Móveis anos 50 e o estilo retrô: você sabe como usar?

2 de junho de 2016 1 Comment
moveisanos

Descubra como capturar a essência de uma década fundamental para a decoração usando lindos móveis anos 50 em sua casa!

O estilo vintage e retrô está com tudo na decoração, com o uso de móveis em madeira, sofás, poltronas e outros itens que remetem à décadas passadas. A tendência atual mais forte é o uso de móveis anos 50, com pés palitos, muitas cores e revestimento em veludo.

Antes de começarmos a falar sobre as dicas de decoração, que tal entendermos um pouco sobre o que foi a década de 50?

Porque a década de 50 foi tão importante?

Nos anos 40, o mundo enfrentava a Segunda Guerra Mundial, um período de luto, austeridade e total falta de recursos. O estilo usado na época era o Art Déco, marcado por volumes pesados e geométricos. Com o fim da guerra, a Europa estava arrasada, sem recursos e com muitas dívidas para conseguir reconstruir as cidades e países que sofreram os horrores dos últimos anos.

É então na década de 50 que os Estados Unidos emerge como uma grande potência, estabelecendo o conhecido “sonho americano” como um padrão de vida mundialmente a ser buscado. Na estética as coisas também começam a mudar. Os ideais modernistas da década de 20 são resgatados, porém com uma linguagem mais ingênua que atendia ao sonho de lar perfeito das famílias felizes.

Dessa forma, os anos 50 passam a ser marcados por uma visão mais futurista e otimista, com evolução da tecnologia e uso de novos materiais e linguagens. O design dos móveis não foi diferente, e nessa época as pessoas passaram a buscar por peças novas, únicas e que tivessem essa pegada de futurismo.

A ideia era deixar de lado aqueles velhos móveis quadrados e sem graça e abraçar o novo, com suas curvas, suas cores fortes, sua mistura de materiais e muito mais.

Assim, começam a surgir os móveis modulares e com duplas funções. Em tudo há uma leveza inconfundível e os móveis anos 50 passam a ser influenciados pela redescoberta do prazer de viver e habitar.

Nessa época, até os aparelhos eletrônicos e carros começaram a ser transformados e passaram a apresentar lados arredondados e aspecto futurista – em alguns casos até espacial-.

Os móveis anos 50 também seguiram a tendência, surgiram os famosos pés palitos, finos, fabricados em madeira, e levemente voltados para fora – quase como se remetessem a um foguete. Essa é uma das principais marcas do mobiliário dessa década.

Além dos pés palitos, outros itens também figuraram com força nos móveis anos 50, como as gavetas inclinadas que dispensavam os puxadores, os sofás horizontais e mais ‘sequinhos’, as bases torneadas para todos os tipos de móveis e os acabamentos contrastantes presentes nas superfícies de madeira.

As cores dos móveis anos 50 também são mais fortes que as das décadas anteriores, mostrando essa nova alegria de viver. Vemos com muita presença os tons de imbuia, mogno, nozes, ebanizados e laqueados de preto, azul e amarelo.

Agora que você já compreendeu um pouquinho mais sobre essa década tão importante para o design de interiores, que tal descobrir como usar os móveis anos 50 na sua decoração atual? Veja as nossas dicas e comece a transformar a sua casa com um belo estilo retrô!

– Como usar móveis anos 50: abuse dos pés palito

moveis anos 503

Uma marca muito forte dos móveis anos 50 são os chamados ‘móveis pé palito’, que explicamos acima. Eles surgiram no final da década de 40 e até hoje fazem sucesso em qualquer decoração. Se você quer dar uma pegada retrô na sua casa, esses móveis são uma ótima escolha, porque trazem classe, conforto e aconchego a qualquer ambiente.

Os pés palito podem aparecer em todos os tipos de móveis, como aparadores, poltronas, sofás, armários, cadeiras e pufes. Uma característica desses móveis são as cores fortes e as estampas, que costumam manter a modernidade do ambiente, mesmo com o uso de peças retrôs.

Esses móveis já são considerados clássicos e por isso é muito difícil errar a mão. Na sala de estar escolha um móvel chave para usar a proposta como um rack ou poltronas, no home office a cadeira pé palito mantém a suavidade retrô do ambiente e assim por diante.

– Móveis anos 50: uma pitada de estilo

moveis anos 50 6

Como em qualquer decoração é fundamental que você use o bom senso e evite sobrecarregar o ambiente. Para que a sua casa não fique parecendo um filme antigo, evite usar muitos móveis anos 50.

