Não há produtos que correspondam à seleção.

Saiba mais sobre o Designer Isamu Noguchi 

Conheça o trabalho do designer Isamu Noguchi. Seu mobiliário icônico é inspirado em formas esculturais e trazem o melhor do movimento moderno para os ambientes.

Você pode até não reconhecer imediatamente o nome, mas o designer Isamu Noguchi é o artista por trás criação de muitas das peças de designer mais procuradas do mundo. Isamu Noguchi é um americano de ascendência japonesa. Ele nasceu em Los Angeles, mas viveu no Japão até os 13 anos de idade, esse contato com a vida ocidental e oriental permitiu o desenvolvimento de uma apreciação internacional pelas artes. 

E mesmo que o nome do designer Isamu Noguchi não seja muito popular entre a maioria dos fãs de decoração, pelo menos em comparação com outros nomes como Eero Saarinen e George Nelson, por exemplo, sua mesa de café é bastante popular. Ou seja, mesmo que não conheça o nome, você já deve ter visto uma de suas famosas mesas de café. 

Além de ser o designer Isamu Noguchi por trás da criação do modelo de mesa de café mais amada do mundo atualmente, Isamu Noguchi foi também o primeiro escultor a acrescentar seu estilo e formas aos fluxos de design moderno. 

Quer saber mais sobre a história do designer Isamu Noguchi e conhecer as características do seu trabalho? Então continua lendo! O Atelier Clássico preparou um material para te ajudar no processo de decisão de compra das peças de Noguchi e sobre como decorar seu ambiente com elas. 

Um pouco da história do designer Isamu Noguchi 

Nascido em Los Angeles, Califórnia, filho de mãe norte americana e pai japonês, o designer Isamu Noguchi viveu no Japão até os 13 anos, quando se mudou para Indiana, Estados Unidos. Enquanto estudava medicina na Universidade de Columbia, ele decidiu fazer algumas aulas noturnas de escultura, sendo mentorado pelo escultor Onorio Ruotolo. O entusiasmo pelas aulas fez com ele deixasse a universidade para trabalhar com essa forma de arte. 

Além das referências adquiridas nas aulas com Ruotolo, cabe destacar que em 1926, Isamu Noguchi viu uma exposição em Nova York da obra de Constantin Brancusi que mudou profundamente sua direção artística. Com uma bolsa de estudos, o designer Isamu Noguchi foi para Paris e em 1927 trabalhou no estúdio de Brancusi. Inspirado nas formas e na filosofia do artista, Noguchi voltou-se para o modernismo e a abstração, impregnando suas peças altamente acabadas com uma expressividade lírica e emocional e uma aura de mistério. 

O trabalho do designer Isamu Noguchi não era bem conhecido nos Estados Unidos até 1940, quando ele completou uma escultura em grande escala simbolizando a liberdade de imprensa, encomendada em 1938 para o Associated Press Building (Prédio de Associação da Imprensa) no Rockefeller Center, em Nova York. Este foi o primeiro trabalho do que, eventualmente, resultaria no numeroso portfólio de obras públicas famosas criadas pelo designer em todo o mundo. Isamu Noguchi projetou obras diversas, variando de playgrounds a praças, jardins e fontes, tudo refletindo sua crença em dar um significado social à escultura. 

O ataque japonês a Pearl Harbor e a reação contra os nipo-americanos nos Estados Unidos tiveram um efeito pessoal dramático sobre Isamu Noguchi, motivando-o a se tornar um ativista político. Em 1942, ele fundou o Nisei Escritores e Artistas Mobilização pela Democracia, um grupo dedicado a conscientizar o patriotismo dos nipo-americanos; e voluntariamente entrou em um campo de internamento no Arizona, onde permaneceu por sete meses. 

Embora o designer Isamu Noguchi tenha se estabelecido em Nova York, ele viajou bastante para o México, Ásia e Europa. Ele estudou o mundo, as diferentes populações, e isso influenciou suas expressões artísticas. Além disso, o designer Isamu Noguchi também era um renomado cenógrafo, ele trabalhou com diversos coreógrafos famosos, incluindo Martha Graham. 

Antes de sua morte em 1988, o designer Isamu Noguchi recebeu vários prêmios por suas contribuições, incluindo: a Medalha Edward MacDowell por Contribuição Extraordinária ao longo da Vida para as Artes; a Medalha Nacional de Artes; o Prêmio de Artes de Kyoto e a Ordem do Tesouro Sagrado do governo japonês. 

