Compartilhar

De móveis e luminárias a eletrodomésticos e utensílios, podemos encontrar o metal por todos os cantos da casa. O alumínio, aço inox, aço carbono, cobre, latão e ferro proporcionam um design diferenciado para as mobílias e transformam o ambiente criando uma decoração agradável. Quer saber mais sobre cada um deles? Confira agora as características de cada um... certamente você irá descobrir qual o metal e acabamento ideal para a sua decoração.

 

Os Metais na Decoração

Embora existam muitos tipos de metais, vamos abordar os seis mais comuns usados nos móveis e na decoração.

1.Alumínio

Normalmente, o alumínio tem um acabamento prateado fosco, semelhante ao aço inoxidável. Porém, é mais leve e mais acessível, mas não tão resistente quanto o aço inox. Embora, o alumínio seja resistente a corrosão ele pode oxidar – criando um resquício branco. O alumínio não permite a passagem de oxigênio, luz e umidade, o alumínio é o metal mais indicado para a área externa.

O alumínio é um material moderno, oferece beleza e requinte ao ambiente. Podemos encontrá-lo em peças de design, devido a sua flexibilidade e por permitir diversos tipos de pinturas e acabamentos.

2.Aço Inoxidável

Uma liga de carbono, ferro, cromo e outros metais, o aço inoxidável é encontrado em móveis e utensílios por toda a casa – de bases para mesas de jantar a pias de cozinha. O cromo que compõe a liga é bem resistente à corrosão - não causa corrosão, nem enferruja ou oxida, além de ser um material de baixa manutenção.

3.Aço Carbono

O aço carbono é capaz de conferir maior resistência, durabilidade e valor estético aos produtos, além de proporcionar outros benefícios, como um visual moderno e arrojado para ambientes de diferentes estilos. Uma combinação de leveza e flexibilidade, o aço carbono faz grande sucesso no domínio da decoração com seus diferentes acabamentos e pinturas.

4.Cobre

Usar cobre é uma ótima maneira de aquecer uma cozinha ou banheiro em tons neutros ou brancos. O cobre tem uma cor laranja avermelhada e pode ser encontrado em todos os tipos de decoração e acessórios, como luminárias e pias. É resistente à corrosão e é antimicrobiano. O cobre pode adquirir uma pátina azul esverdeada com o tempo devido à oxidação. Para evitar que isso aconteça (especialmente se o cobre for usado ao ar livre), cubra com cera de abelha ou cera de carnaúba, lustre com um pano limpo, aplique uma camada de óleo de linhaça e cubra com laca.

5.Latão

Uma combinação das ligas de cobre e zinco, o latão pode ser feito em várias cores, como vermelho, amarelo, ouro, bronze e marrom. No entanto, a cor mais comum é o ouro. Esse metal é resistente à corrosão e antimicrobiano - o que o torna ótimo para maçanetas e torneiras. Embora sejam resistentes à corrosão, produtos de limpeza agressivos podem causar rachaduras. Recomendamos lavar o latão com água e sabão neutro. O latão pode ser usado para iluminar um espaço com tons frios e combina bem com ferro forjado.

6.Ferro forjado

Ferro forjado refere-se ao metal que foi martelado ou dobrado, portanto, tem uma superfície grosseira. Muito resistente à corrosão e também durável, é usado normalmente para fazer acessórios de área externa, prateleiras de panelas, camas rústicas, iluminação e muito mais. O ferro forjado se destaca em um espaço onde é o branco ou tons neutros sejam a maioria. Evite usar ferro forjado em um local com muitas cores escuras, pois ele vai se perder no espaço.

 

Acabamentos dos metais

O acabamento dos metais serve para dar mais personalidade a peça e, dependendo da sua decoração, acaba fazendo toda a diferença. Os acabamentos mais comuns dos metais em móveis são:

  • Polido: este acabamento cria um reflexo em sua superfície – semelhante a um espelho. O polimento do metal mostra manchas e impressões digitais mais facilmente do que outros acabamentos. O metal polido é um acabamento de aço inoxidável comum que é encontrado em muitas casas tradicionais.
  • Escovado: o metal escovado é um acabamento fosco que parece ter sido alisado com um pincel, deixando marcas de pinceladas leves na superfície. O acabamento confere ao metal um caráter único e se torna ideal em espaços modernos e industriais. Os defeitos da superfície da pincelada que pode aumentar o seu espaço.
  • Acetinado: semelhante aos metais escovados, porém, esse tipo de acabamento é mais liso e geralmente não apresenta marcas de pinceladas. O brilho está entre fosco e polido. Este acabamento é suave e brilhante... perfeito em casas modernas.
  • Envelhecido: este tipo de acabamento parece resistir à prova do tempo, geralmente escurecendo ou manchando o metal. O metal envelhecido funciona bem em casas de campo tradicionais, rústicas e francesas.
  • Martelado: um acabamento de metal martelado tem várias pequenas formas que adicionam textura à superfície. Usar este acabamento decorativo pode ajudá-lo a adicionar detalhes a um espaço de outra forma simples e fica bem em casas de campo e cozinhas com decoração aconchegante.

 

Será que devemos misturar metais?

Ao decorar com metal, pense nas cores básicas do cômodo com o qual você está decorando: se o seu espaço tiver tons escuros, use metais brilhantes para contrastar. Se o seu espaço for mais claro, use metais pretos e foscos. Da mesma forma, se o seu espaço tem tons de vermelho, evite usar cobre, certamente não irá se destacar.
Ao misturar metais, você pode optar por tons quentes, frios ou contrastantes... tente criar uma história com as cores do metal – agrupe metais semelhantes. Dessa forma, você criará uma decoração singular com um toque pessoal no design.

E agora, qual metal vai ficar perfeito em cada ambiente da sua casa? Se você já sabe, então conta aqui pra gente nos comentários.

Imagens: Atelier Clássico, Emfum, Interiors Online, Scala Luxury e Pinterest

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.