Filtrar
Foram encontrados 63 produtos
Filtrar Remover filtros
Categorias
  1. Aparadores
  2. Banquetas
  3. Cabeceiras
  4. Cadeiras
  5. Camas
  6. Criados
  7. Cristaleiras
  8. Mesas de Centro
  9. Mesas de Jantar
  10. Penteadeiras
  11. Poltronas
  12. Poltronas Giratórias
  13. Puff
  14. Recamier
  15. Sofas
  16. Bancos
ESTILO
  1. Clássico
  2. Luis XV
  3. Provençal
  4. Rustico
AMBIENTE
  1. Hall De Entrada
  2. Quarto
  3. Sala De Estar
  4. Sala De Jantar
  5. Escritório
  6. Closet
  7. Cozinha
  8. Infantil
  9. Areá Gourmet
Preço
Avaliação

Móveis Luís XV

Os Móveis Luís XV são as peças mobiliário mais famosas do mundo. Confira a coleção de móveis Luís XV disponíveis no Atelier Clássico

Como é possível que um móvel criado séculos atrás, um produto francês dos séculos XVIII e XIX, ainda possa ser tão relevante para o design de interiores hoje em dia? Os móveis Luís XV são, sem dúvida, um dos estilos de móveis mais famosos da história. Um estilo que não só continua relevante atualmente, mas que ainda é altamente desejado. 

O design elegante de móveis para sala de estar, como o Sofá Luis XV e a charmosa Poltrona Luis XV formam um ambiente luxuoso.

Na sala de jantar com estilo Luis XV você pode ter uma Mesa de Jantar requintada, combinada com as Cadeiras personalizadas e decorar com uma belíssima Cristaleira

O estilo Luis XV deixa o ambiente harmonioso e aconchegante, no quarto, além da Cama e Cabeceira, outras mobilias, entre Cômoda e Criado Mudo, também ganham com este design de formas preciosas. 

Sempre estamos querendo mudar, buscar coisas novas e sair do comum. Fato disso é sempre estar numa busca constante de aparência, seja física ou de lugares que estão sob nosso poder de alteração.

É fã do estilo e deseja colocar um ar de realeza na decoração do seu ambiente? Então continue lendo! O Atelier Clássico preparou um material exclusivo falando sobre a história e o estilo dos móveis Luís XV e como decorar seu ambiente com elas.

Porém uma dúvida que sempre bate é: O que fazer?

Você já passou pelo momento de querer mudar um ambiente, seja da sua casa ou do seu negócio, e não sabia o que escolher? Seja cor, móveis ou estilo?

Esse é um problema muito frequente por conta da nossa afinidade com diversos aspectos de estilos diferentes.

E para dar uma forcinha nesse momento de indecisão, vamos trazer aqui algumas dicas mais clássicas, mais especificamente voltadas para o estilo Luís XV.

Então se esse tema te interessa, se você quer trazer um ar mais vintage para sua casa ou seu negócio, vem com a gente que vamos te mostrar como.

A Tendência Clássica

Falamos das dúvidas que acabam aparecendo quando você acaba querendo fazer uma repaginada em algum ambiente, porém isso acontece até quando você escolhe fazer algo mais antigo, algo clássico.

O clássico vem sendo uma tendência a alguns anos, trazendo roupas, móveis e cortes antigos que fizeram sucesso em suas épocas e melhorando-os para se adequar a nossa época.

E mesmo dentro do clássico podemos ver diversas vertentes, você pode encontrar o clássico propriamente dito, um estilo voltado mais pro Greco-Romano.

Você pode encontrar também o retrô, que fica mais pautado nos últimos 100 anos, e uma das opções que você pode encontrar é o estilo Luís XV que vamos falar no próximo tópico.

O que não dá pra negar é o seguinte, o clássico tem voltado com toda força, existem opções diversas de aplicação para a proposta que você quiser, o importante é saber qual estilo você vai querer focar e com ele desenvolver sua ambientação.

Estilo Luís XV

Caso você não saiba, Luís XV foi um rei da França que governou em 1700, por cerca de 30 anos.

Os móveis Luis XV vem basicamente do período do seu reinado em diante, que em pouco tempo já começou a ser considerado um dos estilos de decoração de interiores e mobiliário mais impactante e importante da cultura francesa e do mundo.

Mas como identificar essas peças? Como reconhecer em meio a diversas peças clássicas?

O estilo Luís XV geralmente vem carregado de cores pastel, típico de sua época, e recoberto de detalhes e classe, onde você pode ver diversos entalhes em alto relevo por toda a peça.

Além disso, são elementos que buscam trazer sofisticação e são marcados pelos materiais utilizados na sua produção, tudo isso para trazer conforto e comodidade.

Outro ponto importante de se falar é que o estilo não está ligado apenas a móveis que foram criados e utilizados naquela época, não são móveis apenas que foram conservados e hoje são comercializados.

Os móveis Luís XV têm seu estilo mas mantém também uma pegada moderna, são móveis que muitas vezes são repaginados e trazem composições especiais, para combinar o melhor da antiguidade com as possibilidades que temos hoje.

Um pouco da história por trás da criação dos móveis Luís XV 

O rei Luís XV reinou entre 1715 e 1774. Ele assumiu o trono quando era apenas uma criança e o resultado de sua inexperiência e falta de orientação foi um reinado com sérios problemas econômicos e políticos. No entanto, Luís XV, conhecido como o rei relutante, elevou o design já exuberante deixado de herança pelo seu antecessor. Os móveis Luís XV são algumas das peças mais exuberantes do século XVIII. 

Luís XV foi um grande defensor das ciências e das artes, mas foram as suas amantes ricas que mais influenciaram os estilos de móveis da época. Influenciado pelas preferências dessas mulheres, o rei aprovou um design mais elegante que marca o estilo dos móveis Luís XV, quebrando os antigos padrões de formalidade masculina e grandeza pomposa. 

Além disso, as amantes do rei tinham recursos praticamente ilimitados e mantinham-se ocupadas com encomendas constantes para fornecer e redecorar alas e salas do palácio. Além de serem uma das principais forças que impulsionaram a criação dos móveis Luís XV, elas também fizeram outras mudanças relacionadas ao design de interiores. Um exemplo é o modo como as grandes suítes foram substituídas por quartos menores e mais íntimos, e foram mobilizadas com atenção constante à elegância, requinte, conforto e bem-estar. 

Linhas curvas e assimetria se tornaram a regra. Os móveis tornaram-se práticos e facilmente transportáveis, sem perder a elegância. Sob sua influência, os designs de móveis evoluíram para uma abordagem mais suave, menos formal e mais funcional. As cadeiras, especialmente, ficaram mais graciosas, mais convidativas e confortáveis. Esses traços são percebidos nos móveis Luís XV. 

Sem dúvida, o maior de todos os períodos para o mobiliário francês, o período de criação dos móveis Luis XV foi marcado por uma extraordinária criatividade. Mestres estrangeiros vieram a Paris para trabalhar na Corte: Bernard van Risen Burgh ou B.V.R.B., Vandercruse conhecido como Lacroix. 

De forma geral, os móveis Luís XV dão vida ao chamado rococó. Nesse estilo as formas naturais foram extremamente privilegiadas pelos designers. Que investiram em formatos rochosos, conchas e flores nas peças de design. Há ainda um prevalecimento de padrões assimétricos. 

A maior parte da produção dos móveis Luís XV foi encomendada para decoração de casas pertencentes à realeza e nobreza. Era moda que cada casa ter pelo menos dois conjuntos completos de móveis, um para o verão e outro para o inverno.

O rococó e os móveis Luís XV 

A imaginação é a base do estilo decorativo rococó. Dessa forma, como já falamos as rochas e conchas, com flores e folhagens, fornecem o tema dominante dos móveis Luís XV. Contraste e assimetria são suas características essenciais. Por volta de 1730, o movimento foi ampliado e acelerado pelo trabalho de ornamentistas como Gilles Marie Oppenord e Jules Aurèle Meissonnier, que estavam entre os principais designers dessas formas mais extravagantes de móveis. Entre os artistas mais devotos ao rococó destaca-se Gaudreaux, um artesão que foi um dos principais marceneiros trabalhando para a coroa no reinado de Luís XV. 

