Não há produtos que correspondam à seleção.

Saiba mais sobre o designer George Nelson

O designer George Nelson é um dos maiores nomes da história do design de meados do século XX. Atuando como escritor, arquiteto e designer, ele entendeu intimamente a importância vital da composição de uma casa e a interação entre a estrutura e seus elementos interiores.

Sendo um dos fundadores do modernismo americano, juntamente com Charles & Ray Eames, ele projetou grande parte dos móveis modernistas mais emblemáticos do século. O estilo do designer George Nelson pode ser descrito com as seguintes palavras: simplicidade, imaginação, intuição.

Ao longo de quarenta anos, George Nelson produziu um conjunto de trabalhos, por conta própria e em colaboração com uma talentosa equipe de associados, que inclui centenas de móveis, construções, exposições e designs gráficos. Isso sem contar seu trabalho como escritor.

Quer entender melhor sobre o estilo, conhecer algumas das principais peças do designer George Nelson e saber como decorar sua casa com as mobílias criadas por ele? Então continua lendo. O Atelier Clássico preparou um material para que você saiba tudo sobre o designer George Nelson.

Um pouco da história do designer George Nelson

George Nelson nasceu em 1908 em Hartford, Connecticut, nos Estados Unidos. E embora ele seja um dos ícones do design americano, seu plano de carreira inicial não era esse. O designer George Nelson tinha interesse em outro curso, no entanto, fugindo de uma chuva enquanto andava pelo campus da universidade ele acabou entrando em um seminário de arquitetura.

A palestra o fascinou, tanto que fez com ele decidisse seguir por aquele caminho. Sorte nossa! Já que o trabalho de George Nelson, como veremos, marca a história do design de interiores. Mesmo que George Nelson tenha começado tarde no campo, ele rapidamente compensou pelo tempo perdido.

Primeiro porque ele conseguiu ser reconhecido ainda como estudante por assinar matérias e críticas nas revistas Architectural Forum e Pencil Points. Além disso, ainda como estudante ele ganhou o Prêmio Roma, e posteriormente, se mudou para Itália para passar um ano com uma bolsa de estudos.

Esse período provaria ser extremamente influente na eventual carreira do designer George Nelson, já que ele aproveitou a estadia na Europa para se encontrar com diversos vários criativos renomados como Frank Lloyd Wright, e a cada interação que Nelson estava atraindo influência que informaria seu próprio estilo único.

Como uma espécie de correspondente internacional, George Nelson procurou algumas das principais vozes do design modernista europeu. Levando esse conhecimento para as revistas nas quais escrevia, assim, ele foi fundamental para apresentar à América alguns dos principais defensores modernistas. Já de volta aos Estados Unidos o designer George Nelson atraiu a atenção popular com vários conceitos inovadores. Um deles foi o Storagewall, uma mobília usada para armazenamento, que acabou sendo um dos primeiras sistemas de armazenamento modular.

O conceito foi publicado em um artigo para a revista Life, em 1945, entre os nomes cuja atenção foi despertada estava De Pree, presidente da empresa de móveis Herman Miller. De Pree pediu que ele se tornasse diretor de design Herman Miller o que levou Nelson a fundar sua própria empresa de design, George Nelson & Associates.

Juntos, eles criaram alguns dos verdadeiros ícones do mercado de móveis, e não estamos falando apenas do estilo em sua época, mas também do design em geral. Essa conexão também abriu uma longa série de colaborações de sucesso do designer George Nelson com nomes como Ray e Charles Eames, Harry Bertoia, Richard Schultz e Donald Knorr.

Características do trabalho do designer George Nelson

Por volta de 1950, o estilo de vida americana tinha dois aspectos centrais. O primeiro deles envolvia a confiança no progresso e o segundo estava relacionado à crescente prosperidade econômica. Foi nesse contexto onde tudo parecia possível, e todos queriam ser modernos que o trabalho do designer George Nelson floresceu.

