começar a montar a sua primeira casa, já que muitos itens ajudarão a economizar mais tarde.

Normalmente, essa comemoração acontece em torno de um mês antes do casamento, mas para que tudo saia como planejado é muito importante que você comece a organizá-lo com antecedência.

Se você está na fase de organização desse evento, mas não quer fazer um chá de panela usual (e até meio sem graça), veja as dicas super bacanas que separamos para você organizar uma celebração criativa e que agrade a todas as suas convidadas.

Chá de panela: que tradição é essa?

Chá de panela

Chá de panela

Que toda noiva acaba realizando um chá de cozinha ou de panela todo mundo sabe. Mas, como será que essa tradição começou? Infelizmente não existe nenhum registro oficial sobre a história dessa celebração, contudo, estudiosos da área afirmam que o chá de panela teve início na época em que as mulheres precisavam de um “dote” para conseguir um noivo.

Quando as noivas não tinham muitos recursos financeiros , amigos e familiares acabavam se unindo e ajudando a fazer com que essa união acontecesse. Alguns doavam dinheiro e outros doavam mercadorias, tudo para que a moça conseguisse um valor de dote que a permitisse se casar.

Outra história diz que o chá de panelas surgiu, na verdade, na Holanda. Segundo contam, um pobre moleiro era completamente apaixonado por uma donzela muito rica. Como o pai da moça era contrário a essa união, ele acabou retirando o dote, acreditando que dessa forma ela não se casaria.

Mas, vendo o amor do casal, um grupo de amigos se reuniu para providenciar os móveis e outros objetos de que eles necessitariam após casados. Graças a essa ajuda, o casal apaixonado pode concretizar a união.

Como você pode notar, existem muitas histórias que cercam o chá de panelas em todo o mundo. Sendo que essa é uma tradição ainda muito comum em várias culturas. Nos Estados Unidos, por exemplo, ela é conhecida como “Bridal Shower” (banho de presentes, em tradução livre) e também acontece até hoje.

Apesar de se manter, algumas “coisinhas” se modificaram com o passar dos anos, principalmente a necessidade da noiva ter um dote para se casar. Porém, até os dias atuais, muitas noivas adoram realizar o chá de panela, já que é uma oportunidade para se reunir com as amigas, ganhar alguns itens que podem ajudar a montar a primeira casa e celebrar essa passagem de status, de solteira para casada.

Tipos de chá de panela

Tipos de chá de panela

Tipos de chá de panela

Com o progresso dessa tradição é normal que surjam novos “tipos” de comemoração, inclusive, em alguns casos, os amigos do noivo também são convidados. Os mais usados atualmente são:

Chá de lingerie:

Também conhecido como “chá da noiva”, nele somente as mulheres participam e os presentes envolvem, como sugere o nome, lingeries para serem usadas pela noiva. Em geral é o modelo mais usado pelos casais que já possuem uma casa montada e por isso não desejam receber utensílios domésticos;

Chá Bar:

Ele inclui o casal e os amigos da noiva e do noivo. Nesse caso, os amigos do noivo presenteiam com objetos para o bar e as amigas da noiva com itens para a casa e a cozinha. É uma forma de incluir ambos os noivos e também os amigos do casal (não necessariamente apenas as mulheres);

Chá de panela ou chá de cozinha:

É o modelo mais tradicional e que apenas conta com a participação de mulheres. O objetivo é ganhar utensílios de cozinha e outros itens para a casa que vão ser úteis no dia a dia do novo casal.

Dicas importantes para organizar um chá de panela diferente

Na hora de organizar um chá de panela diferente e criativo é importante que você considere algumas dicas, como:

  • Lista de convidados

Não importa se você irá fazer um chá de panela tradicional ou diferente é sempre importante começar a organização pela lista de convidados. Defina qual tipo de chá irá realizar e se ele terá apenas a participação de mulheres ou se os amigos do noivo também estarão presentes.

Se você está pensando em fazer uma comemoração mais intimista, chame apenas as madrinhas e as amigas mais próximas. Isso acontece principalmente no chá de lingerie, porque assim é mais fácil de você ganhar itens que realmente queira usar.

  • Defina o local

Tendo em mente a quantidade de pessoas fica mais fácil definir o local. Normalmente, o chá de panela é feito na futura casa dos noivos, ou então na casa atual da noiva. Mas, se a sua lista de convidados é grande, ou você não se sente à vontade de fazer essa comemoração na sua casa, é possível alugar um salão ou uma chácara. Já para o chá bar ou chá de lingerie muitas noivas costumam reservar um espaço em um bar ou uma casa de shows.

  • Decoração

    Decoração de chá de panela

    Decoração de chá de panela

Já foi o tempo em que os chás de panela tinham uma decoração simplista e sem graça. A moda é caprichar nos itens e usar algumas inspirações vintage e descoladas. O importante é sempre deixar todas as convidadas bem à vontade em um ambiente aconchegante. Existem muitas inspirações que você pode levar para o seu chá de panela, como o uso de balões, comemorações ao ar livre e outros.

