Filtrar
Foram encontrados 10 produtos
Filtrar Remover filtros
Categorias
  1. Banquetas
  2. Cadeiras
ESTILO
  1. Design Assinado
  2. Retro
  3. Rustico
AMBIENTE
  1. Quarto
  2. Sala De Jantar
  3. Escritório
  4. Closet
  5. Cozinha
  6. Areá Gourmet
Preço
Avaliação

Você já viu uma peça do designer Michael Thonet

Produzir móveis com o mínimo de esforço e a máxima utilização de material. Foi essa a ideia pela qual o designer Michael Thonet, carpinteiro, dedicou sua vida. E ele conseguiu, suas cadeiras de madeira curvada estão entre os exemplos mais bem-sucedidos de móveis antigos produzidos em massa.

Elas fazem tanto sucesso que você, muito provavelmente, mesmo que não conheça o designer Michael Thonet já deve ter visto uma peça inspirada na tecnologia por ele desenvolvida. O design simples e elegante das cadeiras criadas pelo designer Michael Thonet pode ser encontrado em todo o mundo e é indiscutivelmente o melhor em termos de estrutura, robustez e beleza.

A cadeira de madeira curvada resistiu ao teste do tempo e é hoje mais popular hoje do que nunca. Conhecidas no mercado como cadeiras "Bentwood", as cadeiras curvadas criadas pelo designer Michael Thonet recebem esse nome pelo fato de que sua madeira foi dobrada em uma determinada posição no processo de produção. Usando uma combinação de calor e umidade, a madeira se torna macia e flexível o suficiente para dobrar em diferentes formas. Uma vez seca, a madeira fica endurecida e mantém sua nova forma por muitos anos.

No Atelier Clássico você encontra uma variedade de móveis assinados por designers renomados com opções para personalizar como desejar. A seguir saiba mais sobre o designer Michael Thonet!

Conheça a história do designer Michael Thonet

Seu empenho na realização dessa ideia começou em 1819, ou seja, mais de 200 anos atrás, quando ele abriu sua própria oficina. Por volta de 1830, ele começou a experimentar com técnicas para envergar a madeira. No entanto, embora seus produtos fossem fabricados de forma inovadora, não havia uma base de clientes interessados nas cadeiras feitas pelo designer Michael Thonet.

A salvação veio na forma do chanceler do Estado austríaco von Metternich, que - tomou conhecimento do trabalho do designer Michael Thonet e o convenceu a se mudar para Viena. Antes de montar sua própria oficina, o primeiro grande projeto de Michael Thonet em Viena foi reformar os interiores extravagantes de um palácio da cidade de propriedade da família real de Liechtenstein. As cadeiras que ele fez para o palácio eram ornamentadas, peças de luxo.

Seus entalhes delicados eram, à primeira vista, muito distantes das linhas simples dos famosos modelos Michael Thonet. No entanto, sob os ornamentos, mesmo aquelas peças antigas mostravam sinais do que estava por vir. Depois disso, o designer Michael Thonet abriu sua oficina em Viena e conquistou o mercado. Esse sucesso deve-se muito a inovação tecnológica desenvolvida por Michael Thonet: em vez de usar madeira compensada e cola, a empresa começou a dobrar madeira maciça no formato redondo com vapor e pressão. Isso não apenas permitiu a produção em série em larga escala, como também significou que as várias partes da cadeira poderiam ser fabricadas de forma independente, o que, por sua vez, permitiu o transporte das peças com uma enorme vantagem de custo.

Até o início da Primeira Guerra Mundial, o designer Michael Thonet vendeu cerca de 50 milhões de cópias de sua cadeira mais famosa, a cadeira tipo 14, em todo o mundo. Protegida por patente, a empresa do designer Michael Thonet, Gebruder Thonet, era a única empresa no Império Austro-Húngaro por mais de uma década que poderia legalmente produzir móveis de madeira curvada. O modelo de produção, que apareceu no final da década de 1850, abrangeu e incorporou a transição da oficina para a produção da fábrica. Os modelos criados pelo designer Michael Thonet se distinguem por seu processo de produção que visa economia completa. O designer deixou de lado as decorações trabalhosas e isso deu origem ao estilo distintivo da Thonet. Até a forma circular do assento da cadeira se originou da racionalização: o formato circular é mais fácil de fazer e de fixar ao restante da estrutura.