Quando falamos dos móveis Luís XV e sua relação com o rococó podemos falar de uma forma pura e outra aperfeiçoada.  Nessa forma houve uma consistente simplificação do rococó. Nas peças de mobiliário Luís XV a dureza e agitação iniciais de suas curvas sinuosas deram lugar a um ritmo mais amplo e tranquilo. 

Livre dos exageros do rococó, os móveis Luís XV no estilo em sua forma aperfeiçoada apresentavam um uso mais moderado de linhas curvas e ornamentos menos fantasiosos. Os artesãos que trabalham na produção dos móveis Luís XV no estilo puro nos deram exemplos perfeitos de móveis franceses no seu melhor. 

Para entender os móveis Luís XV também é interessante considerar algumas outras mudanças no contexto da época. A mais importante delas é relacionada a hospitalidade. A arte de hospedar pessoas de forma confortável e privada, até então desconhecida, tornou-se de importância primordial no século XVIII. Como já pontuamos, os quartos foram reduzidos a um tamanho mais razoável, enquanto os móveis se tornaram menores, perfeitamente adaptados às necessidades humanas e, acima de tudo, mais confortáveis. Aqui reforçamos a importância de móveis mais voltados para a funcionalidade.

Alguns traços dos móveis Luís XV

Agora que já conhecemos um pouco da história do período, ou seja, do contexto histórico do qual emergem os móveis Luís XV, vamos falar sobre os traços que caracterizam os móveis desse período. 

Além da inspiração na natureza, a fantasia também teve um papel importante nos temas e motivos usados no design das peças do período. Estamos falando de superfícies de móveis que eram adornadas com animais fantásticos, paisagens exóticas, etc. 

Os móveis Luis XV marcam um período no qual diferentes artes e técnicas estavam sendo empregadas no processo de design e produção das peças. Estamos falando de um momento histórico em que técnicas decorativas estavam sendo enriquecidas e isso se reflete na produção dos móveis Luís XV

Estamos falando de níveis de escultura excelente, ornamentação em todos os tipos de metal, trabalho embutido em madeiras, metal, madrepérola e marfim, etc. O processo criativo privilegiava o conjunto, ou seja, as peças de móveis Luís XV eram criadas considerado o envolvimento de diversos artistas. Trabalhavam nessas peças artistas como pintores, designers, escultores, etc. 

E essas diferentes artes trabalham de forma harmônica. Entre os móveis Luis XV as cadeiras são, talvez, as peças mais famosas. É nelas que podemos ver o modo como essas artes parecem e técnicas diferentes parecem fluir, se perder uma na outra. O visual da peça não passa nenhum sentimento de separação. 

As mesas do período são mais simples e mais leves que suas antecessoras. Esses móveis Luís XV têm uma característica em comum: pernas de cabriole. Mesas médias e pequenas revelam todas aquelas qualidades brilhantes e versáteis dos artesãos parisienses da era dourada. E passaram a ser produzidas para diferentes cômodos da casa. 

Para o quarto havia mesas como o vide-poche (uma espécie de esvaziador de bolso), o serre-bijoux (mesas de joias) e chevets (mesas de cabeceira). Para os salões, havia pequenas mesas de apoio ou ainda mesas de trabalho, chamadas tricoteuses ou chiffonnières. 

Sobre a matéria prima, cabe dizer que uma variedade muito maior de madeiras nativas e exóticas estava disponível para os artesãos na produção dos móveis Luís XV. Madeiras raras, como tulipa, limoeiro, violeta e rei, foram usadas para efeitos suntuosos, e também foram importados mármores ricos em veias e tonalidades. 

