Não há produtos que correspondam à seleção.

Designer Gerrit Rietveld

Quem foi o designer Gerrit Rietveld? Quais as principais características de sua obra? Para que você entenda melhor os quais são os móveis criados pelo artista, preparamos um conteúdo muito interessante. Além disso, você aprende a criar ambientes ainda mais sofisticados e estilosas com as cadeiras disponíveis no Atelier Clássico. Não deixe de conferir!

Gerrit Rietveld foi um designer que enxergava além do que se via no mundo do design, concebendo novas formas em móveis revolucionários para a época, que inspiram jovens designers até os dias de hoje.

As formas de seus móveis eram muito bem definidas, apesar de concepções abstratas, mas sempre complementares. Gerrit Rietveld sempre focou em cadeiras, e cada uma foi criada com formas diferentes.

A seguir, você vê um pouco mais sobre a trajetória do designer Gerrit Rietveld, principais características de sua obra e como utilizar os móveis na decoração de sua casa, a fim de trazer mais identidade aos ambientes.

Conheça a trajetória do designer Gerrit Rietveld

Gerrit Rietveld nasceu em 1888 e, já aos 11 anos, começou a ajudar seu pai na construção de móveis. Aos 29, abriu seu próprio negócio na área e a partir daí nunca mais foi esquecido.

Como designer, Gerrit Rietveld foi o primeiro a utilizar princípios do movimento “De Stijl”, também conhecido como Neoplasticismo, cujas características são muito conhecidas nas artes plásticas, mas também foram notórios na arquitetura, graças ao designer. O “De Stijl” teve grande influência do Cubismo e foi caracterizado pelas formas simples, uso de cores primárias e funcionalidade.

Mais tarde, em 1928, ajudou a fundar o CIAM – Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, espaço de discussões sobre arquitetura que foi muito conhecido, e a partir disso, seu nome teve ainda mais espaço.

Ao final de sua carreira, o designer continha em seu portfólio quase 450 peças, entre mobília e obras arquitetônicas.

Em suas obras, Gerrit Rietveld se preocupava muito com o papel social da arquitetura, buscando sempre criar móveis acessíveis, baratos e funcionais. Dessa forma, criava móveis que podiam ser utilizados por qualquer pessoa e foi um dos pioneiros do design para as massas.

Veja agora as principais características de sua obra.

Principais características da obra do designer

Como dito, o designer Gerrit Rietveld foi um dos primeiros a utilizar as características do movimento De Stijl na arquitetura, sendo assim, seus móveis possuem traços muito marcantes dessa corrente.

A partir disso, criou uma de suas peças mais conhecidas, a poltrona Red Blue. Olhando para ela é possível imaginar, em conjunto, as famosas pinturas de Mondrian, cujas cores primárias (vermelho, azul e amarelo) estão sempre presentes juntas de branco e preto.

Como principais características o movimento tinha:

  • Pintores, designers e arquitetos holandeses que se juntaram para criar um movimento único;
  • Formas simples e desenhos geométricos;
  • Abstracionismo;
  • Funcionalismo, transparência;
  • Influência do Cubismo;
  • Cores primárias;
  • Inspiração na vida cotidiana.

Sendo assim, os móveis de Gerrit Rietveld tinham como principal missão ser funcionais, podendo ser utilizados por todo mundo. Além disso, o designer buscava criar peças diferentes, sempre minimalistas e abstratas. Outra coisa interessante sobre o trabalho do designer era sua preferência por cadeiras, principalmente por serem peças tão versáteis.

A seguir, veja como utilizar seus móveis na decoração.

Como usar os móveis de Rietveld na decoração de casa

Em nossa loja, temos duas cadeiras criadas pelo designer Gerrit Rietveld disponíveis para venda: a Poltrona Red Blue e a Zigzag. Ambas as cadeiras são até hoje criações importantes que estão presentes nas casas mais sofisticadas, principalmente com decoração minimalista.

Para que você entenda como adicioná-las na decoração de casa, veja dicas interessantes agora.

Poltrona Red Blue

A poltrona Red Blue é tida como uma das peças mais conceituadas do design moderno e não passa de placas de compensado juntas a formas de madeira fina. O que chama atenção nessa peça é a disposição dos elementos, que traz muita beleza e funcionalidade à peça.

Por cada ângulo que a cadeira é observada, é possível ter uma visão diferente. Isso mostra a versatilidade do designer Gerrit Rietveld ao criar, e significa que a cadeira pode ser incorporada nos mais diversos ambientes.

As formas assimétricas e geométricas da cadeira combinam muito bem com ambientes mais minimalistas, seja salas, quartos ou varandas. Afinal, por ser feita de madeira maciça, é muito resistente e se adapta a qualquer espaço. Porém, devido à sua forma, é perfeita para momentos de relaxamento, não sendo muito prática em mesas de jantar ou escritórios.

Sobre as cores, é muito utilizada em ambiente mais claros ou com pegada industrial, ficando excelente em espaços mais modernos e contemporâneos. A poltrona não conversa com ambientes rústicos, então se esse é o seu estilo, é interessante dar preferência a outras opções.

Além disso, por ser uma peça imponente, apesar de simples, deve ser utilizada em ambientes bem iluminados, com muitas plantas, pois isso traz ainda mais sofisticação.

Cadeira Zigzag

A cadeira Zigzag é outra peça muito simples que conta apenas com quatro placas de madeira maciça. Essa peça, que foi apresentada na Bienal de Veneza, também segue o padrão geométrico e minimalista e combina com os mais diversos ambientes.

Diferente da poltrona Red Blue, a Zigzag fica excelente em salas de jantar mais minimalistas, por ser feita de madeiras de diversas cores. Além disso, também pode ser usada no escritório, pois é muito confortável. Em alguns ambientes, a cadeira Zigzag ganha usos alternativos: como mesa de cabeceira, a peça se torna ainda mais funcional e traz muito charme ao quarto.

Em nossa loja, a cadeira em forma de Z pode ser encontrada em 13 cores diferentes, ou seja, combina com qualquer ambiente, inclusive o da sua casa.

 

Como você viu, o designer Gerrit Rietveld foi um dos maiores nomes na produção de móveis do século XX. Isso porque fez parte de um movimento muito famoso e porque criou peças que até hoje são referência no design.

Acima, você viu todas as características do trabalho do designer e ainda aprendeu a utilizar seus móveis na decoração.

Para ver mais de perto as cadeiras criadas por Gerrit Rietveld, acesse nossa loja.

 

 

Índice
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.