Não há produtos que correspondam à seleção.

Designer Jean-Marie Massaud

O designer Jean-Marie Massaud é um dos mais aclamados designers da atualidade, pois produz peças com estilo e vivacidade, seguindo um conceito próprio e inigualável. Para conhecer melhor o trabalho do designer, confira o texto a seguir.

Jean-Marie Massaud é um dos designers mais interessantes hoje em dia, visto que produz peças contemporâneas e sofisticadas sem perder a funcionalidade. Além disso, Jean-Marie Massaud tem como núcleo de sua inspiração o indivíduo, e produz mobiliário e espaços que atendem às necessidades de quem os utiliza.

Em nossa loja, temos móveis assinados pelo designer Jean-Marie Massaud e a seguir você confere um pouco mais da trajetória de Jean-Marie Massaud, bem como maneiras de utilizar seus móveis na decoração.

A trajetória do designer Jean Marie-Massaud

O designer francês Jean-Marie Massaud, nascido em 1966, em Toulouse, teve sua formação no Les Ateliers, Ecole Nationale Supérieure de Création Industrielle. Durante sua trajetória, adquiriu muito repertório nas áreas de design, arquitetura e urbanismo, por isso, já produziu uma série de trabalhos que vão desde peças de design industrial até mobiliário muito sofisticado, sempre muito versátil.

Devido à sua produção interessante, Massaud já recebeu diversos prêmios e tem diversas obras em acervos de museus renomados pelo mundo todo, como Amsterdam, Chicago, Londres, Lisbonne, Paris e museu de design de Zurique.

Na arquitetura, Jean-Marie Massaud já fez projetos de interior e exterior, sempre mantendo um estilo muito particular, com cores mais sóbrias e formas orgânicas.

No design, trabalha com grandes empresas de mobiliário, como a Porro, B&B Italia, E.M.U. e Poliform, entre outras.

Em 2000, o designer Jean-Marie Massaud abriu seu estúdio e desde então vem criando cada vez mais peças em seu próprio estilo, com características bastante únicas. Para conhecer melhor as formas de seu trabalho, siga a leitura.

Características do trabalho de Massaud

Além das características estéticas dos móveis, Jean-Marie Massaud também atribui a eles uma aura própria. Isso porque, ao criar as peças, o designer não se aproxima de tendências, mas cria seu próprio conceito. Para ele, as peças precisam ser progressistas e questionadoras, o que é muito importante para o design contemporâneo.

Para criar, Jean-Marie Massaud coloca o indivíduo no centro e pensa a partir dele. Sendo assim, todo o seu trabalho é feito para resolver as necessidades e suprir os desejos de pessoas reais, que utilizarão os móveis.

Assim, mantendo o indivíduo como principal inspiração, ele cria uma atmosfera praticamente mágica e muito sentimental em peças minimalistas e modernas.

Os móveis e espaços pensados pelo designer são elegantes e sofisticadas, além de extremamente modernas. Como os móveis devem ser utilizados por pessoas reais, também são muito funcionais.

Esteticamente, Jean-Marie Massaud geralmente utiliza cores neutras, dando muita preferência ao preto e branco, além de formas geométricas. Em várias peças, o designer aposta em couro, madeira e pedras para finalizar.

Conheça a Poltrona Archibald

Aqui no Atelier Clássico, contamos com uma das peças de mobiliário mais famosas de Jean-Marie Massaud, a Poltrona Archibald. Essa poltrona é um ícone por ser simples, mas cheia de detalhes que fazem dela um móvel sofisticado.

Feita de couro, a poltrona tem um franzido característico no encosto, e superfícies externas do estofamento, o que é fundamental para que ela seja utilizada nos ambientes mais refinados. Como o móvel é feito de couro, é possível perceber nele a delicadeza, visto que esse é um material muito difícil de trabalhar, e diferente do comum, o couro nas peças de Jean-Marie Massaud não tem nada de rústico.

A poltrona é um elemento que transforma qualquer ambiente, e se combinada com os móveis certos, o ambiente minimalista, porém aconchegante, fica completo.

Para utilizar a Poltrona Archibald em sua casa, é possível se inspirar em outros trabalhos de Jean-Marie Massaud ou conferir algumas dicas para utilizar móveis do estilo do designer na decoração. Para criar esse conteúdo, nos baseamos nas criações de interiores dele para várias marcas famosas, além de considerar seus vários produtos e móveis.

Veja a seguir:

Como criar decorações inspiradas no trabalho do designer francês Jean-Marie Massaud

O trabalho do designer Jean-Marie Massaud é extremamente sofisticado, por isso, combina com ambientes refinados. Assim, as decorações minimalistas e sóbrias recebem muito bem seu mobiliário, por conter linhas retas e orgânicas misturadas de forma harmônica.

  • Iluminação baixa e indireta: Para um ambiente sofisticado, é importante investir em boa iluminação. Sendo assim, se torna fundamental apostar em iluminação indireta, utilizando vários pontos de luz mais baixa. Isso deixa o ambiente mais aconchegante e também valoriza as peças de design de sua casa. Para isso, vale a pena utilizar abajures de mesa e de chão, fitas de led e pendentes.
  • Plantas: Em qualquer ambiente sofisticado, as plantas devem entrar. Inclusive, o próprio Jean-Marie Massaud já criou lindos vasos que podem ser utilizados como inspiração para sua casa. As plantas são importantes porque trazem vivacidade ao ambiente, além de mais conforto. Sendo assim, é fundamental investir em folhagens e flores que se adaptam à situação da sua casa, para que se mantenham mais lindas.
  • Cores: Para criar decorações inspiradas nas obras de Jean-Marie Massaud, as principais cores utilizadas devem ser preto, branco, tons terrosos e cinza. Dessa forma, cada móvel pode conter um tom diferente e coloração, mas mantendo a paleta. Essas cores são ótimas para espaços pequenos, pois dão a sensação de amplitude ao ambiente.
  • Texturas: Para que uma decoração em tons neutros não fique sem graça e sem personalidade, as texturas são muito importantes. Dessa forma, é interessante utilizar vários tecidos diferentes no tapete, sofá, cortinas, almofadas e poltronas, para criar profundidade e trazer mais aconchego ao visual minimalista. Além disso, os objetos decorativos também devem ter texturas diferentes, como vasos. Os revestimentos também podem ter variedade de texturas, pois isso agrega sofisticação ao ambiente.
  • Elementos contemporâneos e urbanos: A partir dos interiores criados por Jean-Marie Massaud, é possível perceber que elementos com pegada industrial também são muito bem-vindos às decorações. Sendo assim, apostar em ferro e aço, além de vidro e luzes neon pode complementar muito bem o ambiente.

 

Índice
atelierclassico.com.br
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.