Compartilhar

O medo de errar na decoração é o vilão das estampas. O poder da estampa está em sua capacidade de adicionar energia a um ambiente. Uma peça com tecido estampado pode transformar o mobiliário ou até mesmo um cômodo inteiro. O impacto da estampa no ambiente, em relação a outros materiais e cores, depende do seu estilo e bom gosto por decoração.

Sabia que você pode combinar estampas diferentes na decoração? Moderação é a chave.... Como em qualquer coisa, a moderação é fundamental. Só porque tecidos com estampas mistas são uma estratégia de decoração de sucesso, isso não significa que você pode simplesmente misturar as estampas de qualquer forma. Muitas estampas diferentes - mesmo que sejam proporções diferentes - podem fazer o ambiente parecer uma bagunça eclética, na melhor das hipóteses.

Quer encontrar inspiração para decorar seu ambiente com móveis de tecidos estampados? Estampas podem harmonizar o espaço ou se destacar com cores contrastantes entre outras peças do mobiliário e a sua decoração. Confira as dicas e acerte na estampa!

 

Use as cores da estampa como guia

Comece com um tema que você ame. Este será o ponto de partida para a decoração do espaço que você escolher. É provável que o tema escolhido conte algo sobre a sua personalidade e as cores vão te inspirar e fazer você se sentir bem.

Certamente é essencial que a estampa tenha as cores e seu tema preferido. Se você escolheu uma peça dominante, como uma poltrona imponente com uma estampa floral azul, por exemplo... tenha como seu guia a cor dominante e use os vários tons para incorporar o seu espaço.

Encontre cores secundárias na estampa que serão incluídas nos itens da sala, como tapetes, almofadas e vasos. Continue a criar uma decoração até ter representado todas as cores do tecido dominante em algum lugar do ambiente.

Misture e Combine Estampas

A mistura de estampas parece ser o inimigo da decoração, para a maioria das pessoas, mas não precisa ser. Embora, as estampas não precisam ter a mesma combinação, mas o visual geral deve se completar.

Uma estampa dominante não exclui a inclusão de outras estampas no ambiente. O segredo é manter a escala da estampa. Por exemplo, se a sua peça principal tem uma estampa em grande escala, os demais mobiliários devem ter uma estampa em pequena ou média proporção para evitar um conflito. 

Ao misturar estampas, um método mais simples é selecionar versões de seu tecido estampado. Se você adora estampa com flores combine vários tipos diferentes de flores e, a depois, use estampas secundárias com apenas uma ou duas flores semelhantes. 

Misturar estampas também pode ser um truque usado para combinar diferentes estilos de decoração. Uma charmosa poltrona em estilo provençal estofada com tecido estampado com flores faz bem uma combinação com um estiloso puff de design rústico. Em caso de dúvida, use um floral, um padrão geométrico e listras, de preferência nas mesmas tonalidades.

Padrão de estampas mais comuns na decoração

Podemos encontrar estampas de diferentes padrões, o mais comum para a decoração de interiores são:

  • Estampas orgânicas: os padrões orgânicos podem incluir florais ou qualquer tema inspirado na natureza... também podem conter muitos espirais e curvas.
  • Estampas geométricas: existem muitos padrões geométricos interessantes e alguns bem mais complexos. O padrão geométrico mais comum de encontrar nas estampas são bolinhas ou listras.

E as estampas de animais na decoração?

Você deve estar se perguntando: “E a estampas de animais estão fora de moda? Na verdade, estampas de animais combinam com tudo! Ao longo das décadas, as estampas de animais evoluíram, costuma ser considerado um elemento que combina com qualquer coisa na moda e na decoração. Dito isso, as estampas animais podem não vir imediatamente à mente ao decorar um cômodo específico, mas agora existem tantas versões de estampas de animais - realistas e fantasiosas - que realmente podem ser uma opção versátil

Equilíbrio entre móveis e estampas

Por fim, o ideal é combinar peças mais volumosas com estampas maiores, como cortinas e sofás. Já para os acessórios e mobiliários de menor dimensão as estampas pequenas tendem ser mais usadas, como cadeiras com assentos estofados e almofadas. Mas, não tenha medo de quebrar um pouco as regras... toda decoração depende de seu estilo e paixão por estampas.

Agora, conta aqui nos comentários a sua decisão.... Ter ou não ter mobiliários com tecidos estampados na sua decoração?

Imagens de Pinterest.

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.