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Saiba mais sobre o Designer Florence Knoll

Conheça o trabalho da designer Florence Knoll, um dos maiores nomes da arquitetura moderna do mundo.

A designer Florence Knoll Bassett foi uma brilhante e influente arquiteta e empresária. Foi sob o comando dela que o estúdio de design e móveis Knoll se transformou em um dos mais famosos do mundo. Sua relevância para o mercado do design é tamanha que, em 1964, o New York Times se referiu a ela como “a figura mais poderosa no campo do design moderno

Ela era arquiteta em um campo dominado por homens. A designer Florence Knoll colaborou e popularizou o design de artistas como Mies van der Rohe, Anni Albers, Harry Bertoia e Eero Saarinen, sendo esse último um amigo de infância. Com ideais fortes, ela desafiou a ideia de que o design de interiores era uma forma inferior de expressão do design. 

A designer Florence Knoll acreditava na importância da pesquisa, e criação de tecnologias e foi através disso que convenceu algumas das empresas mais poderosas da América a investir em ideias que tinham suas raízes nos princípios de humanismo e racionalidade da Bauhaus. Seu trabalho parece particularmente atual hoje, quando uma nova geração de empresas de tecnologia está trabalhando para "otimizar" cada centímetro quadrado de seus escritórios. 

Um pouco da história da designer Florence Knoll

Florence Margaret Schust, sobrenome de solteira, era filha única de um engenheiro, Frederick E. Schust, e sua esposa Mina. Quando a designer Florence Knoll ficou órfã, aos quatorze anos, sua tutela ficou sobre a responsabilidade de um proeminente amigo da família que cuidou de sua formação. 

A designer Florence Knoll cursou a escola de arte Kingswood School, associada à Academia de Arte Cranbrook em Bloomfield Hills, Michigan, dando assim seus primeiros passos na área. Nessa escola ela estabeleceu um estreito relacionamento com Eliel Saarinen (o pai de Eero Saarinen). Depois de terminar o colegial em 1934, Florence Knoll frequentou a Cranbrook Academy por dois anos - seguindo os conselhos de Eliel - e depois foi para Nova York estudar arquitetura na Universidade de Columbia. Ela prosseguiu os estudos na Architectural Association, em Londres, por dois anos. 

Em 1940, a designer Florence Knoll se matriculou no Instituto Armour de Chicago (hoje Instituto de Tecnologia de Illinois) para concluir seu bacharelado em arquitetura. Como ela disse mais tarde, seu tempo nessa instituição, estudando com Ludwig Mies van der Rohe, foi um ano muito valioso. Tanto que Rohe é, assumidamente, a principal referência de trabalho de Florence Knoll. 

Depois de se formar, a designer Florence Knoll (ainda com seu nome de solteira nessa época) trabalhou em vários escritórios - Herbert Bayer, Raymond Loewy e Richard Marsh Bennett - antes de conseguir um emprego na empresa recém-formada de Harrison, Abramovitz e Fouilhoux, os arquitetos do Rockefeller Center. Ela foi designada para o departamento de interiores, que era o padrão para arquitetas mulheres em seu tempo. 

Naquela época, ela também começou a trabalhar para Hans Knoll, que havia chegado aos EUA em 1938 e, em 1940, fundado sua moderna empresa de móveis, Hans G. Knoll Furniture. Ele lhe ofereceu a tarefa de projetar o escritório do Secretário de Guerra Henry L. Stimson, e ela logo se tornou a especialista em interiores de Knoll. 

Logo depois que a designer começou a trabalhar em período integral na empresa de Hans, a Segunda Guerra Mundial limitou o trabalho de produção para qualquer coisa não estivesse relacionada à guerra. Isso fez com que fosse muito difícil encontrar clientes e fabricar móveis. A madeira era o único material disponível, as colas eram ruins e os tecidos adequados eram difíceis de obter. Lutando com seus designers para superar a escassez de materiais, a designer Florence Knoll estabeleceu o estilo de linhas limpas e cores brilhantes que se tornaram a marca da Knoll.

Ela também convenceu Hans a trazer arquitetos para sua empresa para ajudar a gerar negócios na economia de guerra, uma vez que os dois conheciam muitos arquitetos. Hans e Florence Knoll Associates, Inc., em 1946 e depois meses depois estabeleceram oficialmente o fato de que a parceria entre eles ia além do âmbito profissional quando se casaram. Eram uma dupla imbatível, Hans era um vendedor carismático, enquanto a designer Florence Knoll era a juíza do bom gosto e tomava conta das decisões sobre as peças a serem produzidas. 

