Não há produtos que correspondam à seleção.

Cômodas Bombê 

Pode-se dizer que essa peça tem uma origem misteriosa, é comum afirmar que seu surgimento vem da França, porém, a incerteza ainda circula está peça.

Estima-se por suas características que ela seja de um estilo proveniente do Luis XV, criado na França. O estilo Luis XV surgiu na França no século XVI, durante o reinado de Luis XV.

Tudo que sabemos com certeza desta peça é que seu design é de um charme e beleza inconfundíveis que se destaca no ambiente e complementa a decoração com charme e elegância.

É uma peça versátil e muito pratica, cuja função além do luxo expressivo é a organização, pois, possui gavetas que possibilitam guardar objetos de tamanhos diversos e de todos os gostos.

Saiba mais sobre as cômodas bombê 

Você já ouviu falar das cômodas bombê? Elas são as cômodas mais famosas do mundo e possuem um design charmoso e funcional. Conheça a seleção de cômodas bombê do Atelier Clássico e saiba como decorar sua casa usando essas peças. 

Você já deve ter visto uma das chamadas cômodas bombê. Essas peças já foram tão famosas que estavam em quase todas as casas parisienses em meados da década de 1700. 

O termo traduzido seria algo como baú de bombas. E esse nome, sozinho, dá as cômodas bombê um fascínio exótico, mas elegante. O aspecto definidor são suas curvas. As cômodas bombê têm uma forma curvilínea ou curvada distinta. As cômodas bombê se projetam para fora na frente e nas laterais e depois se curvam na base. 

As cômodas bombê geralmente são decoradas com desenhos pintados à mão, como flores, pássaros ou motivos asiáticos. O trabalho com a madeira também adiciona elementos artísticos aos móveis. 

Atualmente, optar por usar cômodas bombê na decoração da sua casa é uma escolha capaz de dar um ar elegante a qualquer ambiente. Por isso, o Atelier Clássico preparou um material especial para te ajudar a inserir essa peça tão incrível na sua decoração. Continue lendo e conheça nossas dicas!

Cômodas Bombê: Luxo e estilo Europeu

O charme do estilo clássico francês, aparentemente, está presente nesta peça de cunho elegante e bela. As cômodas bombê fazem parte da decoração na modernidade.

Algo interessante que lhe pode ajudar na hora de comprar moveis para a sua decoração é que as cômodas bombê se adequam aos mais diferentes estilos de decorações, inclusive os mais modernos.

É uma peça versátil e facilmente adaptável que realça a beleza da decoração e exata elegância no ambiente. Caso você tenha a intenção de incorporar uma cômoda bombê a sua decoração já existente, fique tranquilo, você não vai precisar trocar todas as mobílias da decoração.

Estilos clássicos também estão na lista de adaptações na qual a cômoda bombê se encaixa facilmente. Essa peça clássica busca trazer de volta a inspiração das tendências antigas ao lar moderno, sem perder a elegância e o charme.

Conhecendo as características das cômodas bombê

Agora que já conhecemos a história das cômodas bombê vamos falar um pouco dos traços que caracterizam essas peças. Essas dicas vão te ajudar a identificar os estilos diferentes desse tipo de cômoda. 

As cômodas bombê se destacavam por utilizava madeira curva distinta na frente (e às vezes nas laterais), à medida que muitas peças se tornavam mais curvadas e redondas. Outra faceta única das cômodas bombê é o fato de que as superfícies de madeira eram extravagantemente pintadas à mão. 

Muitas vezes, as frentes das gavetas eram pintadas com dragões, flores ou conchas. Os tampos de mármore também foram introduzidos neste período. Se os móveis franceses tiveram grande sucesso em toda a Europa, em grande parte, esse sucesso deve-se à criação das cômodas bombê. 

Embora os modelos originais de cômodas bombê datem do século XVII na França, podemos encontrar cômodas bombê que reproduzem o estilo antigo ou peças com uma aparência mais contemporânea.

 Para identificar o estilo das cômodas bombê, observe outras características além da forma curva na sua busca por pistas. As cômodas bombê que possuem pés esféricos são mais tradicionais, enquanto as peças contemporâneas podem ter pernas mais longas e um acabamento mais brilhante ou mais moderno. 

As versões das cômodas bombê são produzidas em uma ampla variedade de estilos e acabamentos. Interpretações modernas e contemporâneas podem ter uma forma mais simplificada e acabamentos em uma variedade de cores ou tons de madeira. As cômodas bombê também estão disponíveis em diferentes acabamentos. Você pode optar pelas peças em madeira envernizada, madeira desgastada ou pintada, às vezes com desenhos.

Cômodas Bombê: Fabricação e Modelo

Como toda a mobília daquela época, a cômoda bombê tem sua fabricação toda em madeira maciça.

Caracterizado pelo aspecto curvilíneo abaulado presente em suas extremidades e pés altos e curvos, exatamente como no estilo francês da época. Os puxadores podem ser de madeira ou ferros em decorações ornamentais.

Mesmo os séculos que se passaram não conseguiram tirar a elegância e a beleza desta peça. Nem mesmo o luxo que ela representa da realeza francesa de tempos antigos.

Um móvel bastante versátil útil em todos os cômodos da casa. Além da organização, as comodas bombe criam em um ambiente a ampliação de seus estilos e a elegância complementar. Exalando luxo e charme onde quer que esteja.

Cômodas Bombê: Onde Colocar?

O que mais vemos na hora de incorporar uma mobília nova ao ambiente é a duvida de onde coloca-la e se vai realmente combinar com a decoração.

Todos acabam perdidos nessa dúvida e eu vou tentar ajudar você nesse quesito. Comodas bombe se adaptam a qualquer estilo, não apenas ao clássico europeu que se origina.

Mas, mesmo essa adaptação deve ser bem estudada na hora de incorpora-la. Você deve de todos os jeitos criar uma harmonia na decoração e no ambiente. Querendo ou não, a cômoda bombê vai acabar se tornando o centro da decoração e eu nem preciso dizer o porquê.

Não apenas ambiente claros ou escuros podem receber a comoda bombe, uma vez que sua versatilidade permite que fique bem posicionada perante elementos coloridos da decoração.

Você pode optar pela mudança da cômoda bombê para a readequação ao ambiente que quer adiciona-la. Vamos supor que sua decoração beira o clássico contemporâneo e a cor escura não vai cair bem no meio disso.

Basta uma pequena reforma e troca de cores para você ter a peça que precisava para completar a sua decoração.

Ideias de decoração com cômodas bombê 

É hora da cereja do bolo: como incluir as cômodas bombê na decoração? Vamos lá! 

Talvez, olhando para as cômodas bombê você tenha pensado: “Essas peças são extravagantes!” 

Esse é uma primeira impressão comum. No entanto, apesar de seus ares extravagantes as cômodas bombê são incrivelmente funcionais. Experimente usar essa peça como uma forma de solução de armazenamento elegante na sua entrada ou corredor, em lugares como a sala de jantar onde a peça pode funcionar como um aparador ou buffet. Ou ainda, ao lado da sua cama, em vez de uma mesa de cabeceira. 

As cômodas bombê podem ser usadas para aumentar o volume em qualquer ambiente. Por serem peças advindas da tradição francesa, as cômodas bombê geralmente fazem parte de uma decoração de estilo tradicional. 

As cômodas bombê funcionam muito bem, por exemplo, em uma sala de estar no qual o sofá também possua uma estrutura curvada, assentos de veludo. O ambiente também pode conter cadeiras de apoio no estilo do rei Luís XVI. Para um toque especial experimente usar tapete oriental ou persa ornamentado no chão da sua sala. 

Se na hora de decorar com cômodas bombê você estiver procurando por um estilo mais eclético, você pode usar uma peça tradicional como peça de destaque em uma sala com um sofá de cor lisa com almofadas macias e plumas, cadeiras cobertas por um tecido estampado que funcione bem com a cor da sua cômoda bombe. 

As cômodas bombê também funcionam muito bem como peças laterais em uma sala de jantar devido ao seu forte potencial de armazenamento. Use com móveis tradicionais discretos para que os holofotes recaiam na sua cômoda bombê e ela seja a estrela da decoração. 