Mescle-os com peças mais modernas, que tragam um pouco de atualidade a sua decoração. Você poderá usar um belo aparador dos anos 50 na sala de jantar, ou cadeiras alongadas para compor a mesa. Na sala de estar, pufes da época com estampas modernas contrastam alegremente com produções atuais.

Se você está começando agora a usar móveis anos 50 na decoração, uma dica é iniciar pela sala de jantar, já que nesse ambiente existem muitas opções de uso de cadeiras antigas, mesas e aparadores, por exemplo. Escolha uma dessas opções para começar a mesclar com os seus móveis atuais. Como esse é um local que costuma receber bastante visita é legal decorá-lo de forma prazerosa e confortável.

Você poderá escolher cadeiras diferentes para a sua mesa, ou com assentos individualizados. Para não ficar muito desconexo, busque peças que tenham alguma relação com a madeira da mesa. E, depois, basta ousar com os móveis anos 50.

– Móveis anos 50: onde encontrar?

A maioria das pessoas que quer começar a decorar com os móveis anos 50 reclamam da dificuldade de encontra-los. Embora seja possível comprar algumas peças em antiquários, o valor das mesmas, em geral, é muito superior a um móvel novo – o que acaba desmotivando os aficionados por decoração.

Mas, hoje, já é possível encontrar outras alternativas como brechós de móveis, fazer o seu próprio restauro e até mesmo comprar peças novas que são feitas com o estilo das antigas. Na verdade isso é exatamente o que se chama de ‘retrô’, ou seja, são fábricas que produzem móveis novos no formato dos móveis anos 50. Isso faz com que as peças fiquem bem mais acessíveis financeiramente.

– Altere a atmosfera do ambiente com outros itens de decoração

moveis anos 50 1

Apesar dos móveis anos 50 serem a ‘cereja do bolo’, nem só deles vive uma decoração retrô ou vintage. Você pode trazer essa atmosfera de antiguidade a sua casa usando elementos diferentes como tecidos com estampas retrô, um tapete de família, pôsteres de filmes e artistas antigos, luminárias, eletroeletrônicos como telefones, rádios e TV’s antigas e outras referências de decoração.

Embora os móveis anos 50 sejam os mais usados para trazer essa aura de passado, você não precisa se prender a uma só década na hora de decorar. É possível misturar móveis de vários períodos e itens de decoração dos anos 20, 30, 40 e assim por diante.

O importante é fazer com que essa mescla não sobrecarregue o ambiente, lembre-se que todas as peças devem ‘conversar’ entre si, mantendo uma harmonia. Isso irá evitar deixar a sua casa com aspecto de loja de antiguidades – o que ninguém quer, não é mesmo?

– Como usar móveis anos 50: inspire-se em fotografias

moveis anos 50 2

moveis anos 50 8

moveis anos 50 10

Para qualquer pessoa que gosta de decoração, as fotografias são ideais para se inspirar. Quem quer começar a usar o estilo retrô deve usar ainda mais esse recurso.

Veja fotos de arquitetos, blogueiros e decoradores que têm o hábito de usar móveis anos 50 em seus trabalhos. Atente-se a forma como eles mesclam o contemporâneo e o antigo, como usam as cores e os objetos de decoração.

Também vale a pena dar uma olhada em fotos antigas para se inspirar nos modelos variados de móveis anos 50.

– Móveis anos 50, na cozinha?

moveis anos 50 7

moveis anos 50 5

Sim! Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os móveis anos 50 não precisam ficar restritos a quartos e salas, você também poderá usá-los em sua cozinha.

Um objeto que está muito em voga é a lousa de recados, que remete a épocas passadas. Além disso, você poderá usar móveis anos 50 como bancos altos e estofados, armários com gavetas inclinadas e muitas cores.

Para dar ainda mais um ar retrô a sua cozinha, invista em objetos de decoração com estilo vintage como batedeiras e torradeiras antigas, fruteiras de aço, xícaras e chaleiras, relógio de parede e até o famoso porta ovos em formato de galinha – que foi uma febre em décadas passadas.

Você viu como, com um pouco de criatividade, é possível usar vários móveis anos 50 na sua decoração e, ainda assim, deixar o ambiente moderno, renovado e alegre? O importante, sempre, é fazer com que a decoração da sua casa reflita a sua personalidade – seja com o uso de móveis anos 50, dando um aspecto mais despojado, ou com outras peças que tenham ligação com quem você é.

E você, o que acha do uso dos móveis anos 50 na decoração? Possui algum favorito? Deixe um comentário pra gente com a sua opinião!

 

 

você pode gostar

1 Comment

seessaparedefosseminha 16 de dezembro de 2016 at 02:11

Gostei bastante da postagem, salientando principalmente o contexto histórico.

Reply

Deixe uma resposta