Extremamente versátil, a madeira é praticamente uma matéria-prima obrigatória na decoração. Mas vem cá, você sabe por qual tom escolher? Veja dicas!
Se você chegou até aqui é porque já sabe que móvel de madeira no décor, é sinônimo de sofisticação e personalidade, né? Porém, muito além da versatilidade, é muito importante saber como criar harmonia entre os diferentes tons existentes para que o resultado da composição seja um sucesso. E foi pensando nisso que hoje trouxemos dicas para te ajudar a escolher entre os móveis de madeira de cor clara ou escura. Vem ver!
Os móveis de madeira nobre e seus tons
Para começar, você sabe quais são os tipos de madeira? Se a resposta for sim, certamente já tem uma preferida, né?! Mas, se ainda não conhece, vamos apresentar algumas opções muito utilizadas na fabricação de móveis e suas respectivas cores. Qual delas combina mais com você?
Mogno: é uma das madeiras mais nobres na produção de móveis e ela se destaca por ser um material resistente e, portanto, de grande durabilidade. A tonalidade é tradicionalmente marrom mais escuro, quase avermelhado, mas também pode ser encontrada em variações mais claras. O mogno é amplamente usado nas decorações clássicas e cheias de estilo.
Carvalho: é um tipo de madeira encontrada no tom avermelhado e branco, mas as variações de cor nos móveis são resultado das diferentes aplicações de verniz. E por falar em móveis, o carvalho, além de resistente e durável, é um tipo de madeira que pode estar presente em diversos tipos de ambientes e, assim, fazer parte da decoração da casa toda.
Imbuia: é a madeira mais utilizada na fabricação de móveis de luxo, isso porque uma das suas principais características é a durabilidade, resistência e a alta densidade. A cor também é uma questão à parte, já que sua coloração natural pode possuir manchas.
Jacarandá: amplamente utilizada desde o período colonial, o jacarandá tem um lugarzinho especial no coração de todos aqueles que apreciam móveis de madeira nobre e, não à toa, é considerado uma das matérias-primas mais valiosas pela sua cor amarronzada e listras mais escuras. No time das madeiras de lei, o jacarandá ganhou seu espaço por ser resistente à umidade, insetos e, claro, também apresenta grande durabilidade.
Como você pode notar, cada tipo de madeira possui suas características naturais que vão desde a textura até a coloração. Porém, como falamos, durante a produção dos móveis, a coloração pode ser alterada devido à aplicação de produtos impermeabilizantes.
Leia também:
7 dicas para comprar móveis e investir em qualidade
Agora que você já conhece as madeiras nobres utilizadas na fabricação dos móveis, que tal aprender a escolher o tom ideal para a sua casa?
Dicas para escolher móveis de madeira
Peça curinga na decoração, a madeira é, muitas vezes, uma das responsáveis por definir qual o estilo de décor será colocado em prática em um projeto. E se você já quer usar móveis de madeira, mas ainda não sabe se opta por uma madeira clara ou escura, veja o que levar em consideração antes da escolha:
Qual tipo de projeto?
Embora os móveis de madeira sejam extremamente versáteis, combinando com qualquer tipo de decoração, saber qual será o projeto executado facilitará na definição da cor da madeira a ser escolhida. Isso porque ambientes com uma pegada mais clássica, tendem a ser compostas por móveis de madeira na cor clara. Já o estilo de decoração industrial, por exemplo, pode e deve abusar dos móveis de madeira mais escura.
Se você não sabe qual é o seu estilo de decoração, que tal fazer este teste?
Cartela de cores
Já sabe quais cores pretende usar na decoração? Que tal pensar na composição dos móveis a partir daí? As cores amarela e branca, por exemplo, são facilmente combinadas com móveis em ambos os tons de madeira. Já a cor azul e o rosa, ficam melhores quando contrastam com móveis em madeira clara. É óbvio que isso não é uma regra. Afinal, o preto, que tradicionalmente ficaria mais harmonizado com móveis em madeira de tons mais claros, quando usado em um ambiente com um estilo de decoração dark, pode e deve incorporar ao projeto móveis de madeira naturalmente mais escura ou ainda pintados de preto.
Outro exemplo é a cor verde. Por remeter à natureza, ele é um tom que combina muito com móveis de madeira de qualquer tonalidade. Por isso, se você já tem a cor definida para pintar a sua casa, é importante combinar esse tom com o tipo de madeira que será incorporada na decoração também.
Funcionalidade
Acredite se quiser, mas funcionalidade também é a palavra de ordem quando o assunto é cor de madeira. Isso porque as cores na decoração dão ou não amplitude ao ambiente. Dessa forma, móveis de madeira clara, por exemplo, podem contribuir para que o cômodo fique mais amplo. Enquanto os móveis de madeira escura, quando combinados a um ambiente sem muita luminosidade, tendem a deixar o ambiente ainda menor, sabia?
Luz ambiente
E por falar em luminosidade, ela deve sim ser muito considerada na hora de decorar um ambiente com móveis de madeira. Afinal, ambientes que não recebem muita luz e utilizam móveis de madeira escura podem ficar sobrecarregados demais, mas, na contramão, podem ser tranquilamente utilizados em locais com bastante luminosidade.
Já os móveis de madeira clara, tanto em ambientes iluminados, quanto nos com baixa luminosidade, tem o poder de deixar o cômodo mais clean.
Móvel de madeira como destaque
Se você está decorando um ambiente mais amplo e quer que o móvel de madeira seja destaque na decoração, pode considerar utilizar uma única peça que seja o centro das atenções em determinado cômodo, utilizando, por exemplo, uma mesa de madeira clara e cadeiras com o estofado colorido. Fica lindo!
O importante é saber que combinar os tons de madeira também pode garantir uma linda harmonização ao ambiente decorado, trazendo, inclusive, mais personalidade para a sua casa. Mas, cuidado para não misturar demais, viu? O ideal é mesclar os móveis com outros elementos da decoração, seja tapetes, a textura e cor da parede ou algum estofado para garantir um resultado melhor.
Que a madeira na decoração é garantia de sucesso, você já sabe. Agora que tal fazer uma visitinha em nosso site e escolher entre os móveis de madeira clara e escura que estão esperando por você? Tem um mais lindo que o outro. Você vai se apaixonar! ♥
Com informações de Líder Interiores, Cadeiras Design, Decor Fácil, Gazeta do Povo, Entenda Antes e Zaask.
Imagens de: Emerago, Westwing, Dicas de Mulher, Seleções, ZAP em Casa, C&C.