Os quartos, é claro, estão no topo da lista de lugares para usar cômodas bombê. Principalmente em ambientes como closets exclusivos onde elas podem servir como um apoio incrível. Apenas certifique-se de que o baú esteja em harmonia com as cores e os estilos do ambiente. 

Os banheiros são um local incomum para o uso de cômodas bombê. No entanto, aqueles que possuem banheiros grandes podem tirar proveito do estilo forte dessas peças e criar um ar original para o banheiro. 

Poucos móveis são tão bonitos e interessantes como as cômodas bombê. Portanto, se o seu espaço precisa de um toque vibrante essa é a peça certa para você! 

Um pouco da história por trás da criação das cômodas bombê 

Bombe é um termo francês para qualquer peça de mobiliário arredondada ou convexa. A palavra bombe significa, literalmente, “em forma de bomba”' e faz referência a forma abaulada das cômodas bombê. Em alguns lugares, como na Inglaterra e EUA, por exemplo, essas cômodas são chamadas de “bombay”. 

O nome não é à toa! As cômodas bombê têm de fato um efeito explosivo na sua decoração, mas antes de conversarmos sobre como elas podem ser usadas vamos voltar um pouco no tempo e falar das origens das cômodas bombê. 

As primeiras cômodas bombê foram originalmente criadas na França há quase três mil anos. Essas peças foram desenvolvidas durante o período da Regência que durou entre os anos de 1715 e 1723. Este período marcou o início de uma nova era de empreendimentos artísticos mais livres e criativos, uma mudança importante após o longo e estritamente regulado governo de Luís XIV. 

É importante dizer que Luís XIV preferia móveis pontudos e clássicos e não permitia gostos tão "selvagens". Felizmente, quando seu sucessor assumiu o trono, uma abordagem mais artística e alegre tornou-se a norma na França e isso permitiu que peças mais orgânicas, menos rígidas como as cômodas bombê ganhassem espaço nas casas francesas e, consequentemente, fizessem sucesso em todo o mundo. 

Com o fim do governo de Luís XIV, o povo da França decidiu começar a procurar em outro lugar inspirações de móveis. Nessa época, os marceneiros franceses começaram a abandonar o rico estilo dos móveis que eram produzidos para Palácio de Versalhes que foram encomendados por Luís XIV e criaram novas peças. 

Essas peças novas, em comparação com as peças ostensivas criadas para a realeza, eram mais casuais e confortáveis. Muitas dessas peças tinham formas arredondadas ou curvas graciosas com marchetaria de superfície, embutimento, desenhos pintados ou esculpidos.  As cômodas bombê são, sem dúvida, um símbolo desse desenvolvimento artístico. 

Assim começou o período de estilo Regência, que foi inspirado principalmente por temas mitológicos e pelos movimentos artísticos do oriente, as cômodas bombê eram frequentemente envernizadas com chinoiserie ou desenhos de inspiração chinesa. Entre esses desenhos orientais vale destacar a presença de elementos como flores, pássaros exóticos, dragões e tigres nunca antes vistos em móveis europeus. 

Tudo isso fez com que as cômodas bombê se tornaram o móvel assinatura da Regência Francesa. E se tornaram a peça de mobília favorita do rei Luís XV e sua amante, madame de Pompadour. 

O papel dessa amante do rei - assim como de outras que tiveram forte influência durante seu reinado - foi fundamental para que traços mais delicados e femininos fossem incorporados no design de móveis francês da época. Sem isso, peças como as cômodas bombê talvez não tivesse feito sucesso.

Conclusão

Pode-se dizer que a cômoda bombê surgiu em mistério, mas foi tão bem aceita que ninguém se importa o lugar de onde ela surgiu. Com um design rico em detalhes e ornamentos, além da beleza incomparável e o luxo inegável.

Essa peça se mante forte perante o tempo, agradando a todos que buscam um pouquinho da antiga França.

Você pode dar uma conferida nesta peça no Atelier Clássico, lá você encontra uma variedade de estilos e modelos de mobílias para decorar a sua casa a seu modo.

O Atelier Clássico oferece uma ampla seleção de cômodas bombê, com peças que vão desde o modelo mais tradicionais às versões mais modernas. Além disso, você encontra cômodas bombê com diferentes padrões ornamentais. Confira nossa seleção e aproveite!

Índice