A arte de polir atingiu seu auge no período de produção dos móveis Luís XV, chegando a rivalizar com objetos do Extremo Oriente. No seu extremo, o modo rococó tornou-se deliberadamente assimétrico, embora planejando sempre manter um equilíbrio harmonioso dentro do esquema maior de decoração. 

Graças a essa ampla variedade, a marchetaria pictórica começou a florescer. Era mais frequentemente na forma de decoração floral, mas às vezes os artistas ousavam com representações de paisagens ou artes mais realistas de utensílios domésticos. O entusiasmo pela laca oriental inspirou os marceneiros e artesãos da época a adaptá-la à decoração de móveis, incorporando painéis importados ou cópias europeias em uma estrutura de bronze. Muitos dos móveis Luís XV usavam bronze. 

Quando as escavações trouxeram às descobertas em Herculano e Pompéia, isso resultou em entusiasmo avassalador pela antiguidade, uma evolução começou por volta de 1755-60, esse período é de uma transição entre o estilo dos Luís XV para o estilo neoclássico Louis XVI. 

Conclusão

Agora que você já entende bastante sobre esse estilo e os móveis que ele proporcionou termos hoje, não deve ser difícil imaginar que sempre há a possibilidade de aplicá-los em diversos ambientes.

Abra sua mente e crie diversas possibilidades, o que não vale é deixar passar a oportunidade de utilizar uma peça sofisticada com tal estilo e dar imponência para os ambientes da sua casa e/ou negócio.

E se houver dúvida de onde encontrar, basta olhar na nossa loja diversas opções de móveis Luis XV com preços imperdíveis, não perde essa.

Pensando em decorar sua casa com móveis Luís XV? O Atelier Clássico tem a peça certa para os mais diversos ambientes. Confira nossa seleção e aproveite.

FAQ Móveis Luis XV no Atelier Clássico | Compre com o Melhor Preços

O que é o estilo de Móveis Luís XV?

O estilo Luís XV é um dos mais estimados na decoração de interiores e de mobiliários, influenciado pelas linhas fluidas e graciosas do rococó. Ele foi desenvolvido durante o reinado de Luís XV, entre os anos de 1730 e 1760, na França. Nessa época, as mulheres estavam ganhado espaço e prestígio o que serviu de grande inspiração para a decoração de interiores. A figura de maior destaque provavelmente foi Madame de Pompadour (amante de Luís XV) que por sua vez tinha muita influência, não só na decoração mais também na politica. O estilo Luís XV é até hoje uma grande referência para designers e arquitetos. Passados tantos anos, é claro que suas características ganharam diversas releituras. Hoje em dia, é possível mesclar o nobre estilo Luís XV com elementos modernos, deixando o ambiente com um estilo único e elegante.

Como identificar o estilo de Móveis Luis XV?

Uma das primeiras características mais marcantes nos móveis do estilo Luís XV são os materiais sofisticados utilizados em sua fabricação. Se forem feitos de madeira, são chamadas de “madeiras nobres”. Além disso, os traços e entalhes formam curvas sinuosas o que de fato é um diferencial, outro destaque no estilo Luís XV, fica por conta dos pés, chamado por pés cabriolet ou também conhecido por pé de cabra. As cores por sua vez são mais neutras, como pastel, bege e o bronze são a perfeita combinação para compor um ambiente requintado ao estilo Luís XV.

Onde utilizar os Moveis Luis XV?

Esse estilo de moveis é bem vindo em qualquer ambiente agregando mais estilo e sofisticação.Pode ser utilizado para dar um toque mais refinado na sala de jantar com mesas cadeiras, aparadores e cristaleiras entre outros... já no quarto esse estilo Luis XV pode tornar o ambiente mais aconchegante fazendo o uso de cabeceiras, penteadeiras e poltronas.

Como utilizar os Moveis Luis XV?

Agora que você já sabe sobre o estilo Luís XV, reinvente a forma de decorar o seu lar. Inspire-se nessas dicas do Atelier clássico e faça mudanças impressionantes em qualquer ambiente.

Índice
atelierclassico.com.br
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.