Compartilhar

Sentamos nele para descansar e se entreter em frente à televisão... para ler um livro e também acariciar o animal de estimação... para navegar na internet, tomar um drinque com os amigos e ter outros momentos de lazer. Sem dúvida, o sofá é uma das peças essenciais da casa. Por ser constantemente compartilhado, é também um dos móveis com maior probabilidade de contrair manchas!

Sofá de tecido, removível ou não, há boas maneiras de mantê-los limpos e bem apresentável. Siga nossas recomendações de limpeza e o seu sofá ficará bem agradável e com um visual de novo!

 

Tire o pó do sofá de tecido

Ao iniciar a limpeza, a primeira coisa a fazer é usar uma escova seca para retirar o pó do sofá. Uma vez que a poeira não é apenas anti-higiênica, mas, pode deixar marcas desagradáveis ​​no seu sofá se combinada com a umidade. Use o aspirador para remover as sobras que você conseguiu sacudir com a escova seca, e também as sujeiras que caíram profundamente no sofá.

O ideal é que você aspire regularmente seu sofá removendo a uma boa parte da poeira. Além disso, remova fios de cabelos e pelos (deixados por animais de estimação), para isso você pode usar rolos adesivos.

Atenção, se o seu sofá tiver alguma parte sem tecido, como um sofá vintage com a base em madeira, por exemplo, proteja bem essa área, se necessário, para concluir a limpeza sem danos em outros materiais. 

Como lavar a capa removível do sofá?

Em primeiro lugar, retire a capa do sofá para limpar e leia atentamente as instruções de lavagem na etiqueta. Se o tecido do seu sofá for de material sintético, você pode lavá-lo na máquina e usar um programa especial de delicadeza para roupas delicadas ou lã. Em qualquer caso, evite temperaturas muito altas que possam prejudicar a capa do sofá. Prefira uma lavagem a frio. Além disso, lembre-se de definir a rotação da máquina em velocidade mínima.

Algumas capas feitas de tecidos naturais tem uma boa chance de não ser apropriada para lavagem em máquina. Nesse caso, lave à mão e trate as manchas localizadas conforme indicado nas instruções de uso do produto, ou siga nossas orientações de lavagem do sofá de tecido.

 

Limpeza do sofá de tecido

Seu sofá não tem capa de tecido removível? Ou o tecido da capa não pode ser lavado na máquina? Se esse for o problema, realmente a lavagem deverá ser feita manualmente. Dessa forma, escolha o método de lavagem mais adequado para o seu sofá, especificamente:

  • Limpeza com água:

Antes de começar a lavagem é necessário verificar se o seu sofá suporta água. Se a resposta for positiva, você deve iniciar a limpeza do sofá tratando em pequenas etapas. Opte por um detergente ou uma solução natural (como bicarbonato de sódio ou sabão neutro) para limpá-los. 

As manchas devem ser esfregadas com cautela, muita força pode acabar desbotando o tecido e mesmo assim a mancha poderá permanecer ali.  Por outro lado, quando são tratadas as manchas mais difíceis, use um removedor de manchas específico para estofado com tecidos, porém todo produto deve ser testado antes, principalmente, em um canto escondido do sofá – antes que danifique o tecido em uma área visível. 

Assim que finalizar toda a limpeza do seu sofá, seque com um secador de cabelo ou toalha para absorver a água. 

  • Lavagem a seco:

Como o tecido é muito frágil e pode ser danificado, e o sofá não suporta a limpeza úmida. Com a limpeza do seu sofá a seco, você preservará o tecido e evitará o aparecimento de manchas. Para isso, pode-se usar espuma especial que você encontra em lojas especializadas ou bicarbonato de sódio (polvilhe no sofá, deixe agir e passe o aspirador). A boa notícia é, o bicarbonato de sódio tem a vantagem de devolver o brilho ao tecido. Isso é realmente formidável, não é mesmo? Por essa razão é mais um bom motivo para adotá-lo! Finalize com uma secagem segura, use um secador de cabelo ou toalha para absorver a água. 

Como prevenir manchas no sofá de tecido?

A melhor solução para ter um sofá resistente a manchas é fazer a impermeabilização. Assim, você terá um estofado livre das manchas de líquidos e seu sofá ficará conservado mantendo uma aparência nova por mais tempo!

Se você ainda não conhece essa técnica temos uma matéria que irá te ajudar a entender o que é e por que impermeabilizar o sofá. Confira em “O que você precisa saber antes de impermeabilizar o sofá?

 

Agora que você sabe como limpar seu sofá de tecido, conte aqui nos comentários..., essas dicas te ajudaram?  

Imagem de Pinterest.

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.