Filtrar
Foram encontrados 7 produtos
Filtrar Remover filtros
Categorias
  1. Cadeiras
  2. Poltronas
  3. Puff
ESTILO
  1. Design Assinado
  2. Retro
AMBIENTE
  1. Quarto
  2. Sala De Estar
  3. Sala De Jantar
  4. Escritório
  5. Closet
  6. Cozinha
Preço
Avaliação

Selecionados:

Selecionados:

  1. Design Assinado

Saiba mais sobre o Designer Hans Wegner

Conheça o trabalho do designer Hans Wegner e leve os traços modernos e minimalistas desse artista dinamarquês para a sua decoração.

Conhecido por ser o principal influenciador do movimento moderno dinamarquês, o designer Hans Wegner ajudou a mudar a visão pública sobre móveis nas décadas de 1950 e 1960, tornando popular o design dinamarquês de meados do século em escala internacional.

A concepção criativa do designer Hans Wegner envolvia a compreensão da necessidade de unir funcionalidade e beleza na criação de móveis. Em sua carreira ele criou mais de 500 designs de cadeiras, por essa vastidão de modelos da peça em seu portfólio, Hans Wegner conquistou a reputação de "Mestre da Cadeira".

Famoso por combinar uniões de peças executadas com perfeição e formas requintadas, o designer Hans Wegner usou sua constante curiosidade por materiais e seu profundo respeito pelas características naturais da madeira para criar designs minimalistas com suavidade natural e forma orgânica.

Quer saber mais sobre a história do designer Hans Wegner, conhecer suas principais peças e como incluí-las na sua decoração? Então continua lendo. O Atelier Clássico preparou um guia completo sobre o trabalho do designer.

Um pouco da história do designer Hans Wegner

Filho de um sapateiro, Hans Wegner nasceu em 1914 em Tønder, uma cidade no sul da Dinamarca. Quando tinha apenas 14 anos, ele começou seu aprendizado com o mestre de marcenaria dinamarquês H. F. Stahlberg e logo descobriu uma afeição pelo trabalho com madeira.  Depois de concluir seu aprendizado, aos 17 anos, ele permaneceu na oficina por três anos antes de ingressar no exército.

Posteriormente ao tempo em que serviu nas forças armadas, o designer Hans Wegner mudou-se para Copenhague. Lá ele frequentou a Escola de Artes e Ofícios de 1936 a 1938, só depois de formado ele se estabeleceu como designer de móveis.

Um ponto destaque da carreira do designer Hans Wegner é o fato de que, em 1938, ele foi abordado pelos arquitetos e designers Arne Jacobsen e Erik Møller, que o convidaram para projetar móveis para a nova prefeitura de Aarhus. Durante o mesmo período, Hans Wegner também começou a colaborar com o mestre de marcenaria Johannes Hansen, conhecido por ser um dos principais nomes por trás das famosas Exposições da Associação de Marceneiros de Copenhague. Essas exposições fundamentais para a disseminação do trabalho do designer Hans Wegner.

O ponto principal do legado do designer Hans Wegner é sua concepção artística. O designer tinha o desejo de criar peças com uma alma. Ele fazia isso através da criação de exteriores simples e funcionais. Não podemos afirmar sobre a ideia de uma alma para as peças, mas com certeza há, ao menos, uma áurea que exala do design de Hans Wegner.

O histórico do designer Hans Wegner como marceneiro deu a ele um profundo entendimento de como integrar técnicas de marcenaria mais complexas para a criação de peças requintada. Sua estética também se baseava em um profundo respeito pela madeira e suas características, e uma grande curiosidade sobre outros materiais naturais que lhe permitiam trazer uma suavidade natural e orgânica ao minimalismo formalista. 

O designer Hans Wegner inaugurou seu próprio estúdio de design em 1943 e criou uma série de cadeiras leves para a lojas como a Carl Hansen & Søn. Hans Wegner é visto como um dos designers de móveis dinamarqueses mais renomados e criativos. Ele recebeu muitos prêmios de design em diversos países da Europa, incluindo o Lunning Prize em 1951, o Grand Prix da Trienal de Milão em 1951, a Medalha Eckersberg da Real Academia Dinamarquesa de Belas Artes em 1956. Quase todos os principais museus de design do mundo, desde o Museu de Arte Moderna de Nova York e o Museu de Design de Copenhague exibem suas obras.

O designer Hans Wegner fazia parte da geração espetacular que criou o que hoje é chamado de "Era de Ouro" do design dinamarquês moderno. Hans J. Wegner morreu na Dinamarca em janeiro de 2007, com 92 anos, mas o fim de sua vida não marca o fim do seu trabalho, já que os móveis criados pelo designer continuam sendo produzidos e se tornaram uma importante parte da história do design mundial.

Agora que você já conhece a história de vida do designer Hans Wegner, que tal saber um pouco mais sobre as características do trabalho de Hans Wegner?

Características do trabalho do designer Hans Wegner

"Muitos estrangeiros me perguntaram como criamos o estilo dinamarquês", disse Hans Wegner uma vez. "E eu respondi que era um processo contínuo de purificação e simplificação (...)”.

Quando perguntado sobre o processo de criação do estilo dinamarquês o designer Hans Wegner respondeu dizendo que o estilo era resultado de um processo contínuo de purificação e simplificação. Seu objetivo era criar peças da forma mais simples possível, mas sem perder o estilo.

