Não há produtos que correspondam à seleção.

Saiba mais sobre o Designer Mies Van Der Rohe

Procurando por móveis criados pelo designer Mies Van Der Rohe para dar o visual que faltava ao seu ambiente? O Atelier Clássico tem a peça ideal para você! 

Você já ouviu falar no nome do designer Mies Van Der Rohe? Esse designer ficou marcado na história por sua peça capazes de, ao mesmo, tempo dar vida aos ideais do movimento moderno e estar à frente do seu tempo. 

Se você ainda não conhece esse nome vai querer conhecer. O trabalho do designer Mies Van Der Rohe com certeza vai dar um charme sem igual à decoração do seu ambiente. 

O designer Mies Van Der Rohe é considerado como uma das figuras mais importantes da história da arquitetura em todo o mundo. Sua concepção de criação tinha a abordagem de que “menos é mais”. E seu trabalho se tornou uma referência para muitas gerações da arquitetura moderna. 

O arquiteto e designer Mies van der Rohe deu vida à sua arte na Europa e nos Estados Unidos. Muitos o consideram um dos primeiros a iniciar a arquitetura moderna e industrial. Além disso, ele foi o último diretor da Bauhaus. Desde criança, van der Rohe estava interessado em arquitetura e em estudar formas. Mais tarde, como melhor veremos a seguir, ele ganhou experiência como aprendiz no estúdio de Bruno Paul. O sucesso, no entanto, só veio com a peça que ele criou em 1911 para a embaixada alemã em São Petersburgo. A partir daí, ele conseguiu um lugar seguro no movimento racionalista e também entre os grandes nomes da arquitetura. 

Apesar de ser mais famoso por seus famosos projetos arquitetônicos, o designer Mies van der Rohe também desenhou itens de mobiliário e decoração de interiores. Entre os designs de móveis de Mies, alguns se tornaram ícones como o mobiliário da Casa Tugendhat e do Pavilhão de Barcelona.

Um pouco da história do designer Mies Van Der Rohe 

A lendária carreira do designer Mies van der Rohe (1886-1969) começou humildemente nos negócios de pedreiro de seu pai, foi de lá que Rohe tirou sua apreciação do material e da estrutura. Depois de trabalhar como pedreiro, mudou-se para Berlim e recebeu treinamento em design de móveis no escritório de Bruno Paul. Em 1908, começou a trabalhar no escritório de Peter Behrens com Le Corbusier e Walter Gropius e, mais tarde, em 1913, ingressou no negócio de arquitetura privada. 

O designer Mies van der Rohe nunca estudou arquitetura formal ou design de interiores. ainda assim, com o aprendizado que acumulou, em 1912, Mies abriu seu próprio escritório em Berlim. Através de móveis, projetos residenciais e conceitos extraordinários e inovadores para arranha-céus, ele ganhou reconhecimento como líder do movimento moderno alemão. 

Como tal, o designer Mies van der Rohe foi selecionado para projetar o Pavilhão Alemão na Exposição Industrial de Barcelona de 1929. Seu projeto, um arranjo rítmico de planos horizontais e verticais de vidro, pedra e metal, foi um experimento no espaço livre. Sem distinção discernível entre salas ou dentro e fora, o design desafiou fundamentalmente os padrões do design. Dentro do prédio Mies incluiu a cadeira de Barcelona e o otomano, projetados para oferecer ao rei e à rainha da Espanha um lugar para descansar. O Pavilhão de Barcelona e as cadeiras que foram criadas pelo designer Mies van der Rohe são universalmente reconhecidas como marcos do design moderno. 

Mies atuou como vice-presidente da Deutsher Werkbund (Associação Alemã de Artesãos) e diretor da Bauhaus de 1930 até o seu fechamento em 1933. O designer Mies van der Rohe migrou para os Estados Unidos em 1938 para se tornar diretor de arquitetura do Armour Institute (posteriormente renomeado para Instituto de Tecnologia de Illinois). 

