Filtrar
Foram encontrados 37 produtos
Filtrar Remover filtros
Categorias
  1. Criados
ESTILO
  1. Clássico
  2. Luis XV
  3. Marchetaria
  4. Provençal
  5. Rustico
AMBIENTE
  1. Hall De Entrada
  2. Quarto
  3. Sala De Estar
  4. Sala De Jantar
  5. Escritório
  6. Closet
  7. Home Office
Preço
Avaliação

Criados Mudos Provençais

Elegantes e com design versátil, os criados provençais são peças que ajudam a decorar com muito charme. Quer saber como escolher o modelo ideal? 

Os criados mudos são móveis que compõem decorações de quartos com muita elegância, ainda mais se forem do estilo criados provençais. Afinal, suas linhas simples, porém, charmosas é o que torna essa peça ideal na hora de decorar com bom gosto e personalidade.

Ficou interessado no tema e quer saber como eleger o móvel perfeito, entre tantas opções de criados provençais disponíveis no mercado, hoje em dia?

Então, continue com a leitura deste artigo, descubra a sua versatilidade na decoração e obtenha outras dicas e informações nos tópicos a seguir.

  • Criados mudos: um pouco de história
  • Criados provençais: como decorar ambientes
  • Criados mudos provençais: modelos e detalhes
  • Ciados provençais: modelos e dicas
  • Criados mudos provençais: onde colocar?
  • Criados provençais do Atelier Clássico

Criados mudos: um pouco de história

Os criados mudos são peças com uma longa trajetória, sendo usados até os dias de hoje. No entanto, o que muita gente não sabe é a história nem um pouco fascinante que permeia a origem desse móvel.

A questão é que na época da escravidão, na Europa, os escravos eram obrigados a permanecer a noite toda, prostrados e calados ao lado da cama dos patrões. Para não atrapalharem a noite de sono dos seus senhores, portanto, não podiam se mexer e nem ao menos falar.

Além disso, tinham que ficar segurando um copo d’água, roupas e outros itens. É essa a origem do criado mudo, lembrando que os escravos eram chamados de criados e, por volta de 1820, surgiu a ideia de colocar no lugar do escravo uma pequena mesinha.

Assim, o móvel passou a ser chamado de criado-mudo. Por isso, também é possível chamar a peça de mesa de cabeceira, embora também tenha recebido o questionável nome de donzela. De todo o modo, trata-se de uma peça para guardar pequenos itens.

Tradicionalmente, também é comum que combine com o guarda-roupas, sendo que pode até mesmo ser comercializado em conjunto.

No entanto, nada impede que o estilo do criado se diferencie dos demais móveis, ainda mais se o objetivo é deixá-lo em destaque, o que combina muito bem com os criados provençais.

Criados provençais: como decorar ambientes

Os criados ou mesas de cabeceira são peças que podem oferecer muita praticidade ao dia a dia, uma vez que neles são guardados ou mesmo só dispostos objetivos de uso cotidiano. Entre eles, escovas de cabelo, livros, despertados, celular e muitos outros.

Os modelos são variados, sendo o mais comum contar com uma, duas ou mesmo três gavetas. De modo semelhante acontece com o seu tamanho, embora o mais usual é que sejam pequenos, já que a ideia é que fiquem ao lado da cama.

Em quartos de casal, pode haver dois móveis, um de cada lado da cama. Porém, hoje em dia, não é mais uma regra esses aspetos, sendo que a peça pode ser instalada no quarto de forma diversa, de acordo com a necessidade dos seus usuários.

Da mesma forma, não é mais necessário que o móvel combine perfeitamente com a decoração do cômodo e é nesse sentido que os criados provençais são perfeitos mesmo em decorações pouco clássicas. Isso porque o provençal é um dos estilos mais tradicionais.

Os móveis que seguem os seus preceitos costumam possuir design de curvas, embora com linhas simplificadas e em alguns modelos até mesmo retas. É comum ainda encontrar criados provençais e mesmo outros móveis desse estilo que unem as curvas e as linhas retas.

Criados mudos provençais: modelos e detalhes

 Quanto aos modelos, não é necessário falar muito, uma vez que são peças com o design semelhante ou idêntico as peças Luis XV.

 Os criados mudos provençais possuem pernas com curvinhas suaves, rica em detalhes. São peças delicadas e charmosas que valorizam e completam a decoração do ambiente.

 Diferente de seu primo próximo, o estilo provençal tem a habilidade de se adequar a decoração de muitos estilos, tornando o ambiente mais charmoso e estiloso. É uma peça versátil e elegante que agrega romantismo e suavidade.

 O charme da peça está em qualquer que seja seu modelo ou cor. Quando pensamos em cores de moveis provençais, nossa mente corre até os tons escuros e claros, porém, os criados-mudos provençais ganharam versos com cores diversas.

 O que os da um toque de modernidade sem perder o glamour e elegância da época em que foram criados. Devido a isso, decorações modernas também podem acabar combinando perfeitamente com essas peças provençais coloridas e charmosas.

 Mas, tome cuidado, afinal, nem tudo que é modernizado combina com o moderno.

Criados mudo provençais: modelos e dicas

O estilo de mobiliário provençal teve origem dos cidadãos comuns, que na França do século XVII criavam os seus próprios móveis. Mais especificamente, os artesões de região de Provence, no sul do país.

Devido às técnicas rudimentares de produção de mobiliário, as peças possuíam visual mais simples do que os vistos nos palácios, que eram inspirados no estilo Luiz XV, majestoso e luxuoso. Mesmo assim, o estilo provençal se manteve vivo até os dias atuais.

Afinal, são peças com design charmoso e versátil, que assenta muito bem em decorações contemporâneas, inclusive, a minimalista. Parte disso se deve ao fato dos criados provençais serem feitos na cor branca, algumas peças recebem detalhes em dourado.

Mesmo assim, são ideais para os ambientes onde se prioriza a máxima menos é mais. Quanto aos seus modelos, alguns podem conter uma única gaveta e mais uma prateleira, sendo que há também os móveis com duas ou três gavetas.

Portanto, na hora de escolher entre os diferentes criados provençais, basta optar por aquele que melhor agrada aos seus olhos, combine com a decoração do seu quarto e atenda às necessidades de funcionalidade.

Mas se você prefere uma mesa de cabeceira que apresenta a cor natural da maneira, então, é possível optar por outros belos móveis de estilo clássicos, semelhantes aos criados provençais.

Com mais ou menos detalhes, são peças elegantíssimas para compor ambientes com muito bom gosto. Algumas peças contam até mesmo com um número maior de gavetas e pode ser o mais adequado para o seu cômodo.

Criados mudos provençais: onde colocar?

 Nos quartos adultos, o criado provençal acaba por tornar o ambiente mais elegante e charmoso, completando em alguns casos, a decoração do cômodo.

 Sua versatilidade reúne funcionalidade uteis. Ao lado da cama, pode-se guardar ao alcançar das mãos um livro, óculos de leitura, revistas, canetas e seja lá o que você quiser guardar. Isso mantem o ambiente sempre organizado.

 Sobre ele pode haver um como de água, para aqueles que costumam levantar na madrugada. O despertador é indispensável. As gavetas também podem acabar sendo bastante uteis na economia, ou falta, de espaço para peças de roupa pequenas. Como meias e roupas intimas.

 Proporcionam ao ambiente um toque de romantismo e suavidade, além de charme, elegância e conforto que exalam em conjunto com a decoração.

 No quarto das crianças, o criado provençal pode ser muito útil no quesito organização. Como sabemos, as crianças têm o costume natural de deixar tudo espalhado. De peças de roupa até material escolar. As gavetas dos criados mudos provençais podem ser a solução. 

 Na sala, seu uso pode ser mais amplo. Além da elegância e charme que passam ao ambiente, sempre tem aquele toque de romantismo e sofisticação. Suas gavetas podem armazenar desde itens críticos como medicamentos e curativos, até velas e fósforos para emergências noturnas.

 A decoração vai a seu gosto. Tem gente que põe sobre eles porta-retratos, outros vasos de flores, porém, na minha opinião, o criado provençal já é dono de tanta beleza e elegância que nem precisa ser ainda mais decorado.

Criados provençais do Atelier Clássico

Criados provençais e mesas de cabeceira com outros estilos clássicos você encontra na loja virtual do Atelier Clássico. A empresa especializada em móveis de luxo da mais alta qualidade oferece uma ampla variedade de produtos.

Conclusão

Os criados-mudos provençais conquistaram o público mundial e hoje fazer o maior sucesso, quando a peça de mobília quanto o estilo rico e elegante.

 No Atelier Clássico você pode encontrar muitas opções de moveis provençais para a sua casa, além de muitos outros estilos.

Índice
atelierclassico.com.br
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.