Compartilhar

Conservar corretamente seus móveis significa ter peças bonitas e funcionais por mais tempo. Confira nossos segredinhos e deixe sua dica nos comentários. 

É inegável. Os móveis da nossa casa são protagonistas da decoração. Eles, além de organizarem objetos, apresentam os mais diferentes estilos, e o design contribui para que quarto, sala e outros ambientes evidenciem um pouquinho da nossa personalidade. 

Por isso, cuidar, preservar e fazer a manutenção correta dos mobiliários é fundamental para conservá-los por mais tempo. E aqui neste post, separamos algumas dicas bem importantes. Vale a pena conferir!  

Use produtos de limpeza adequados

Limpar móveis exige cuidados extras e cada peça tem suas particularidades. Em geral, apenas um pano úmido com um pouquinho de detergente neutro costuma resolver. Também existem os produtos específicos para materiais como madeira e vidro, por exemplo, que permitem limpar sem danos.

conservar-moveis
Em geral, produtos abrasivos, uso de esponjas e palhas de aço devem ser evitados, justamente porque eles podem danificar os mobiliários. E ninguém quer uma mesa ou um aparador,  tão lindos, manchados ou riscados, né? 

Conte com a ajuda de profissionais 

Comprou um móvel novo ou vai fazer uma mudança e precisa deslocar seus mobiliários para outro lugar? A dica é simples: nada de desmontá-los ou montá-los por conta própria. Contate um profissional para realizar essa atividade com segurança e da forma correta. 

como-fazer-manutencao-dos-moveis

Desparafusar ou mesmo colocar um prego fora do lugar danifica seus mobiliários, podendo deixá-los tortos ou menos funcionais. 

Líquidos bem longe!

Líquidos de qualquer natureza não são nada bons para mobiliários, afinal, eles mancham, geram umidade e mofo e, em casos de peças com tecido, podem, inclusive ocasionar mau cheiro. 

fazer-manutencao-dos-moveis

Cuidado com a luminosidade excessiva 

Sim, a luz do sol, principalmente, pode manchar seus mobiliários e inclusive causar uma alteração na cor deles. Portanto, verifique se mesas, cadeiras, aparadores e outras peças recebem os raios solares constantementes. Se a resposta é sim, use as cortinas a seu favor e aposte na iluminação ambiente de forma indireta. 

 conservar-mobiliarios

Nada de arrastar, hein?! 

Arrastar mobiliários, nem que seja apenas para fazer a limpeza diária, pode diminuir a vida útil das peças. Isso porque, guarda-roupas, armários e estantes, por exemplo, costumam ser mais pesados e contém dentro deles muitos objetos. O ideal é, tirar os objetos de dentro dos móveis e, assim, realizar o processo de deslocamento com mais segurança. 

fazer-manutencao-do-movel

Ah, e vale a dica: tente equilibrar o peso dentro ou em cima dos mobiliários, justamente para que eles não entortem ou quebrem por excesso de itens.   

Manual de conservação para cada mobiliário

FÓRMICA
O QUE USAR: pano macio e seco ou levemente úmido, detergente neutro ou álcool doméstico.
O QUE NÃO USAR: cera ou produtos à base de silicone. 

MADEIRA
O QUE USAR: diariamente, use apenas um pano macio e seco. Duas vezes por ano, use cera de carnaúba.
O QUE NÃO USAR: lustra móveis, sapólio, solventes e outros produtos abrasivos.

VIDRO
O QUE USAR: pano macio e seco e álcool doméstico. Produtos específicos para vidros também podem ser uma boa opção.
O QUE NÃO USAR: evite usar produtos mais cremosos, que dificultam a absorção do produto e podem manchar.

manutencao-dos-moveis

TECIDO
O QUE USAR: semanalmente a limpeza de materiais estofados deve ser feita com o auxílio de um aspirador de pó. Em caso de sujeiras acidentais, limpe a superfície imediatamente com a ajuda de um pano levemente úmido e detergente neutro.
O QUE NÃO USAR: escovas e materiais abrasivos devem ser evitados. Para uma limpeza mais pesada, contrate uma empresa especializada.

Vale lembrar que para áreas externas, particularmente, existem mobiliários específicos, que exigem manutenção, mas que tendem a ser mais resistentes por conta da matéria-prima utilizada. Portanto, atenção na hora da compra!

Agora, deixe aqui nos comentários como você faz a manutenção dos móveis. Tem outra dica que não mencionamos aqui? Conte tudo!

Imagens: HireRush, O Melhor Local, Delfi, The Spruce.

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Sua Pergunta

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice