Filtrar
Foram encontrados 145 produtos
Filtrar Remover filtros
Categorias
  1. Aparadores
  2. Criados
  3. Comodas
  4. Cristaleiras
  5. Escrivaninhas
  6. Mesas de Canto
  7. Mesas de Centro
  8. Mesas de Jantar
  9. Penteadeiras
  10. Chapeleiras
  11. Buffet
ESTILO
  1. Clássico
  2. Marchetaria
  3. Provençal
AMBIENTE
  1. Hall De Entrada
  2. Quarto
  3. Sala De Estar
  4. Sala De Jantar
  5. Escritório
  6. Closet
  7. Cozinha
  8. Areá Gourmet
  9. Home Office
Preço
Avaliação

MÓVEIS MARCHETADOS

Você sabe o que são móveis marchetados? Móveis marchetados, ou a arte da marchetaria, é uma técnica artística de se encaixar, ou embutir, ornamentos em uma superfície plana. Não apenas de móveis, mas também pisos, painéis e tetos.

Com essa técnica, aplicam-se vários tipos de matérias, de metais a pedras e plástico, bem como o marfim, madrepérolas e a própria madeira. Geralmente, o suporte usado para essa aplicação é a madeira.

Essa técnica serve para construir, em móveis e afins, objetos tridimensionais. Hoje, nosso artigo vai girar em torno destas peças, móveis feitos com marchetaria, bora conhecer um pouco mais?

Móveis de madeira para sala de estar com as aplicações de marchetaria, como os Aparadores que realçam a beleza e podem ser combinados com as Mesas de Centro e Mesas Laterais personalizáveis. Da mesma forma, na sala de jantar a Cristaleira se destaca com a exuberância da marchetaria.

A decoração de quarto também ganha personalidade, tanto a Cômoda como o Criado Mudo são peças perfeitas para decorar com a técnica de marchetaria.

Nem todo mundo sabe bastante sobre os móveis marchetados, que são muito adorados por sua sofisticação e estilo. Talvez você já tenha ouvido falar sobre essas peças, mas o fato de jamais tê-la por perto pode fazer com que desconsidere seu possível uso.

Seja como for, sempre estamos buscando novas ideias para transformar a nossa casa e os ambientes onde trabalhamos, o que é natural. Nesse sentido os móveis marchetados podem ser um bom acréscimo, um grande ganho.

Assim sendo, a seguir falaremos mais sobre essas peças, explicando o seu processo de desenvolvimento e apontando de que forma elas podem enriquecer o seu dia a dia! Vem com a gente, porque as nossas dicas têm muito a te oferecer!

Saiba o que são os móveis marchetados

Caso você não saiba os móveis marchetados são elementos desenvolvidos a partir de madeira embutida, que é basicamente uma peça feita de madeira maciça. Nessa peça específica são aplicados outros tipos de madeira bem preciosa, além de materiais ainda mais nobres, como o metal, a madrepérola e até mesmo o marfim.

A forma como é aplicado o material que vai sobrepor e encaixar na madeira maciça varia muito e depende da intenção do artista. Existem vários desenhos possíveis, e os mais comuns estão relacionados à reprodução de mosaicos.

É necessário lembrar que além de se usar produtos de diversas origens também é muito comum que os móveis marchetados apresentem outras texturas e cores, o que vem dessa mistura e justaposição, que só o ato de incrustar pode vir a permitir.

Sendo assim, o resultado que normalmente se tem é uma mix bem instigante e único, que remonta aos tempos clássicos e que encanta os que gostam de decoração mais tradicional por princípio, ou como um elemento diferenciador dentro de ambientes mais modernos, mais limpos, mais clean.

É interessante dizer isso, porque há quem pense que esse tipo de processo só será possível para quem gostar daquele estilo mais datado de arquitetura, mas a verdade é que fazer a ação de decorar mais instigante tem a ver também com saber mesclar elementos de diferentes origens e de variadas linhas, com a intenção de formar um cômodo que seja amplo em possibilidades, mas também em significados e em premissas.

Conheça os móveis que mais passam por esse tipo de processo

Existem vários móveis marchetados no mercado, mas algumas peças passam mais por esse tipo de processo do que outras, inegavelmente. Entre as que mais observamos decoradas assim podemos citar...

Isso acontece porque a premissa é de que esse tipo de móvel tenha bastante atenção dentro dos ambientes, mais do que normalmente teria uma cadeira, ou uma simples estante. São peças que chamam os olhos e que conseguem o foco dos seus desenvolvedores, mas também de seus admiradores, sejam eles quem forem.

Pensando assim, é compreensível que sejam as favoritas para serem trabalhadas com tanto afinco e capricho, até porque elas tendem a estar no centro dos locais onde forem postas, e isso evoca toca uma beleza e uma graça que de fato são únicas e especiais. Assim sendo, é explicável que prefiram colocar esses esforços nessa direção, do que em um simples banco que mal vai ser visto assim que alguém sentar nele.

Compreenda o preço por trás dos móveis marchetados

De fato, se tem uma coisa que é preciso admitir é que de modo geral os móveis marchetados não são baratos. Na verdade, eles tendem a ser muito caros. Isso tem a ver com todo o desenvolvimento que lhes é imposto, e que pede muito cuidado e expertise dos envolvidos. Mas não é só isso.

O uso de materiais nobres para evocar a grandeza de outros tempos também está entre as razões que fazem com que essa peça seja mais cara do que outras que vemos por aí. É uma pena que seja assim, mas é a verdade e tem que ser encarada dessa forma específica. Até porque, ignorar que um produto pode ter um preço alto não vai fazer ele se tornar mais barato. Na verdade, só vai te frustrar e te chatear.

É importante, portanto, compreender de onde vem os motivos relacionados a esse valor, para ver se você está ou não está afim de bancar. Se estiver tudo bem e se não tudo bem também. O que é interessante é você se decidir, e tirar a sua decisão da cartola a partir de uma lógica clara, entendendo o motivo de você querer essa peça, mais do que quer qualquer outra! Aliás, falaremos mais sobre isso a seguir, então vale a pena você dar uma olhada porque é provável que as nossas sacadas te surpreendam!

Veja como escolher os móveis marchetados para sua casa ou local de trabalho

Definir os móveis marchetados que mais te servem depende de uma série de fatores. Há quem prefira uma penteadeira, ou uma cômoda com essa temática. Outros buscam mesas de centro ou cristaleiras. A definição do que terá esse estilo ou não vem primeiro da lógica sobre o que você precisa. Não adianta comprar uma peça decorativa só para ela ocupar espaço, sem de fato ser necessária naquele ou em outros ambientes.

Mas esse é só um ponto, existem outros que precisam ser considerados. A decoração dos marchetados se parece, mas não é necessariamente igual. Perceba que existe os que são mais leves em visual e os mais pesados, os mais escuros, os mais claros, os mais informativos e mais básicos. A escolha sobre qual é bom para o que você espera depende muito da decoração que você tem na sua casa, ou no seu escritório, para citar locais possíveis para receber esse tipo de acréscimo.

Como se não bastasse, também é necessário pensar no tamanho que você dispõe nos cômodos para receber essas peças. Como já dissemos são elementos que merecem atenção, e se eles ficarem em locais atolados a visualização será bem prejudicada, de verdade.

Essa consciência é difícil, porque somos dados a acumular tudo que consideramos bonito, mas não dá para ser assim. Um dos móveis marchetados que existem no mercado depois de tanto trabalho e esmero não pode ser só mais um no seu espaço. Ele precisa ser visto e apreciado, inclusive porque eles normalmente tem função fundamental e valor visual inestimável. Pense nisso antes de cair na tentação de colocá-lo em um canto largado, ao lado de uma poltrona, de um sofá, de uma cama e de uma mesa de jantar.

Também é interessante dizer que é fundamental escolher bem o local onde você vai comprar essas peças, que em geral tem um preço elevado, não sendo facilmente encontráveis em qualquer lugar, em qualquer esquina. Lojas físicas em geral só as mais exclusivas oferecem esse tipo de produto, e as online nem todas são confiáveis em termos de decoração, não a ponto de comprarmos esse material com tranquilidade, sem medo de sermos enganados ou passados para trás por completo.

Buscar um espaço que mereça a nossa confiança e tranquilidade nas compras é fundamental, e se for virtual melhor ainda, porque a variedade dos produtos é gigante, de fato, bem maior do que as lojas físicas. Temos um certo local para indicar, que oferece aos clientes o que há de melhor em termos de móveis marchetados, tanto eles sendo mais clássicos, quanto eles sendo mais modernos, em todos os preços e formatos possíveis. Estamos falando do Atelier Clássico

História dos Móveis Marchetados

Saindo brevemente do tema de móveis, vamos viajar alguns milênios e conhecer como surgiu essa técnica através do tempo.

Considerado o objeto mais antigo onde a técnica de marchetaria foi usada data de 3000 a.c. e se trata de um objeto que havia sido embutido em uma banheira de pedra calcaria, da Mesopotâmia.

Em Halicarnasso, na Turquia, por volta de 350 a.c, foram encontradas essas mesmas técnicas aplicadas no palácio de Mausoléu, onde as paredes possuíam mármore incrustados a ela.

Vemos isso também no tumulo do faraó Tutancâmon, em quase todos os móveis encontrados junto a ele.

Chegando a era contemporânea, tarsia certosina foi a primeira técnica utilizada na arte de marchetaria. E isso já tem algum tempo. Mais tarde, várias outras surgiram.

Móveis Marchetados Estilo Luis XV

Os móveis Luis XV, famosos por seu ar de nobreza e sofisticação, teve suas peças feitas com a aplicação da técnica de marchetaria. André Charles Boulle, ebanista do Rei Luis XV, aprimorou essa técnica de tal modo a consegue adicionar outros materiais as peças.

Materiais como cobre, latão, ossos, marfim e até casco de tartaruga. Observamos essa técnica em muitos móveis antigos deste estilo, muitos encrustados com bronze e outros metais preciosos.

Móveis Marchetados: uma ampla variedade de móveis

A técnica de marchetaria tem sido aplicada como um charme a mais a várias peças de mobílias. Muito mais que charme, elas dão elegância e sofisticação as peças.

Podemos ver desde mesas redondas até cômodas, aparadores etc. As cômodas bombê caíram de cara nessa técnica, tendo visto que uma vasta gama de móveis deste estilo já ganhou incrustações de metais, ou até mesmo de madeira.

Talvez esse seja o segredo da elegância e sofisticação dessas peças. E não foi apenas esses móveis que ganharam incrustações da marchetaria. Outros móveis marchetados estão por aí em vários estilos.

É o caso dos aparadores Dimitri, mesas Apolo, mesas laterais Colorado. Enfim, a técnica de marchetaria ganhou força nos últimos anos, e estão presentes em muitas peças de mobílias feitas nos dias de hoje.

Móveis Marchetados: Detalhes Complexos

Engana-se quem pensa que a marchetaria serve apenas para pequenos detalhes simples. Na verdade, a técnica é usada também na construção de vários desenhos detalhistas em peças de classe.

Para você ter uma noção de sua complexidade, experimente pesquisar sobre gaveteiros bombê.

Hoje em dia, existem técnicas que imitam o efeito marchetaria nos moveis mais modernos, ou naqueles que, mesmo antigos, não possuem enxertos desta técnica.

Como você deve pensar, os móveis com esta técnica, marchetaria original, tendem a ter seus preços bem altos que não cabem nos orçamentos de muitas pessoas. Devido a isso, a técnica que imita o efeito de móveis marchetados foi criada.

Assim, as peças cujo técnica de efeito foi aplicada se tornam mais em conta para quem não tem os bolsos tão lotados. 

Marchetados são com o Atelier Clássico

Se você busca uma loja online que tenha a variedade necessária para você comprar peças diferenciadas, por valores bacanas e de maneira única contar com o nosso trabalho pode ser primordial. Estamos há muito tempo no mercado e não trabalhamos apenas com esse tipo de elemento, mas com outros vários exclusivos da decoração, tendo muito orgulho do que criamos e ofertamos aos nossos clientes, dia após dia, semana após semana, mês após mês e ano após ano!

Se você quer ter móveis marchetados de primeiríssima qualidade, que te tragam alegria, funcionalidade, beleza, charme e tudo isso combinado da melhor forma possível pode contar com o nosso serviço e com os nossos esforços. Acredite, estamos aqui para te oferecer o que há de mais destacado nesse meio e o fazemos com o máximo orgulho. Clique aqui para conhecer nossas opções e boa sorte na sua decisão!

Conclusão

Os móveis marchetados têm uma história bem interessante, com suas origens vindas da mesopotâmia, Grécia e até Roma.

Ficou curioso e quer conhecer mais móveis marchetados originais? Dê uma passada lá no Atelier clássico, você vai encontrar tudo que precisa. 

Índice
atelierclassico.com.br
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.