Ideia criativa de decoração

Ideia criativa de decoração

Lembre-se do tipo de chá que está organizando e busque trazer alguns elementos dele na decoração e, principalmente, na mesa de doces. Assim, chás de cozinha podem ter itens como xícaras de chá, panelas, colheres de pau e outros. Já os chás de lingerie podem apostar em elementos mais ousados como sutiãs e calcinhas em bandeirinhas e outros acessórios.

  • Pense no que servir

O cardápio é um item que não pode ser esquecido na sua organização. Pense em itens fáceis de servir e que sejam práticos, como finger foods, minissanduíches e muitos docinhos variados. Não se esqueça também do bolo, que é o destaque da mesa principal da decoração e pode vir confeitado com o tema do seu chá.

Algumas noivas têm apostado em um cardápio temático, seguindo a decoração da festa, como café da manhã ou da tarde (com petiscos relacionados a esses horários) ou ainda chás de panela vintage, com cupcakes, bolos em potes de vidros e até uma máquina de algodão doce.

  • Faça um convite diferenciado e pense na lista de presentes

    Convite criativo para chá de panela

    Convite criativo para chá de panela

Se você quer um chá de panela diferente e criativo, então precisa passar essa mensagem já no convite. Existem várias maneiras de você fazer isso, como usando um envelope em formato de xícara de chá ou de lingerie, por exemplo.

No convite, algumas noivas costumam já incluir o item que a convidada deve levar. Algumas preferem deixar uma lista em uma loja para que cada um escolha o que mais lhe agrada.

Na hora de escolher o que pedir pense em itens que realmente serão úteis na sua nova rotina. Se você e o seu parceiro já moram juntos e não precisam de nenhum item de cozinha, você poderá fazer um chá bar ou um chá de lingerie.

  • Brincadeiras e atividades

    Caderno de receitas chá de panela

    Caderno de receitas chá de panela

Todo chá de panela que se preze precisa de algumas interações. A mais usual é fazer com que a noiva adivinhe os presentes. Mas, muitos convidados (e as vezes até a própria noiva) sentem-se deslocados na hora de fazer essas atividades. Tente pensar em atividades que não deixe ninguém desconfortável.

Algumas ideias são:

  • Adivinhe a resposta do noivo: as amigas fazem previamente uma lista de perguntas que deverá ser respondida pelo noivo e, durante o chá de cozinha, a noiva terá que adivinhar essas respostas, demonstrando o quanto conhece do seu parceiro;
  • O que tem na bolsa: as madrinhas e as convidadas fazem uma lista com itens comuns de serem encontrados nas bolsas das mulheres. No chá, todas as mulheres devem procurar os itens. Quem tiver mais itens da lista na sua bolsa ganha uma prenda.
  • Eu nunca: esse é um jogo bem antigo e conhecido dos adolescentes, mas que sempre gera muitas risadas e diversão. Faça uma roda com as amigas e, cada uma da roda, deve dizer uma coisa que nunca fez. Quem já fez aquilo deve beber uma dose.
  • Noiva prendada: as amigas passam uma lista de tarefas domésticas que a noiva deve realizar e cronometram o tempo. As amigas decidem se o tempo foi ou não ideal para realizar a atividade.
  • Lista de micos: para facilitar as brincadeiras, as amigas e madrinhas podem trazer uma lista de micos que a noiva e as participantes devem cumprir durante a festa.
  • Caderno de receitas: que tal eternizar esse momento com algumas receitas que você poderá usar no seu dia a dia após o casamento? Peça para as suas madrinhas e amigas trazerem algumas receitas para escreverem no seu caderno.

 

  • Lembrancinhas

    Lembrancinha criativa de chá de panela

    Lembrancinha criativa de chá de panela

As lembrancinhas de chá de panela já ganharam um status de importância nesse tipo de evento, por isso pense antecipadamente em itens que podem ser usados pelas suas convidadas e que façam com que elas se lembrem desse momento especial. Existem muitos itens que você mesmo pode fazer e que ficam uma graça, como:

  • Brigadeiros de colher, docinhos, cupcakes, trufas e outras guloseimas;
  • Aromatizadores, sabonetes e óleos para o banho;
  • Itens para casa como colheres de pau, aventais, mini raladores e outros mimos personalizados;
  • Coleção de copos de shots ou coqueteleiras para o chá bar;

 

Essas são algumas dicas que podem tornar o seu chá de panela ainda mais diferente e criativo. O que você achou das nossas ideias? Deixe um comentário pra gente!

 

 

 

você pode gostar

1 Comment

Idéias para ter uma despensa na cozinha 25 de junho de 2018 at 02:29

[…] Hoje quero mostrar-lhe diferentes maneiras de ter uma despensa prática em sua cozinha. Uma despensa é fundamental para qualquer casa, principalmente se você ganhou muitos presentes do seu chá de panela. […]

Reply

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: