Compartilhar

Extremamente versátil, a madeira é praticamente uma matéria-prima obrigatória na decoração. Mas vem cá, você sabe por qual tom escolher? Veja dicas!

Se você chegou até aqui é porque já sabe que móvel de madeira no décor, é sinônimo de sofisticação e personalidade, né? Porém, muito além da versatilidade, é muito importante saber como criar harmonia entre os diferentes tons existentes para que o resultado da composição seja um sucesso. E foi pensando nisso que hoje trouxemos dicas para te ajudar a escolher entre os móveis de madeira de cor clara ou escura. Vem ver!

Os móveis de madeira nobre e seus tons

Para começar, você sabe quais são os tipos de madeira? Se a resposta for sim, certamente já tem uma preferida, né?! Mas, se ainda não conhece, vamos apresentar algumas opções muito utilizadas na fabricação de móveis e suas respectivas cores. Qual delas combina mais com você?

Mogno: é uma das madeiras mais nobres na produção de móveis e ela se destaca por ser um material resistente e, portanto, de grande durabilidade. A tonalidade é tradicionalmente marrom mais escuro, quase avermelhado, mas também pode ser encontrada em variações mais claras. O mogno é amplamente usado nas decorações clássicas e cheias de estilo.

moveis-de-madeira-mogno

Carvalho: é um tipo de madeira encontrada no tom avermelhado e branco, mas as variações de cor nos móveis são resultado das diferentes aplicações de verniz. E por falar em móveis, o carvalho, além de resistente e durável, é um tipo de madeira que pode estar presente em diversos tipos de ambientes e, assim, fazer parte da decoração da casa toda.

moveis-de-madeira-carvalho

Imbuia: é a madeira mais utilizada na fabricação de móveis de luxo, isso porque uma das suas principais características é a durabilidade, resistência e a alta densidade. A cor também é uma questão à parte, já que sua coloração natural pode possuir manchas.

moveis-de-madeira-imbuia

Jacarandá: amplamente utilizada desde o período colonial, o jacarandá tem um lugarzinho especial no coração de todos aqueles que apreciam móveis de madeira nobre e, não à toa, é considerado uma das matérias-primas mais valiosas pela sua cor amarronzada e listras mais escuras. No time das madeiras de lei, o jacarandá ganhou seu espaço por ser resistente à umidade, insetos e, claro, também apresenta grande durabilidade.

moveis-de-madeira-jacaranda

Como você pode notar, cada tipo de madeira possui suas características naturais que vão desde a textura até a coloração. Porém, como falamos, durante a produção dos móveis, a coloração pode ser alterada devido à aplicação de produtos impermeabilizantes.

Leia também:
7 dicas para comprar móveis e investir em qualidade

Agora que você já conhece as madeiras nobres utilizadas na fabricação dos móveis, que tal aprender a escolher o tom ideal para a sua casa?

Dicas para escolher móveis de madeira

Peça curinga na decoração, a madeira é, muitas vezes, uma das responsáveis por definir qual o estilo de décor será colocado em prática em um projeto. E se você já quer usar móveis de madeira, mas ainda não sabe se opta por uma madeira clara ou escura, veja o que levar em consideração antes da escolha:

Qual tipo de projeto?

Embora os móveis de madeira sejam extremamente versáteis, combinando com qualquer tipo de decoração, saber qual será o projeto executado facilitará na definição da cor da madeira a ser escolhida. Isso porque ambientes com uma pegada mais clássica, tendem a ser compostas por móveis de madeira na cor clara. Já o estilo de decoração industrial, por exemplo, pode e deve abusar dos móveis de madeira mais escura.

moveis-de-madeira-dicas

Se você não sabe qual é o seu estilo de decoração, que tal fazer este teste?

Cartela de cores

Já sabe quais cores pretende usar na decoração? Que tal pensar na composição dos móveis a partir daí? As cores amarela e branca, por exemplo, são facilmente combinadas com móveis em ambos os tons de madeira. Já a cor azul e o rosa, ficam melhores quando contrastam com móveis em madeira clara. É óbvio que isso não é uma regra. Afinal, o preto, que tradicionalmente ficaria mais harmonizado com móveis em madeira de tons mais claros, quando usado em um ambiente com um estilo de decoração dark, pode e deve incorporar ao projeto móveis de madeira naturalmente mais escura ou ainda pintados de preto.

moveis-de-madeira-clara

Outro exemplo é a cor verde. Por remeter à natureza, ele é um tom que combina muito com móveis de madeira de qualquer tonalidade. Por isso, se você já tem a cor definida para pintar a sua casa, é importante combinar esse tom com o tipo de madeira que será incorporada na decoração também.

Funcionalidade

Acredite se quiser, mas funcionalidade também é a palavra de ordem quando o assunto é cor de madeira. Isso porque as cores na decoração dão ou não amplitude ao ambiente. Dessa forma, móveis de madeira clara, por exemplo, podem contribuir para que o cômodo fique mais amplo. Enquanto os móveis de madeira escura, quando combinados a um ambiente sem muita luminosidade, tendem a deixar o ambiente ainda menor, sabia?

Luz ambiente

E por falar em luminosidade, ela deve sim ser muito considerada na hora de decorar um ambiente com móveis de madeira. Afinal, ambientes que não recebem muita luz e utilizam móveis de madeira escura podem ficar sobrecarregados demais, mas, na contramão, podem ser tranquilamente utilizados em locais com bastante luminosidade.

moveis-de-madeira-escura

Já os móveis de madeira clara, tanto em ambientes iluminados, quanto nos com baixa luminosidade, tem o poder de deixar o cômodo mais clean.

Móvel de madeira como destaque

Se você está decorando um ambiente mais amplo e quer que o móvel de madeira seja destaque na decoração, pode considerar utilizar uma única peça que seja o centro das atenções em determinado cômodo, utilizando, por exemplo, uma mesa de madeira clara e cadeiras com o estofado colorido. Fica lindo!

O importante é saber que combinar os tons de madeira também pode garantir uma linda harmonização ao ambiente decorado, trazendo, inclusive, mais personalidade para a sua casa. Mas, cuidado para não misturar demais, viu? O ideal é mesclar os móveis com outros elementos da decoração, seja tapetes, a textura e cor da parede ou algum estofado para garantir um resultado melhor.

moveis-de-madeira-clara-e-escura

Que a madeira na decoração é garantia de sucesso, você já sabe. Agora que tal fazer uma visitinha em nosso site e escolher entre os móveis de madeira clara e escura que estão esperando por você? Tem um mais lindo que o outro. Você vai se apaixonar! ♥

Com informações de Líder Interiores, Cadeiras Design, Decor Fácil, Gazeta do Povo, Entenda Antes e Zaask.

Imagens de: Emerago, Westwing, Dicas de Mulher, Seleções, ZAP em Casa, C&C.

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.