Compartilhar

O que precisamos fazer para não prejudicar a decoração da casa? Como evitar erros na hora de decorar o ambiente?  Por que é importante manter a harmonia e transformar a casa em um espaço agradável?

Talvez você não entenda nada sobre design de interiores, mas certamente tem seus gostos pessoais. E, é isso que você precisa para começar a imaginar como será o projeto da sua decoração.

Cor, design e textura são elementos importantes que precisam estar conectados na decoração. Dessa forma, irá desenvolver um cenário harmonioso que envolve uma composição equilibrada. A busca por beleza e conforto é incessante quando se trata de design de interiores. Porém, para que encontre esse equilíbrio é necessário criar um ambiente com um visual que tenha sua personalidade e seja aconchegante.

Se você quer transformar sua casa em um espaço agradável de conviver, descubra com essas três dicas o que fazer para não prejudicar a sua decoração:

  1. Não Compre Móveis por Impulso
  2. Não Deixe a Decoração Desorganizada
  3. Não Sobrecarregue o Ambiente

 

Dica 1

Não Compre Móveis por Impulso

Sem dúvidas se quisermos criar uma decoração que valorize todo o ambiente não podemos fazer compras às pressas. Talvez você tenha se atraído por um belo móvel de design e decidiu comprá-lo antes de pensar em toda a composição. Será que essa peça é proporcional ao espaço disponível? Ou ainda será que ela se conecta com os outros elementos da sua decoração... estilo, cor, textura? Comprar por impulso pode lhe causar um grande contratempo, tanto para decidir o estilo de acordo com o mobiliário quanto para realizar a troca por não se adaptar ao espaço. Adiantar a compra de um móvel, certamente poderá prejudicar a decoração.

Dica: Parede, chão, móveis e decoração, tudo tem que ser planejado com calma. A tranquilidade é a aliada da decoração harmoniosa! Portanto, estabeleça um tempo para se dedicar com calma a cada passo da decoração. Qual o estilo de decoração que deseja para sua casa? Imagine, como serão as cores da parede e o piso, pense que eles precisam se conectar de alguma forma com seus móveis. Defina com cautela como serão as proporções e o estilo da decoração antes de realizar as compras. Portanto, tenha muita calma na hora de adquirir os mobiliários para não prejudicar a decoração e ter custos extras.

Dica 2

Não Deixe a Decoração Desorganizada

A maneira como você organiza seus móveis tem um grande impacto no tamanho do seu espaço. Espalhar móveis, independentemente de seu formato e sua função de forma errada no espaço pode causar transtornos aos moradores. Assim como, não considerar o tamanho e a distância entre outros móveis, paredes, portas e janelas, de forma que não permita a livre circulação.

Dica: É importante cuidar do bem-estar dos moradores, portanto os móveis devem ser ergonômicos e a decoração organizada. O ideal é usar um móvel como ponto focal e organizar a decoração ao seu redor. O design certo também ajuda a proporcionar harmonia na decoração, além de proporcionar beleza e conforto. Sendo assim, o ambiente se tornará aconchegante com uma decoração harmoniosa.

O que há de melhor no design de interiores é a simplicidade. Mesmo que seu estilo não seja o “minimalismo”, o ideal é ter poucos móveis, porém que sejam versáteis e funcionais. Dessa maneira, a sua decoração irá se destacar com clareza, deixando o ambiente mais organizado e aconchegante.

Dica 3

Não Sobrecarregue o Ambiente

Não potencializar a iluminação natural e usar um padrão de cores escuras nas paredes e pisos e até mesmo em móveis e decorações poderá ocasionar um clima desagradável para a casa. Decoração com pouca iluminação e cores sobrecarregadas podem provocar um desconforto aos moradores.

Um dos erros mais comuns na decoração é escolher cores escuras para pintar uma pequena área inteira. Tons escuros de azul, verde, roxo e preto, por exemplo, aparentam um espaço mais apertado.

Diversos elementos decorativos e muitos móveis também sobrecarregam o ambiente, deixando um visual poluído e sem espaço para se movimentar.

Dica: A cor é capaz de criar a amplitude do espaço e oferecer um visual decorativo diferenciado. De certo modo, quando os cômodos são pequenos, devemos usar cores como uma ilusão de ótica para ampliar o espaço. Tons claros interagem bem com a iluminação, por exemplo, pinte as paredes de branco, opte por móveis claros também, para dar uma sensação de espaço maior e mais iluminado. Ambientes amplos podemos brincar com as cores, dando formas para criar um espaço agradável.

Quando a luz natural flui livremente para uma sala, ela expande o tamanho do local.  A iluminação é um elemento importante na decoração, existem diferentes tipos de iluminação para cada ambiente, porém todos devem proporcionar alívio para os olhos. Se o seu ambiente não tiver luz natural suficiente, as lâmpadas elétricas devem ser usadas, além de oferecer mais iluminação e comodidade ao ambiente.

Sem dúvidas, organizar a decoração com calma, escolher cores e móveis adequados para o seu espaço e personalizar com o seu estilo irá transformar a sua casa em um espaço agradável de conviver!

Conte nos comentários: essas três dicas importantes te ajudaram a não prejudicar a sua decoração?

Imagens do Pinterest

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.