Agora que você já conhece um pouco da história e das influências do trabalho do designer Isamu Noguchi, vamos falar sobre o resultado desse processo, ou seja, do estilo do designer e das peças por ele criadas. 

O estilo do designer Isamu Noguchi 

As implicações pacíficas e estruturadas de sua ascendência asiática e seu apreço pelas artes em escala internacional influenciaram indubitavelmente o trabalho do designer Isamu Noguchi. Esses mesmos princípios impactaram a estética de meados do século, e o design de interiores deve muito a tais influências. 

Já pontuamos aqui que o designer Isamu Noguchi era um artista de diversas faces: ele trabalhou como cenógrafo, designer de jardins, designer de móveis, designer de iluminação, etc. contudo, nas diferentes áreas e performances uma coisa sempre permaneceu: a escultura. 

O estilo dos móveis projetados pelo designer Isamu Noguchi em um ar escultural indiscutível, isso está presente em algumas de suas peças mais famosas como as lâmpadas Akari, a mesa prismática ou a famosa mesa de café idealizada por Noguchi. Em todas essas peças as formas orgânicas da escultura são o destaque. 

Outra peça que merece destaque é a elegante mesa de jantar criada pelo designer Isamu Noguchi. Na peça, que data da década de 1950, os destaques são a combinação da base de ferro fundido com a construção do fio de aço. Além disso, o formato redondo do tampo. Tudo isso, em combinação, proporciona uma estabilidade à mesa de jantar, além de uma leveza. 

O designer Isamu Noguchi sempre afirmou que a qualidade orgânica de seu trabalho não veio de exemplos surrealistas, mas de sua familiaridade com as artes e ofícios tradicionais japoneses - sinos, espadas de samurai e arranjos florais. 

Mesa de café do designer Isamu Noguchi 

Vamos saber um pouco mais sobre a famosa de café do designer Isamu Noguchi? Embora as luminárias idealizadas por Isamu Noguchi sejam suas peças mais famosas, a mesa de café criada pelo artista, além de alta popularidade, é o considerada pelo próprio Noguchi como seu melhor design. 

A mesa é composta por duas peças de madeira idênticas que são espelhadas e escalonadas para formar uma base estável, o tampo da mesa tem forma de gota, redonda e polida. O ar escultural é notável na concepção da peça, mas sua organicidade faz com que ela se encaixe bem nos ambientes domésticos. 

A mesa de centro criada pelo designer Isamu Noguchi possui um design único. E só isso já é motivo suficiente para que você deseje colocar uma delas na decoração da sua casa, mas há ainda dois motivos que, nós do Atelier Clássico queremos destacar para te ajudar a entender como você pode melhorar a decoração da sua sala de estar com a ajuda deste maravilhoso design de meados do século XX. 

1 - A mesa de café do designer Isamu Noguchi é icônica: Sim! Essa é uma peça extremamente icônica. É por isso que o estilo da sua casa pode ganhar muito com a adição de uma peça como essa. A mesa criada pelo designer Isamu Noguchi pode ser ponto focal do design na sala. O estilo pode ser composto de várias maneiras únicas, com diferentes objetos de decoração, destacando-se ainda mais. 

2 - Salas de estar são o centro das atenções em uma decoração: Sua sala de estar merece ganhar o destaque decorativo ideal. Afinal de contas, com exceção dos quartos, é nesse ambiente que passamos a maior parte do tempo em casa. É nela que recebemos visitas, que reunimos a família para momentos de entretenimento. Colocar nela a mesa de café crida pelo designer Isamu Noguchi pode ser a forma certa de criar esse destaque. 

3 - Fácil de decorar: Uma outra vantagem da mesa de café do designer Isamu Noguchi é a facilidade com que você pode combinar elementos com ela. Alguns objetos que podem ser usados adornar sua mesa são vasos, bandejas, pilhas de livros e a decoração mais tradicional: um arranjo de flores. Mas você também pode ousar na expressão e misturar o tradicional com o incomum, como uma escultura, uma pedra fria ou alguma lembrança exclusiva, que adicionará uma aparência distinta à decoração da sua mesa de café. 

Móveis do designer Isamu Noguchi no Atelier Clássico

Procurando por móveis criados pelo designer Isamu Noguchi para dar o visual que faltava ao seu ambiente? O Atelier Clássico tem a peça certa para os mais diversos ambientes. Confira nossa seleção e aproveite.

 

 

 

George Nelson

Índice
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.