O designer Hans Wegner é frequentemente reconhecido como um dos designers que deu mais esteticismo e flexibilidade ao movimento funcionalista. Seu estilo é frequentemente descrito como orgânico funcional, um estilo modernista com ênfase particular na funcionalidade. E foi seguindo os princípios da funcionalidade orgânica, que o designer Hans Wegner projetou mais de 500 cadeiras diferentes em sua vida, mais de um quinto das quais foram colocadas em produção em massa, enquanto muitas delas se tornaram ícones de design famosos outras são consideradas como verdadeiras obras de arte do design.

Muitas das cadeiras de madeira que foram criadas pelo designer Hans Wegner são caracterizadas por usar técnicas tradicionais de marcenaria. Além disso. Hans Wegner também utilizou a construção tradicional para peças estofadas e, frequentemente, mistura materiais, como madeira maciça, estofamento, cana, madeira compensada, metal e papelão.

Juntando-se às tradições de alto nível de artesanato, as obras-primas do designer Hans Wegner são caracterizadas por qualidade e conforto, com princípios modernistas de simplicidade e beleza gráfica.

As obras mais famosas do designer Hans Wegner

Hans Wegner deixou sua marca na história do design, graças à criação de algumas das cadeiras mais famosas do século XX. Entre as mais populares, vale a pena mencionar a Peacock Chair (1947), a Round Chair (1949), a Wing Chair (1960) e as poltronas "OX" e "Papa Bear". Vamos conhecer um pouco sobre cada uma dessas cadeiras famosas criadas pelo designer Hans Wegner? 

A cadeira Peacock 

Provavelmente a mais famosa entre as cadeiras criadas pelo designer Hans Wegner, a cadeira Peacock é o resultado ideal das escolhas conscientes de Wegner pelas diretrizes de criação modernas. O nome, cadeira pavão, diz muito sobre o designer. O encosto, arqueado e alto, emula a exuberância orgânica das da cauda do pavão aberta. Os entalhes são minimalistas, mas lembram o formato das penas. 

A cadeira Wishbone 

Outro design famoso de cadeira, criado em 1949, é a cadeira Wishbone. A peça do designer Hans Wegner possui uma divisão traseira em forma de Y, costas curvadas e apoio de braço. Tudo isso dá ao trabalho um ar discreto de simplicidade e conforto. As pernas traseiras são dobradas a vapor em uma curva que se afunila para unir um trilho circular dobrado a vapor. Sua forma graciosa sugere tanto o design do leste asiático quanto os ideais modernistas. 

Assim como na Peacock, o formato do encosto está relacionado ao nome da cadeira. Na cadeira Wishbone o designer Hans Wegner se inspirou no chamado “osso da sorte”, um osso presente em aves que tem o formato de Y. A superstição diz que duas pessoas devem segurar o osso e quebrá-lo ao fazer uma aposta, aquela que ficar com o pedaço maior vence. Independente da superstição, o formato escolhido pelo designer com certeza traz a sorte do conforto para quem tem o prazer de sentar nesse modelo de cadeira. 

A cadeira redonda 

No mesmo ano de 1949, outra cadeira que teve enorme sucesso chegou ao mercado e logo ficou conhecida simplesmente como The Chair (A cadeira). A peça tem um design surpreendentemente moderno, com um assento maravilhoso. Seu encosto e braços são feitos em um semicírculo contínuo de madeira. Essa cadeira ficou famosa por ter sido usada no debate presidencial entre Nixon e Kennedy nos Estados Unidos. 

Poltrona Papa Bear 

Uma das peças de decoração mais icônicas de meados do século produzidas pelo designer Hans Wegner é a extraordinariamente impressionante poltrona Papa Bear Chair (a cadeira do papai urso). 

O objetivo final deste trono dos dias modernos é promover relaxamento. Sentar nela é como entrar em um casulo de conforto. Por isso que essa poltrona é ideal para aqueles que querem cultivar uma sensação de conforto em um ambiente. Ela pode ser usada para sala de estar, sala de leitura. Além disso, o design minimalista permite que você explore diferentes formas na hora de decorar. 

A cadeira recebeu esse nome quando um crítico disse que sentar nela era como ser abraçado por trás por um grande urso. Nos últimos anos, a Papa Bear Chair tem sido um dos projetos Hans Wegner mais populares de todos. 

Poltrona OX 

O designer Hans Wegner tinha um grande fascínio pelo trabalho de Picasso e isso o inspirou na criação do designer escultural e poderosa da poltrona Ox. O desenho criado era tão avançado para o tempo que, embora tenha sido idealizada na década de 60, sua produção só vigorou de verdade em 1985 com a aplicação de novas tecnologias. 

A poltrona criada pelo designer Hans Wegner tem um peso escultural que garante estabilidade. Ao comprar a sua poltrona OX no Atelier Clássico você pode optar pela cadeira em couro para um visual eternamente exclusivo ou escolher por tecido quente e acolhedor. 

Móveis do designer Hans Wegner no Atelier Clássico 

Procurando por móveis criados pelo designer Hans Wegner para dar o visual que faltava ao seu ambiente? O Atelier Clássico tem a peça ideal para você! Confira nossa seleção e aproveite.

Índice
atelierclassico.com.br
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.