Você tem a sensação de que a decoração da sua casa precisa ser renovada? Porém, não tem interesse em gastos extras, comprando móveis e decorações adicionais. Às vezes, não precisamos fazer um investimento alto para renovar um espaço. Sendo assim, você precisa de ideias e inspirações para trocar as decorações e renovar aqueles cômodos que estão desatualizados.
A boa notícia é que para renovar a decoração da casa não precisa envolver gasto com móveis e reformas. O estilo de decoração mostra muito sobre a nossa personalidade e bom gosto. Portanto, simples mudanças na decoração darão à sua casa um visual completamente renovado. Agora, veremos como fazer essa mudança transformadora na decoração com algumas dicas práticas:
- Paredes com cores básicas
- Ouse no papel de parede
- Dê um visual prático e decorativo para as paredes
- Renove seu hall de entrada
- Encontre um móvel que transforme a decoração
- Troque os tecidos
- Desapego de itens desnecessários
1.Paredes com cores básicas
Mudar a cor das paredes simplesmente pode ser uma excelente ideia na hora de fazer a transformação do espaço. O mais comum é pintar as paredes de branco, porém se está com essa cor, o objetivo é a transformação para o espaço e optar por uma cor diferente. Mesmo assim, aposte em cores mais claras, pintar as paredes em tons neutros como o cinza claro, o bege ou o próprio branco dará mais versatilidade para a acomodação das peças. Essas cores na parede podem servir como plano de fundo, criando um cenário para destacar as cores dos mobiliários e decorações.
As cores claras podem oferecer profundidade ao ambiente, tons neutros são de fácil combinação. No entanto, também podemos dar um toque de ousadia e arriscar com as cores vivas. Porém, você pode mesclar, pinte apenas metade da parede com um tom suave e outra metade comum uma cor intensa, se preferir, crie formas geométricas.
2.Ouse no papel de parede
O papel de parede é outra ideia que transforma a decoração. Pode ser um pouco difícil de aplicar, mas tendo os cuidados certos o efeito é excepcional. Além disso, existem papéis de parede para todos os gostos e estilos, com modelos clássicos ou românticos e outros alegres com muitas cores. Aposte em papéis com temas modernos para diferenciar alguns espaços no mesmo ambiente e até os temáticos infantis são perfeitos para transformar os quartos das crianças.
3.Dê um visual prático e decorativo para as paredes
A decoração do interior parece não refletir? Espelhos decorativos e peças de arte penduradas irão realçar suas paredes. Um grande espelho de chão, por exemplo, pode até fazer uma sala parecer maior. Uma das vantagens é que essas peças podem ser facilmente acomodadas em espaços diferentes da casa quando quiser mudar a decoração novamente.
4.Renove seu hall de entrada
A porta de entrada é muitas vezes deixada de lado quando se trata de renovar a decoração. No entanto, você pode usar esse pequeno espaço para criar uma decoração encantadora que harmonize com os outros ambientes da casa. Dessa forma todos que entrarem na sua casa irão se sentir bem-vindos.
O seu hall de entrada pode ter peças decorativas e funcionais como um espelho decorativo, um aparador e um banco ou cadeira. Outros elementos também são úteis na entrada como, cabideiro ou ganchos para acomodar casacos. Na superfície do aparador você pode colocar uma bandejas para deixar as chaves e decorar com velas aromáticas. Por outro lado, uma mesa de apoio também é indicada para este espaço e pode ser decorada com fotos ou um vaso, por exemplo.
Você também pode pintar a porta de entrada e colocar um tapete para combinar com o estilo de decoração. Plantas penduradas, no chão ou na mesa dão um toque acolhedor e receptivo na decoração.
5.Encontre um móvel que transforme a decoração
O mobiliário é parte importante da decoração, por isso o ideal é ter peças relevantes, versáteis e funcionais em todos os ambientes. Às vezes comprar móveis novos como uma cadeira de design para diferenciar o espaço, também tendências como uma mesa de centro, uma cômoda ou balcão feitos de materiais sustentáveis, pode renovar o ambiente de uma maneira única. Certamente, um móvel novo também pode dar novas possibilidades de cores e itens decorativos.
6.Troque os tecidos
As peças revestidas com tecidos são importantes para transformar a decoração, algo como trocar de roupa. No quarto, por exemplo, tons neutros são favoráveis para adicionar peças com tecidos coloridos como uma poltrona estofada ou uma peça decorativa como uma cortina ou um tapete. Almofadas podem ser itens de decoração tanto do quarto quanto da sala de estar e ficarão perfeitas na decoração se combinada com as cores do sofá e das cortinas. Lembre-se que as roupas de cama, mesa e banho podem ser trocadas com frequência, com isso a decoração nunca será a mesma, assim teremos espaços que sempre ficarão renovados.
7.Desapego de itens desnecessários
Ambientes organizados dão a sensação de ter mais espaço para circulação, ainda te ajudará a manter o foco no que é preciso ser renovado na decoração. Retire todos os itens desnecessários que estão espalhados pelo local. Se não for importante, descarte, doe ou venda. Já os itens de valor sentimental podem ser preservados e guardados, ocultos ou expostos. Você deve investir em mobiliários com armazenamento como aparador, mesa de centro ou de canto com gavetas, assim suas relíquias não ficarão perdidas na decoração.
Imagens do Pinterest e Atelier Clássico