A partir de sua prática em Chicago, o designer Mies van der Rohe projetou um portfólio de edifícios que mudaram a face da arquitetura institucional americana - os exemplos mais notáveis ​​são o campus do IIT (Instituto de Tecnologia de Illinois) e o Seagram Building em Nova York. Enquanto estava no IIT, ele fez amizade e orientou a jovem Florence Knoll. Florence sempre falou publicamente de como Mies van der Rohe foi o seu instrutor mais influente e, em 1948, Mies concedeu à empresa de Florence Knoll direitos exclusivos para produzir seus móveis, incluindo a coleção Barcelona, ​​a cadeira Brno e a série MR

O conceito de cidade moderna, com suas torres de vidro e aço, pode ser pelo menos em parte atribuído à influência do designer Mies van der Rohe. Igualmente significativo é o design ousado de móveis de Mies van der Rohe, peças que exibem um senso de proporção infalível, além de formas minimalistas e detalhes requintadamente refinados. De fato, suas cadeiras foram chamadas de arquitetura minimalista - exercícios de estrutura e materiais que alcançam uma extraordinária harmonia visual como peças autônomas e em relação aos interiores para os quais foram projetadas.

O estilo de decoração do designer Mies van der Rohe 

O estilo de decoração do designer Mies van der Rohe é icônico no universo do design de interiores. Seus desenhos de vanguarda usam linhas simples e novos resultados, ganhando um lugar importante no mundo da decoração. 

Os projetos criados pelo designer Mies van der Rohe funcionam maravilhosamente tanto para escritórios quanto para residências. E a visão do artista usa recursos básicos para transformar móveis em algo verdadeiramente bonito. 

O designer Mies van der Rohe foi pioneiro na redução de formas e na simplificação de estruturas. Ele inspirou designers e arquitetos com sua abordagem racionalista da arte. A ideia principal por trás de seu trabalho são os designs básicos que vêm da simplicidade, mas podem se tornar algo muito mais interessante e visualmente atraente para a decoração. 

Van der Rohe sabia como usar aço e vidro (materiais muito comuns no movimento racionalismo) para criar móveis que se encaixam perfeitamente em um espaço. Sua arte, na verdade, era bem próxima de designs minimalistas. Esteticamente, os projetos do designer Mies van der Rohe reduzem formas. Além da simplificação, eles também são incomparáveis ​​na praticidade para decoração de casa. 

Características dos móveis criados pelo designer Mies van der Rohe 

O designer Mies van der Rohe costumava dizer que a arquitetura é a vontade de uma época traduzida no espaço. Suas peças concordam com isso a concretizar os ares modernos, mas são também peças ousadas, a frente do tempo. Tanto que elas continuam extremamente atuais. 

Escolhemos algumas das peças de móveis mais famosas criadas pelo design van der Rohe, são elas: 

  • Poltrona: Levante os pés e aproveite a elegante cadeira Barcelona. A cadeira é uma das peças mais modernas e elegantes de móveis modernos do século XX e é indiscutivelmente uma das peças mais conhecidas de móveis modernistas do mundo. Essa peça possui um design que cabe confortavelmente em residências, espaços de convivência, escritórios e edifícios públicos com facilidade consumada. Nessa peça do designer Mies van der Rohe os dois módulos de couro garantem conforto, em conformidade com a forma do corpo do usuário. A estrutura de aço é reduzida em linhas curvas básicas. 
  • Cadeira: A Coleção MR representa alguns dos primeiros designs de móveis de aço criados pelo designer Mies van der Rohe. A escolha do material foi inspirada pelo colega mestre da Bauhaus, Marcel Breuer, enquanto as formas são consideradas derivadas modernas das cadeiras de balanço de ferro do século XIX. A peça tem um design singular e elegância refinada. A espreguiçadeira de 1932 foi o último rascunho do designer antes da Segunda Guerra Mundial. O objetivo do desenho era reinventar esse tipo de cadeira. A cadeira MR foi exibida pela primeira vez na Exibição Weissenhof em Stuttgart, na Alemanha, onde impressionou designers e críticos de estilo. A estrutura em metal cromado acentuada geometricamente e a almofada de couro acolchoado de qualidade trabalham em harmonia, garantindo grande conforto e um perfil esbelto exclusivo. Esta peça moderna atemporal é uma adição elegante para qualquer espaço de casa ou escritório. 
  • Banco: Uma outra importante peça de móvel criada pelo designer Mies van der Rohe o banco Capri é uma peça versátil que possui um charme especial e que pode ser usada em qualquer ambiente. 

Móveis do designer Mies van der Rohe no Atelier Clássico 

Procurando por móveis criados pelo Mies van der Rohe para dar o visual que faltava ao seu ambiente? O Atelier Clássico tem a peça ideal para você! No nosso site você encontra todas essas peças mais famosas do designer em diferentes cores e opções de estofaria. Confira nossa seleção e aproveite.

 

Índice
atelierclassico.com.br
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.