Compartilhar

Couro Natural vs Couro PU Sintético

 

Na hora de escolher os melhores acabamentos para o seu móvel, é importante saber a diferença entre couro natural, couro sintético e couro PU.

De modo que você saiba exatamente qual o melhor tipo de acabamento para o seu móvel. E com uma decisão assertiva na hora da compra, consiga tornar o seu investimento mais duradouro.

Afinal, um acabamento de boa qualidade é responsável por manter sua movelaria bonita por muito mais tempo. Evitando que o couro fique com aparência quebradiça ou velha com o uso no cotidiano.

Continue lendo para conferir todas as dicas que separamos para que você possa comprar seus móveis com o melhor acabamento e ainda consiga economizar.

Sempre considerando o uso do móvel, a sua necessidade, acabamento no quesito estético e também no aspecto funcional. Afinal, precisar trocar o acabamento de ano em ano acaba aumentando muito o custo para ter o móvel.

Sendo muito mais prático e interessante comprar um móvel de melhor qualidade e manter apenas cuidados de higienização.

Couro Natural: o que usamos nos nossos móveis

Quando produzimos móveis para nossos clientes, sempre utilizamos o couro natural ou também conhecido como couro legítimo.

Esse tipo de couro possui excelente qualidade, alta durabilidade e possibilita diferentes acabamentos na movelaria.

Podendo ser utilizado um couro com acabamento envelhecido ou couro com pelo. Visando conferir o acabamento desejado para ter um móvel com a aparência que você sempre sonhou em sua casa.

O couro natural que usamos é de procedência garantida e utilizado para dar o melhor acabamento e máximo conforto aos móveis. De maneira que o seu móvel dure por muitos anos com o aspecto novo.

Evitando que seja necessário trocar o acabamento em pouco tempo. O que pode acontecer em caso de usar um couro sintético de baixa qualidade. Ocasionando a necessidade de substituir todo o material em pouco tempo.

Porque esse tipo de acabamento pode rachar ao ser usado diariamente, além de ser um material que pode esquentar muito quando exposto ao sol.

O couro natural é um acabamento muito refinado, de custo mais elevado e durabilidade muito alta. Podendo ser o tipo de peça usada por você, seus filhos e até mesmo os netos a depender da rotina de cuidados que for adotada com o móvel com acabamento em couro natural.

Couro Natural

Couro PU

PU é uma sigla para denominar o composto poliuretano, portanto, o couro PU na verdade é um material sintético de poliuretano que imita a textura e aparência de couro.

A maioria dos Couro PU, são de baixa qualidade e acabam descascando muito rápido. Por isso, é o tipo de material que você deve evitar ao pensar em acabamentos para movelaria. Tendo em vista que, não irá oferecer sequer a durabilidade de 2 anos para o seu móvel ser usado diariamente.

Portanto, você estará investindo em um móvel que rapidamente irá causar algum tipo de problema. Sendo um material que precisará de rápida substituição.

E por isso, você não deve optar por esse tipo de material. Porque ele diminui a vida útil do seu móvel, podendo ocasionar a necessidade de trocar rapidamente o acabamento do móvel.

E se você solicitar essa substituição para um profissional que não apresenta boa qualidade de acabamento, isso poderá comprometer o design do seu móvel após a nova aplicação de acabamento.

Couro Pu

Isso significa que todo couro sintético é ruim?

Não! É muito importante entender que existe no mercado alguns tipos de couros sintéticos que apresentam boa qualidade.

É por isso mesmo, que nós usamos o vinil automotivo quando o assunto é usar o couro sintético. Tendo em vista que o vinil automotivo possui aparência igual ao couro natural e apresenta boa resistência, além de ser disponível em várias cores.

E sua excelente qualidade se reflete na durabilidade desse material, que é inclusive usado em carros, o que faz com que ele tenha o nome de vinil automotivo.

Com aparência muito parecida quando comparado ao couro natural, o vinil automotivo pode ser aplicado na cor que mais combina com seu ambiente.