Os primeiros anos foram difíceis, mas o negócio acabou decolando. Eles estavam certos ao supor que a arquitetura moderna, enraizada nos Estados Unidos após a guerra, exigiria móveis modernos - e que a principal vitrine desses móveis modernos seriam os escritórios corporativos, um símbolo da conquista econômica americana moderna. Quando Hans morreu em um acidente de carro em 1955, a designer Florence Knoll assumiu completamente a empresa, liderando projetos de escritório para grandes empresas dos Estados Unidos. Além disso, ela promoveu muitos jovens designers e artistas emergentes da época. 

O estilo da designer Florence Knoll 

A designer Florence Knoll é frequentemente citada como a criadora do conceito de escritórios de plano aberto, mas isso significava algo muito diferente na década de 1940 do que significa hoje em dia. Naquela época, os escritórios corporativos eram projetados para transmitir o peso e o poder das empresas. O conceito criado por Knoll defendia a ideia de que os escritórios deviam ser compostos por “equipamentos para viver”. 

A designer Florence Knoll foi pioneira em uma nova abordagem de design de interiores com o conceito da unidade de planejamento Knoll, uma equipe de designers que aplicou a racionalidade do estilo internacional e a abordagem baseada em planejamento para interiores corporativos. Ela acreditava que as ideias por trás do modernismo deveriam ser aplicadas também ao design de interiores. 

Com a unidade de planejamento, a designer Florence Knoll criou espaços de escritório flexíveis, baseados em pesquisas empíricas - inéditas na época. Essa unidade é resultado de um processo complexo que envolvia uma série de entrevistas com executivos e funcionários de escritório, já que as peças eram projetadas para avaliar as verdadeiras necessidades de um cliente. Hoje, essa é uma prática padrão da indústria, mas em meados da década de 1940 a técnica criada pela designer Florence Knoll foi revolucionária. 

Com base nessa análise, a equipe produziria modelos, protótipos e modelos em grande escala. Os projetos da designer Florence Knoll costumavam incluir paredes móveis, bastante vidro para introduzir luz natural nas grandes placas de piso, vegetação e tecidos, criando interesse visual e atenuação de ruído. Ao contrário dos escritórios semelhantes a armazéns, hoje comumente chamados de "abertos", seus escritórios exalavam tranquilidade, eram espaços eficientes cheios de luz, textura e variação. 

A designer Florence Knoll também popularizou a ideia de colocar arte em escritórios, incluindo trabalhos de Jackson Pollock, Alexander Calder e outros artistas. Seguindo as ideias da designer, a Knoll foi uma das poucas empresas de móveis nos Estados Unidos a exibir arte contemporânea ao lado de móveis modernos em seus showrooms, criando diálogos visuais entre obras de arte exclusivas e desenhos produzidos em massa, uma afirmação do compromisso da empresa com o modernismo. 

A designer Florence Knoll muitas negou seu status como decoradora ou designer e, muitas vezes, dizendo que era apenas uma espécie de juíza do bom gosto. Ela assumiu uma variedade de projetos em seus anos na unidade de planejamento Knoll. No processo, ela fez uma grande quantidade de móveis. No entanto, seus sofás, armários e mesas sempre foram coadjuvantes na composição dos ambientes, enquanto as estrelas vinham de nomes como Eero Saarinen, Harry Bertoia e Ludwig Mies van der Rohe. Ainda assim, seus móveis se tornaram famosos por si só. 

Muitos dos projetos da designer Florence Knoll começaram como soluções sob medida para contratos comerciais antes de eventualmente serem mantidos na linha de produtos Knoll. 

Com seu olho natural para o design e sua famosa recusa em comprometer a perfeição, a designer Florence Knoll criou soluções para problemas de escritório que ainda nem haviam sido reconhecidos antes. Em 1950, mais de um terço dos 63 produtos oferecidos na lista de preços da Knoll Associates havia sido projetado por Florence Knoll. 

Sua coleção Lounge, projetada em 1954, testemunha esse compromisso discreto com a qualidade. Posicionado em armações de metal elegantes, as peças apresentam perfis geométricos claros que celebram os princípios de design racional da Bauhaus, princípios que a designer Florence Knoll sem dúvida aprendeu de seu mentor, Mies van der Rohe, durante seus estudos no Instituto de Illinois de Tecnologia. Embora tenham sido inicialmente concebidos para decorar escritórios executivos e áreas de recepção, os móveis da Lounge Collection começaram a infiltrar-se em espaços residenciais nas décadas seguintes. 

Móveis da designer Florence Knoll no Atelier Clássico

Procurando por móveis criados pela designer Florence Knoll para dar o visual que faltava ao seu ambiente? O Atelier Clássico tem a peça ideal para você! Confira nossa seleção e aproveite.

 

 

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