O designer George Nelson fez parte de uma geração de arquitetos que se dedicaram ao desenvolvimento de produtos, design gráfico e de interiores. Seu desejo era de levar o design moderno para os ambientes internos americanos, o designer George Nelson criou uma ampla gama de objetos do cotidiano para mobiliar a casa e o escritório. Peças diversas guiadas por um princípio, o estilo do design moderno.

O trabalho do designer George Nelson mescla funcionalidade com firmeza estrutural e algumas de suas peças são extremamente famosas e produzidas até hoje. A seguir vamos falar sobre algumas das principais peças criadas pelo designer George Nelson.

Poltrona Coconut do designer George Nelson

A poltrona Coconut do designer George Nelson recebe esse nome devido à sua semelhança com uma casca de coco. O modelo foi projetado em 1955, no auge da colaboração criativa de seu designer com a empresa de móveis Herman Miller (onde George Nelson também produziu outros ícones divertidos, como a mesa em forma de L e o sofá Marshmallow). Talvez os aspectos mais agradáveis com relação à cadeira seja o uso de materiais e design minimalista.

Quanto ao uso de materiais há apenas uma base de aço dobrada, espuma de borracha e estofamento simples (no melhor dos casos, com couro preto de alta qualidade). No entanto, mesmo com toda essa simplicidade a cadeira não deixa de ser confortável.

Além disso, o design - no mínimo curioso - também oferece uma notável liberdade de movimento e flexibilidade, questões importantes para o designer George Nelson. É ainda interessante que a forma, que imita uma lasca de casca de coco também dá um ar tropical ao ambiente, esse empréstimo do design da natureza é uma tendência recente, mas o designer George Nelson conseguiu fazer isso algumas décadas atrás.

Considerada uma obra de arte, a poltrona Coconut já esteve em exposição em diversos museus do mundo, carregando com ela o nome do designer George Nelson, mas esse status de arte não limita, e nem deveria, seu uso. Ainda de ser uma das cadeiras mais cobiçadas do mundo ela se adequa bem a diversos ambientes. Diversos apostam no uso de duas cadeiras, as peças trazem uma simetria sem igual para um ambiente.

Banco de Plataforma do designer George Nelson

Uma outra peça famosa criada pelo designer George Nelson é o banco de plataforma. Considerando como um dos maiores ícones do modernismo, essa peça tem um potencial extremamente flexível em termos de usabilidade, com potencial para servir como superfície e assento. As ardósias de madeira são bem espaçadas, ao mesmo tempo em que permitem a passagem de luz e ar, lançando uma bela sombra no piso, as articulações da peça criam uma força que fica muito aparente quando olhamos para o banco criado pelo designer George Nelson.

Nessa peça o designer George Nelson repete sua preocupação igualitária com utilidade e beleza. A peça, que foi originalmente projetada para seu próprio escritório, pode ser agrupada para criar um banco comprido ou uma mesa larga. Sendo assim, não é de admirar que essa peça tenha sido chamada de atemporal: algo nunca foi tão funcional. Cabe ainda dizer que o banco de plataforma além de ser uma peça coringa combina muito bem com a poltrona Coconut.

Móveis do designer George Nelson no Atelier Clássico

Pensando em trazer um pouco do estilo criado pelo designer George Nelson para a decoração da sua casa? O Atelier Clássico tem as queridinhas dos fãs do designer à sua disposição. No catálogo você encontra duas versões do banco, o Banco Plataforma I e o Banco Plataforma II, bem como a Poltrona Coconut.

Tanto a cadeira quanto os bancos estão disponíveis com pintura e revestimento em diversas cores. Confira e escolha a sua. Depois disso é só seguir nossas dicas e aproveite o efeito incrível de colocar um pouco do estilo do designer George Nelson no seu dia-a-dia.

Índice
atelierclassico.com.br
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.