E isso é fundamental para manter uma boa harmonização do seu ambiente. Deixando o visual bonito e um acabamento sofisticado na sua decoração.

Com boa resistência e custo mais acessível, esse acabamento tende a ser o preferido de muitas pessoas.

Principalmente as que visam proteger os animais e por isso, evitam utilizar o couro natural por questões ideológicas.

Além disso, a manutenção desse tipo de acabamento é mais fácil. Por isso, é inclusive uma opção mais viável para quem vai usar o móvel em restaurantes ou outros estabelecimentos comerciais.

Porque esse móvel irá apresentar a beleza necessária para encantar seus clientes, com sofisticação e resistência. Sendo um investimento durável e bastante acessível quando pensado na relação custo benefício.

Vale a pena usar tecidos que imitam a aparência de couro?

Depende diretamente do seu objetivo! Em muitos casos, é interessante usar um tecido que imita a aparência de couro para ter um visual sofisticado, economizando e deixando seus móveis com um acabamento macio e fácil de limpar.

É por isso que alguns suedes, veludos e tecidos conceitos que usamos na aplicação de móveis imitam a aparência de couro.

No entanto, é bem importante você avaliar se essa “imitação” é o mais indicado para o seu ambiente ou se outro tipo de acabamento também irá cumprir a mesma função.

Em geral, as pessoas que buscam por um acabamento que imita a aparência, mas não é couro, estão buscando um produto bonito e que tem a textura diferente do couro.

O suede por exemplo, é lindo, elegante e pode ter uma aparência que imita couro sem apresentar a sensação térmica de sentar em uma cadeira de couro.

O couro natural e até mesmo o sintético tem grande capacidade de esquentar quando colocado no sol. Por isso mesmo, algumas pessoas não gostam de aplicar esse tipo de acabamento em algumas superfícies.

Mas vale lembrar, que esses acabamentos esfriam com facilidade quando colocados sob refrigeração após a exposição ao sol.

Portanto, se você está pensando somente nesse aspecto de temperatura, é importante avaliar bem antes de decidir o acabamento somente baseado nisso.

Outro ponto que você deve pensar sobre os acabamentos de suas cadeiras e móveis em geral é se esse acabamento combina com as demais peças que você já está usando.

O couro sintético de vinil por exemplo, é um material que pode ser encontrado em diversas cores, combinando com mais facilidade no seu ambiente.

O que faz com que todos os móveis pareçam ter sido comprados como parte de um conjunto que harmoniza perfeitamente as peças.

E isso pode não acontecer se você coloca um acabamento que destoa muito do estilo dos outros móveis. Uma peça muito arrojada com um acabamento que imita couro pode não combinar com o papel de parede mais delicado ou o acabamento do seu sofá.

Avaliar bem a sua decoração antes de ir às compras é importante para harmonizar todas as texturas e formas, garantindo acabamentos que deixam seu ambiente charmoso.

Tecido Emita Couro

Couro nunca sai de moda

Um aspecto muito interessante de ser observado é que peças em couro são investimentos eternos. Esse tipo de acabamento nunca sai de moda, podendo ser usado por várias gerações se houver o cuidado necessário com a manutenção.

Por isso, é o tipo de acabamento que nós indicamos para móveis de luxo. Uma vez que o couro natural ou até mesmo o sintético de boa qualidade irá ser preservado por anos.

Podendo agregar design, luxo e sofisticação em seu imóvel por várias gerações. Sem que pareça ser um móvel comprado muitos anos atrás ou que foi herdado.

O couro é o tipo de acabamento que dá sofisticação ao ambiente e que nunca vai sair de moda. Mesmo que outras texturas estejam mais em alta, sua casa não ficará com aparência de desleixada ou desarrumada.

Como cuidar de peças em couro?

As peças de couro precisam de manutenção adequada para que possam durar. O couro legítimo precisa de hidratação e produtos adequados para que a limpeza possa ser feita e a peça conserve seu brilho natural ao longo dos anos.

