Compartilhar

Seria perfeito unir a decoração da casa e o nosso bem-estar, não é mesmo? Em tempos de sedentarismo que atinge tanto crianças quanto adolescentes e adultos é preciso priorizar o bem-estar emocional e físico. Longe da natureza e do ar puro, o cansaço do dia a dia domina a nossa mente. Felizmente, para a nossa comodidade os móveis estão sendo fabricados com alta qualidade e design que proporcionam o conforto que tanto precisamos.

A harmonia da casa envolve vários pontos que ajudam a favorecer um ambiente familiar saudável. Cores, texturas, materiais e estilo são capazes de influenciar de forma positiva ou negativa o bem-estar psicológico. Por outro lado, o conceito de conforto fica por conta de móveis ergonômicos e assentos estofados que formam ambientes mais aconchegantes.

 

Conheça as 5 maneiras de priorizar o bem-estar na decoração

Ambientes calmos com mobiliários aconchegantes propiciam aos moradores uma sensação de bem-estar. Um cômodo arejado e tons claros, por exemplo, ajudam a relaxar. Pensando na comodidade e na saúde dos moradores e visitantes da casa, listamos cinco maneiras de priorizar o bem-estar na decoração:

  1. Estilo
  2. Cores
  3. Mobiliários
  4. Iluminação
  5. Natureza

 

Estilo: do clássico ao minimalista

O conforto muitas vezes está relacionado a escolha do estilo. Contanto que, o estilo definido apresente cores de tons suaves e mobiliários bem acomodados para uma boa circulação no local. Porém, se você optar pelo estilo clássico, deparará com cores neutras e móveis mais volumosos feitos com madeiras nobres e assentos estofados. Ainda assim, pode ser uma boa opção para ambientes amplos onde permite acomodar os móveis com uma boa distância entre eles. Já o estilo minimalista é mais conveniente para o bem-estar dos moradores da casa, pois oferece móveis funcionais de menor dimensão e mais leve.

Experimente outros estilos, priorize também o seu bom gosto com um toque minimalista, sem mobiliários em excesso e mais mobilidade no ambiente. Ainda que as cores sejam contrastantes use-as em tons bem suaves.

Cores: suaves e confortantes

Bem, como já foi mencionado, entendemos que as cores claras e os tons suaves são os indicados para ambientes que inspiram o relaxamento. Paredes com pintura branca ou em tons claros de azul, verde, rosa, cinza são mais confortantes e podem influenciar positivamente no humor e no bem-estar psicológico. Pela mesma razão, os tecidos de estofados, cortinas e tapetes, por exemplo, devem conter cores suaves.

Uma paleta de tons pasteis é excelente para a pintura da madeira e do metal dos móveis. Por outro lado, madeira em seu tom natural é perfeita para harmonizar com a decoração de um ambiente aconchegante.

Mobiliário: design ergonômico e confortável

Design ergonômico dos móveis é essencial para garantir o máximo de conforto. Além disso, cadeiras, poltronas e sofás devem ter assentos estofados com espuma de qualidade. Em relação aos móveis, eles devem ser harmoniosos, ter a altura e o tamanho proporcionais ao espaço.

Atualmente, os mobiliários são projetados com o objetivo de melhorar o bem-estar físico e psicológico do usuário. Principalmente, em cadeiras e poltronas que são frequentemente usadas em ambientes de trabalho. Referente as mesas (altas ou baixas) devem ser, de preferência, redondas ou com pontas arredondadas, assim você vai evitar os indesejáveis acidentes, principalmente se houver crianças na casa.

O quarto, certamente é um cômodo importante para o relaxamento. Para garantir uma ótima noite de sono é necessário ter um bom colchão ortopédico e travesseiros com espumas especiais. Móveis funcionais como um criado-mudo, uma poltrona e um puff contribuem para momentos de lazer sem perturbações em um ambiente mais reservado.

Iluminação: ambientes agradáveis

A luz natural dentro do ambiente é um ponto a ser explorado, pois oferece uma sensação agradável aos moradores. Por outro lado, você pode anexar focos de luz em locais estratégicos e deixar espaços livres entre os móveis, assim o local ganhará mais claridade e ainda ficará bem arejado. A luz do sol traz muitos benefícios para a saúde, portanto, deixe o máximo possível as janelas e as cortinas abertas, quanto mais iluminação entrar, melhor será!

Natureza: puro aconchego

Expressar a natureza na decoração é uma das melhores maneiras de agregar aconchego e tranquilidade ao local. Quer ter uma casa repleta de beleza? As flores naturais é uma bela alternativa para reproduzir um ambiente agradável. Experimente também decorar a casa com algumas plantas, além de purificar o ar, elas proporcionam uma decoração harmoniosa. Um outro modo de trazer a natureza para o lar é com os móveis de madeira bruta, de preferência feitos artesanalmente e com sua tonalidade natural. Realmente, a natureza é capaz de transformar um ambiente comum em um lugar acolhedor e sofisticado.

Você viu como é fácil ter mais conforto e tranquilidade em casa?

Deixe um comentário de como você se beneficiou com essas maneiras de priorizar o bem-estar físico e psicológico na decoração da casa!

 

Imagensdo Pinterest

 

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.