A capacidade de adaptar esse modelo para a produção massiva é um dos pontos altos na criatividade do designer Michael Thonet. Para responder à demanda crescente, a Thonet construiu fábricas próximas às florestas de madeira na atual República Tcheca e Eslováquia, bem como na Alemanha e Rússia, estabelecendo pontos de vendas na Europa e América e criando uma das primeiras marcas multinacionais de móveis para um mercado global. Com isso, a Gebruder Thonet tornou-se uma presença internacional altamente visível, entrando em inúmeras feiras industriais e abrindo filiais em toda a Europa durante a década de 1860.

A variedade de modelos fabricados pela Thonet foi ampliada para incluir móveis para trabalho e lazer, para uso público e privado. Logo, em pouco tempo, não havia um café da moda em Viena, no qual os clientes não estavam sentados nas cadeiras curvadas desenvolvidas pelo designer Michael Thonet. A morte designer Michael Thonet em 3 de março de 1871, pode ter marcado o fim de uma era, mas não impediu a família Thonet de continuar fazendo pesquisa e experimentação contínuas. Tanto que as cadeiras de madeira curvada idealizadas pelo designer Michael Thonet são encontradas em milhões de residências, empresas e estabelecimentos e nunca saíram de moda.

Como funciona o processo do designer Michael Thonet?

Existem muitos tipos diferentes de madeira que podem ser usados, embora a madeira de faia seja geralmente a melhor. Esse tipo madeira, por ser semidura, é facilmente dobrável, mas não se racha com facilidade. A técnica do designer Michael Thonet faz uso de hastes sólidas de faia, o trabalho de Michael Thonet comprou que esse tipo de madeira é menos propenso a se partir do que outras espécies, como carvalho ou bétula. Aplica-se vapor as hastes da madeira até que a resina ao redor das fibras de madeira se torne flexível. Nesse estado alterado, a haste pode ser dobrada. Uma vez que a vara tenha tomado a nova forma, ela é deixada para secar. A resina endurecida mantém as fibras da madeira firmes na nova forma, que pode ser usada na fabricação de móveis de madeira curvada que marcam o estilo do designer Michael Thonet.

Outra questão importante sobre o processo de produção é que apesar de serem feitas em massa, ao comparar duas das cadeiras curvadas criadas pelo designer Michael Thonet é possível perceber que elas não são exatamente iguais porque são feitas de diferentes conjuntos de madeira, portanto são únicas, mesmo que sejam muito parecidas.

O sucesso da cadeira criada pelo designer Michael Thonet

Agora que você já sabe como funciona o processo de produção das cadeiras criadas pelo designer Michael Thonet, que tal saber um pouco mais sobre o sucesso que as peças fizeram e ainda fazem em todo o mundo? A primeira coisa que você precisa saber para sentir a dimensão do sucesso dessas cadeiras é sobre a respeitabilidade das peças criadas por designer Michael Thonet no mundo do design.

No mercado de desenvolvimento de móveis a madeira curvada é um dos melhores exemplos do que pode ser alcançado através do design. Sua forma expressa e simboliza o processo de fabricação que está por trás dele. Tecnicamente simples, a cadeira personifica os princípios do que costumava ser a produção em massa no momento quem foram idealizadas pelo designer Michael Thonet: ela possui fabricação barata, é transportável em grandes quantidades e tem um projeto forte e durável.

Das mais de 80 milhões de cadeiras curvadas vendidas desde a primeira criação do designer Michael Thonet, mais da metade das vendas ocorreu antes de 1930. Isso porque, embora esse tipo de cadeira ainda seja muito popular, peças inspiradas no trabalho de designer Michael Thonet passaram a ser vendidas. O sucesso foi tão grande que técnica da madeira curvada foi revivida por Le Corbusier e outros dos mais famosos designers e arquitetos do século XX.

Outro exemplo da inspiração causada pelas cadeiras Thonet é o fato de que os primeiros móveis de aço tubular da década de 1920 foram baseados em projetos do designer Michael Thonet e seus filhos. E até hoje surgem novas peças baseadas no trabalho de Michael Thonet. Além disso, houve um grande número de pessoas famosas que possuíam as cadeiras curvas do designer Michael Thonet.

Esses nomes vão desde líderes mundiais a pintores, cientistas e muito mais. Estamos falando de personalidades como Albert Einstein, Pablo Picasso, Toulouse Lautrec e outros.

Peças inspiradas no designer Michael Thonet do Atelier Clássico

Pensando em optar por uma cadeira inspirada no estilo do designer Michael Thonet para um ambiente? Atelier Clássico tem a peça certa para você. Confira nossa seleção e aproveite.

Designer Michael Thonet

Índice
atelierclassico.com.br
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.