Compartilhar

Estilo, design, material, cor, altura e quantidade... a banqueta ideal para sua bancada ou mesa bistrô pode ser um dilema! É importante decidir por banquetas adequadas às necessidades do espaço. Critério essencial que deve aliar design, conforto e qualidade.

Além dos conceitos estéticos, precisamos considerar a praticidade. As banquetas serão usadas diariamente ou é para sentar por um certo período? Também podemos estar interessados em estruturas ergonômicas, qualidade que nos oferece uma sensação maior de conforto. 

Realmente, as banquetas são peças que enfatizam o ambiente e devem ser escolhidas com a devida atenção. Aqui vamos te ajudar a esclarecer as seguintes dúvidas:

  • Como combinar as banquetas com o meu estilo de decoração?
  • Qual o melhor material para as banquetas?
  • Como escolher a banqueta com design adequado?
  • Posso usar as banquetas na área externa?
  • Qual a altura ideal para a banqueta?
  • Existe uma distância apropriada para as banquetas?

 

Como combinar as banquetas com o meu estilo de decoração?

O primeiro passo é considerar o estilo da decoração de sua cozinha ou bar. Contemporâneo ou clássico? Qual será o papel das banquetas dentro do estilo, combinar ou destacar? No caso de ser apenas para completar a decoração, cores, material e estilo devem ser harmonizados. De outro modo, cores e design distinto podem destacar as banquetas de mesmo estilo ou você pode ousar optando por um estilo diferente.

Qual o melhor material para as banquetas?

Os materiais com os quais as banquetas são feitas determinarão seu estilo. Estrutura em metal com acabamento fosco ou brilhante combinam com ambiente industrial. A madeira natural é perfeita para um estilo rustico. Já a madeira pintada é muito elegante ideal para uma atmosfera clássica. Caso deseje um visual provençal a pintura da madeira deve ter um aspecto desgastado em tom pastel.

A combinação desses materiais, metal e madeira, só aumenta a diversidade dos estilos.

Banquetas com estofado revestido com tecido adiciona conforto, no entanto pode ser um incômodo fazer a limpeza após sujar com alimentos. Você pode optar por um revestimento de couro natural ou sintético. Porém, você deve considerar se deseja assentos estofados para suas banquetas. Se você tem filhos, vai querer que suas banquetas, incluindo os assentos, sejam duráveis. Isso pode ser simples, sem encosto e estofado. Uma banqueta com assento curvo de madeira pode ser tão confortável – senão mais – do que um assento estofado.

Como escolher a banqueta com design adequado?

O design envolve muito mais que material de qualidade e estilo. O que é indispensável para sua banqueta. Com ou sem encosto? Base fixa ou giratória? Terá apoio para os braços? Existem muitos modelos de banquetas no mercado, mas é importante decidir o que vai ser aproveitado e com que frequência. Você precisará decidir por banquetas confortáveis que atendam suas necessidades e por sua utilidade no espaço.

Você quer banquetas com encostos? Design ideal para oferecer o conforto necessário, se for estofado será ainda melhor. Contudo, você precisará definir como esse design se encaixará com relevância na bancada da cozinha e se vai ou não dominar visualmente o espaço.

Que tal um modelo giratório? Uma base giratória para suas banquetas pode ser agradável se sua cozinha fizer parte de um grande espaço no qual você se entretém, pois permitirá que os usuários se virem a qualquer momento.

Qual a importância dos apoios para braços? Optar por banquetas com apoio para braços é importante para garantir uma sensação de maior comodidade. As mais sofisticadas possuem encosto, apoio para os braços e assento estofado.

Posso usar as banquetas na área externa?

Da mesma forma que as banquetas fazem parte das cozinhas interiores, também podem fazer parte da área externa. Em tempos quentes, muitas famílias ficam no jardim ou na varanda, por exemplo. Portanto, é inevitável ter uma churrasqueira e uma pequena área gourmet ao ar livre para desfrutar de boa comida com a família e amigos. Esses espaços costumam ter bar com mesa bistrô e as banquetas para acompanhar o chef da casa.

Mobiliários para área externa precisam ser de materiais especiais para aguentar as intempéries climáticas.

Felizmente, a maioria das banquetas são feitas de madeiras envernizadas. O alumínio é a melhor opção de metal para ser usado ao ar livre, especialmente quando recebe uma pintura específica. Observe com atenção a qualidade do acabamento e não esqueça de verificar se a banqueta que escolheu é apropriada para uso externo.

Qual a altura ideal para a banqueta?

Altura fixa ou ajustável? Além do conforto, a banqueta precisa ter uma altura adequada. Existem modelos com altura fixa que são apropriadas para a mesa bistrô ou para a bancada da cozinha, por exemplo. Se você deseja mais praticidade as banquetas ajustáveis serão mais convenientes.

Determine a altura do assento da banqueta de acordo com a sua bancada ou a sua mesa bistrô. Você vai precisar de um espaço de 25 cm a 35 cm entre o assento e a bancada para maior conforto. As medidas variam conforme a altura:

  • Bancadas: altura de 90 cm a 99 cm – Banquetas: de 60 cm a 75 cm do chão;
  • Mesas Bistrô: altura 99 cm a 110 cm – Banquetas: de 70 cm a 80 cm do chão.

Existe uma distância apropriada para as banquetas?

É importante proporcionar espaço suficiente entre as banquetas para que as pessoas comam, bebam e se socializem sem esbarrar os cotovelos. Especialmente em uma bancada de cozinha, que geralmente é o centro de uma cozinha. Aqui estão as medidas que irão oferecer maior comodidade ao aproveitar as banquetas:

  • Assentos de 40 cm a 46 cm: aproximadamente 60 cm;
  • Assentos de 47 cm a 55 cm: aproximadamente 70 cm;

Essas medidas são apropriadas para banquetas sem braços. Caso sua banqueta tenha base giratória ou apoio de braços, precisará de um pouco mais de espaço entre elas para melhor movimentação.

Portanto, quando escolher a quantidade de banquetas você também deve seguir essas medidas para garantir uma boa acomodação. Uma bancada de cozinha com 1,80 cm, por exemplo, acomoda três banquetas. Entretanto, uma mesa bistrô, com medidas 100 cm x 100 cm, por exemplo, pode acomodar facilmente até quatro banquetas.

É isso! Agora você consegue ter mais clareza sobre que modelo de banquetas você pode encontrar no mercado e quais são as mais adequadas para atender as suas expectativas.

Conte nos comentários, queremos saber qual modelo de banqueta é perfeita para seu estilo de decoração?

Imagens do iCreat e Pinterest

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.