Por isso, é muito importante adquirir os materiais apropriados para os cuidados com o couro. De maneira que isso prolongue a vida útil.

Sempre evitando a utilização de materiais abrasivos e de produtos químicos que não são indicados para esse acabamento.

Ter esse tipo de cuidado contribui para que seu investimento dure por muitos anos. Afinal, comprar um móvel com acabamento de couro não é a aquisição mais em conta.

No entanto, ao comprar couro legítimo ou couro sintético de boa qualidade, é possível manter a aparência bonita por muitos anos. Desde que você dê ao couro os cuidados necessários de hidratação e higienização.

Em especial, usando produtos de limpeza adequados e se você vai usar esse móvel todos os dias, cabe realizar lavagem à seco periodicamente.

Assim, seu móvel dura muito mais e com cheirinho agradável, livre de ácaros e outras sujeiras e manchas. Mantendo a aparência de que está sempre novo e limpo.

Acabamento em couro combina com que estilo?

Móveis com acabamento em couro combinam com linhas mais arrojadas, estilos mais contemporâneos e são ideais para apartamentos masculinos, por exemplo.

O couro não é o acabamento mais indicado para ser colocado em ambientes com uma decoração muito floral e feminina. Porque vai destoar dessa decoração delicada e clássica.

Justamente por ser um material mais arrojado e moderno. No entanto, é possível incorporar essa peça a depender do tom de couro e do tipo de peça.

Uma poltrona em couro mais claro, pode receber algumas almofadas na paleta de cores mais delicadas da sua sala, por exemplo.

O mais importante, é sempre pensar na harmonia geral do ambiente para que você possa combinar todas as peças entre si e com isso, ter um bom resultado.

Uma decoração mais sóbria e elegante é sempre o ideal para qualquer ambiente. E nisso, o couro pode te ajudar muito. Justamente por ter esse refinamento de acabamento e visual arrojado.

Um belo sofá de couro marrom fica extremamente elefante em qualquer ambiente. Podendo receber almofadas mais estampadas para deixar o visual mais aconchegante.

Você sempre pode mesclar os estilos, no entanto, é importante perceber que o couro é um material mais arrojado e pesado.

Por isso, peças que contrapõem essa textura são interessantes se usadas com cuidado. Um tapete bem felpudo por exemplo, é uma boa opção para deixar o ambiente mais aconchegante sem fazer muito esforço.

Poltrona Shell Couro

Poltronas de couro são duráveis?

Sim! Uma bela poltrona de couro é uma excelente opção para usar no dia a dia de trabalho. Além de ser muito confortável, o acabamento é durável.

E por ser bem imponente, a combinação de madeira e couro para um escritório dá ao visual do lugar sofisticação necessária para impactar positivamente seus clientes.

Esse é o tipo de poltrona que pode ser usado por qualquer profissional de qualquer área de atuação. Conferindo ao escritório mais sobriedade e imponência.

Demonstrando para cada cliente que entra no seu local de trabalho que você é um profissional que se preocupa com a aparência do seu lugar de trabalho.

Para complementar o jogo de cadeiras do escritório, você pode usar a cadeira de seus clientes com outro tipo de acabamento de tom parecido.

Um suede que imita a aparência de couro por exemplo, cai muito bem. Diminuindo o custo do investimento nas cadeiras dos clientes e deixando a mais imponente e bela reservada para você.

Conferindo hierarquia ao espaço de trabalho, o que é importante. Mas sempre sem perder a elegância.

Tendo isso em vista, é possível perceber que os acabamentos em couro caem bem não só para o uso em casa, como também para serem usados em ambiente mais formal de trabalho.

E por ser um material com ampla durabilidade, vale a pena investir em garantir seus móveis com acabamento de couro.

Assim, você terá móveis que combinam com seu estilo pessoal e podem ser usados por um longo período de tempo.

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice