Não há produtos que correspondam à seleção.

Criados Retrô

Apesar de ser uma peça de mobiliário pequena e discreta, o criado retrô é muito importante na decoração e também na funcionalidade do dia a dia. A seguir, você confere dicas para escolher a melhor mesa de cabeceira no seu estilo retrô favorito.

O criado-mudo, também chamado de mesa de cabeceira é, em geral, um móvel para o qual não se dá muita importância, porém, ela é responsável por organizar vários objetos e ainda trazer funcionalidade ao dia a dia, afinal, é no seu criado retrô que o celular carrega durante a noite ou onde ficam as bijuterias para encontrar facilmente pela manhã. Enfim, essa peça pequena (que como você vai ver não precisa ser assim tão pequena) faz toda a diferença, principalmente se a decoração é retro.

Nas decorações com pegada vintage, o criado retrô é uma peça fundamental, pois a maioria dos quartos antigos contavam com um. Sendo assim, preparamos um conteúdo repleto de dicas que você pode usar para escolher a melhor mesinha de cabeceira no Atelier Clássico. Não perca!

Como escolher o melhor criado retrô para seu quarto

Tamanho ideal

Antes de escolher o seu criado retrô, tire as medidas do espaço onde ele deverá ficar. A partir disso, é possível saber quais os modelos que podem ser escolhidos. Porém, existe uma medida padrão para dar mais funcionalidade ao móvel, pois deve ter ao menos 45 cm de largura e 35 cm de profundidade. Sobre a altura, o ideal é 55 cm ou que a mesa de cabeceira esteja no mesmo nível da cama.

Em alguns casos, a mesa não é uma mesa; isso porque muitas pessoas preferem utilizar uma penteadeira ou escrivaninha, seja por falta de espaço no quarto ou puro estilo. Nesse caso, também é importante tirar todas as medidas para que tudo caiba de forma harmoniosa e organizada. No caso de um criado retrô mais alto, a altura da cama também deve ser maior, de 75 cm pelo menos.

Para os quartos menores, o ideal é apostar nos modelos suspensos, presos na parede, pois além de ser mais fácil de limpar, ainda dá a sensação de que o espaço é maior.

Otimize o espaço

Como já dito, se seu quarto conta com mais espaço ao lado da cama e você deseja colocar uma penteadeira ou escrivaninha, essa é uma forma de otimizar o espaço, utilizando o criado retrô “mesa de cabeceira” também para estudar ou trabalhar. Isso torna o espaço ainda mais prático e funcional, além de trazer muito estilo.

Veja vários modelos antes de escolher

Para escolher o melhor criado retrô, é preciso ver vários modelos. Isso porque ao ver modelos diferentes você até se inspira para criar uma bela decoração no quarto, além de poder entender as diferenças de acabamentos e formatos. No Atelier Cássico, você encontra muitas opções e pode escolher a melhor com facilidade e qualidade.

Mantenha a boa circulação

Se a cama fica próxima da parede, o ideal é manter, pelo menos, 60 cm entre, com o criado retrô no meio. Isso é importante para que o criado retro não ocupe espaço indevido e atrapalhe a circulação do quarto.

Escolha um móvel funcional

Adiante nesse post, você vai ver que o criado retrô é sim parte da decoração do quarto, mas não só isso. Dessa forma, é importante escolher um móvel com prateleiras ou gavetas, para que se possa guardar objetos e manter o quarto ainda mais organizado. É sempre bom ressaltar que todos os móveis escolhidos precisam ser, além de belos, úteis, então esse é um dos primeiros pontos a serem analisados.

A cor interfere totalmente no tamanho do espaço

Para espaços menores, um criado retrô mais clara dá a sensação de maior amplitude, enquanto as feitas com materiais escuros e mais pesadas, como os modelos rústicos, dão a sensação de que o espaço é menor. Então, antes de escolher o seu móvel é importante se atentar ao efeito da cor no ambiente.

Aposte em bons materiais

A última dica para que você escolha um ótimo criado retrô é o material. Para isso, existem várias opções, que vão desde a madeira até o vidro, e nessa hora você escolhe a que melhor se adapta à decoração, mas sem deixar de lado a qualidade do material. Ao escolher um móvel de madeira, por exemplo, é importante saber se ele é realmente resistente. Para os móveis de vidro, é interessante saber se ele foi realmente feito de forma correta para que não quebre.

Como combinar o criado retrô com o restante da decoração do quarto

Agora que você já sabe como escolher o melhor criado retrô  para seu quarto, fique atento a dicas para combina-la com o restante da decoração:

  • Para um quarto retrô, é possível combinar o criado retrô com o guarda-roupa e a cama, pois cria uma unidade muito harmônica ao ambiente, mantendo a aparência mais clássica. Assim, escolha o mesmo tom e material do restante dos móveis.
  • Para criar um ambiente retrô, a dica é escolher móveis originais. Em nossa loja, existem muitas opções de móveis retrô, para todas as décadas, assim fica fácil escolher qual estilo você quer adotar.
  • Para um quarto mais moderno, vale a pena escolher móveis de cores e materiais diferentes, mas que conversem entre si. Sendo assim, defina uma paleta de cores para utilizar no quarto.
  • Independente do estilo escolhido, é fundamental respeita-lo, produzindo a mesinha com os objetos certos. Confira algumas dicas a seguir.

Dicas para produzir seu criado em estilo retrô

Para produzir o criado retrô, leve em consideração o que é necessário para uma rotina organizada. Além disso, incluir objetos inspiradores também é uma ótima opção.

Se você gosta de livros, tenha espaço para eles, como gavetas ou prateleiras.

Para utilizar flores, velas ou porta-retratos, é importante ter um bom espaço disponível, caso contrário, o excesso de decoração atrapalhará a funcionalidade do criado retrô.

Os criado retrô espelhados são ótimas para ambientes retro, pois trazem muita delicadeza, além de poder ampliar o ambiente.

 

Como você viu, escolher um criado retrô depende de vários aspectos. Para escolher o melhor para seu quarto, confira nossa loja!

Índice
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.