Compartilhar

Seja para servir uma simples refeição em família ou comemorar um aniversário com mais convidados, a sala de jantar da casa é o lugar mais adequado para esses momentos. No entanto, receber um maior número de pessoas no mesmo espaço exige uma atenção direcionada a organização do espaço. Móveis práticos e funcionais como o buffet ou aparador oferecem um suporte eficaz para ajudar nas tarefas da sala de jantar. Mas qual o melhor modelo de móvel você deve ter em sua sala de jantar? Veja como o buffet ou o aparador podem ser tão uteis quanto práticos e faça sua escolha!

 

Buffet ou Aparador: escolha o modelo ideal para a sua sala de jantar

Na maioria das salas de jantar tradicionais é comum encontrar o buffet como móvel auxiliar principal, porém o aparador se tornou uma importante alternativa exercendo a mesma função da peça original. 

O buffet ou balcão (como também é chamado) é um mobiliário completo ideal para o armazenamento dos itens usados frequentemente na sala de jantar. Sua superfície ampla é adequada para configurar os itens que serão utilizados e servidos a mesa. Contudo, existem diferentes modelos de buffet para cada estilo e espaço disponível. Por exemplo, se a sala de jantar for ampla é recomendado um buffet com quatro portas ou mais, assim terá várias prateleiras internas para ajudar a organizar o ambiente. Buffet com duas portas ou gavetas ajuda a manter bem-organizada as salas de jantar estreitas ou com proporções menores. Além das portas, existem modelos com gavetas superiores especiais para armazenar os talheres, essa é uma boa opção para qualquer tamanho de buffet.

aparador é um móvel mais simples, sem portas e prateleiras, também sem muitas gavetas e, dependendo do estilo da sua sala de jantar, essa peça pode ser a melhor opção para ocupar a posição de um buffet. Geralmente, o aparador possui uma superfície longa, porém mais estreita, os itens para servir as refeições devem ser em menores quantidades e distribuídos com cuidado nesse espaço. Apesar de ser visivelmente menor, alguns designs de aparadores oferecem modelos distintos como em formatos de bandeja e opções com uma ou duas gavetas que são excelentes para armazenar os talheres.

 

 

Como usar o buffet na sala de jantar?

O buffet é uma boa solução quando há muitos convidados para uma refeição. Sua superfície plana é ideal para expor os elementos usados nas refeições, nesse espaço as pessoas encontrarão tranquilamente o que procuram. Contudo, organizar um buffet não é uma tarefa tão fácil, pois não deve pensar somente no estético é necessário ter uma boa organização para que seja prático para cada convidado. Pense no que será servido nas refeições, sendo assim você saberá como começar a organizar a decoração do seu buffet. Confira algumas ideias para você criar uma decoração agradável e convidativa!

Do início ao fim

Certamente, a ordem deve ser conduzida por etapas para que os convidados não se atrapalhem nessa hora. O buffet deve ser iniciado com os pratos empilhados, em seguida as refeições na ordem a serem servidas, por fim os guardanapos e talheres. Dessa forma, a preparação da decoração do seu buffet será bem-sucedida!

Talheres a disposição

Você pode dispor os talhares em potes diferentes conforme a utilidade de cada um durante as refeições que serão servidas. Providencie um pote separado para as facas, outro para os garfos e mais alguns potes para os talheres de sobremesas. Porém, tudo deve ser organizado devidamente sobre o buffet, especialmente para manter a harmonia nesse espaço. Invista em potes de design decorativo com tamanhos proporcionais e cores que se conectem com a decoração da sala de jantar para causar uma boa impressão.

Guardanapos é indispensável

Não esqueça das obrigações formais ao longo das refeições, sendo assim deixe sempre bem visível os guardanapos para que sejam encontrados facilmente. Sem dúvidas, guardanapos são itens indispensáveis à mesa, portanto ter porta-guardanapos em locais estratégicos é muito importante. Considere ter alguns porta-guardanapos em pontos diferentes do buffet para que seus convidados possam encontrar facilmente quando for preciso. 

Hora do café

Para facilitar a disposição dos serviços oferecidos no buffet do café, você poderá criar diferentes espaços individuais. Por exemplo, um espaço para o café oferecendo em uma bandeja xícaras, garrafa térmica, açúcar ou adoçante e guardanapos. 

E para quem não bebe café? Nesse caso, você poderá criar um espaço onde os seus convidados possam servir-se de uma xícara de chá ou um copo de suco no final das refeições. A divisão desses espaços também possibilitará não concentrar todos no mesmo lugar. Experimente, colocar uma bandeja organizada com os diferentes temas.

 

Conheça Nossos Modelos de Buffet

Eleve a decoração do buffet

Ouse na decoração! Dê um destaque com altura especial ao seu buffet. Use pratos decorativos com pedestais e vários andares para servir frutas, doces e aperitivos.

Realmente, o buffet e o aparador possuem uma superfície perfeita capaz de transformar um simples espaço em um cantinho especial. Por exemplo, bandejas de madeira ou vidro realçam os itens usados para o café, chá e até mesmo uma garrafa de água com copos. Ainda há quem prefira realçar o cantinho de maneira mais requintada com uma bandeja espelhada, garrafas de formatos distintos, taças de cristal lapidadas e coloridas. Vasos decorativos ou com flores é outra forma de seu buffet ou aparador destacar com charme a decoração da sua sala de jantar.  

Buffet ou Aparador? Já sabe qual é o móvel ideal para a sua sala de jantar? Conte qual foi a sua escolha nos comentários!

Imagens do Pinterest e Atelier Clássico

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Índice
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.