Não há produtos que correspondam à seleção.
Ao longo da vida alguns designers conseguem se destacar mais do que os demais, devido a relevância de seus trabalhos e de seus estudos. Esse é com certeza o caso do designer Marco Zanuso, um dos mais importantes dentro da história italiana desse tipo de arte.
É bem verdade que nem sempre conhecemos esses criadores, por mais que tenhamos curiosidade e desejo sobre suas obras. É natural que assim seja, mas a verdade é que é ainda mais interessante olhar um móvel diferenciado quando entendemos o que está por trás de suas linhas, cores e propostas.
Sendo assim, a seguir o Atelier Clássico apresentará mais sobre o designer Marco Zanuso, e vale muito a pena você dar uma olhada, porque esse artista e a sua história tem muito a te oferecer e cativar!
O designer Marco Zanuso nasceu em 14 de Maio de 1916 em Milão, na Itália, pouco antes da resolução da Primeira Guerra Mundial. O contexto de seu nascimento foi fundamental para que a sua carreira se desenvolvesse, já que permitiu que ele fizesse parte de um grupo internacional, voltado à ideia de “projeto bom”, bem típico daquele momento da arte e da história.
Sua formação aconteceu no Instituto Politécnico de Milão, e em 1945 ele já tinha o seu escritório de designer em sua cidade natal. Além disso, ele também foi professor de arquitetura, trabalhando inclusive com projetos e planejamento de cidades, se mantendo atuante até a década de 80!
Seus principais estudos se concentraram em análises com metais curvados, priorizando o uso de mobiliários mais luxuosos. Além disso, não era incomum que ele usasse plásticos polidos em suas criações, algo que na época era extremamente revolucionário.
Em 2001 ele faleceu, deixando um legado incrível para o design e marcando o seu nome no setor para sempre. Agora, o que o faz ser lembrado sempre são as suas construções, e falaremos mais sobre elas a seguir...
A obra do designer Marco Zanuso é adoradora por boa parte dos apaixonados dessa área, de maneiras muito diversas e muito profundas. Uma das peças que mais gera encantamento de seus fãs é a poltrona da linha Maggiolina, conhecida por suas linhas surpreendentes, típicas de um mobiliário mais irreverente e moderno, sendo vista como uma obra única nos dias de hoje.
Em 1951 ele foi convidado pela Arflex, com o objetivo de desenvolver assentos especiais e diferenciados. Surgiu dessa iniciativa um estofamento de espuma de borracha, que trouxe à tona a criação da cadeira “Lady”, que foi um outro grande sucesso na trajetória de Marco Zanuso. Inclusive, foi com essa peça que ele venceu o primeiro prêmio na Trienal de Milão daquele momento.
A partir dessas pesquisas o artista pode compreender a importância de revolucionar não somente um sistema de estofamento a partir de um novo material, mas também o seu processo de fabricação. Com seus estudos ele entendou que poderia alcançar protótipos que chegassem a visuais instigantes, que seriam excitantes e que alcançariam padronagens inesperadas!
Além disso, também sempre se notou no trabalho de Marco Zanuso um foco específico na elegância, muito conectado à inventividade. Isso não se limita apenas aos seus trabalhos com metal dobrado ou plástico, mas se concentra principalmente na sua premissa de oferecer arrojo e beleza, sem para isso ignorar a validade da acessibilidade das suas peças dentro do mercado.
Veja os demais projetos de Marco Zanuso
Além de todo o seu trabalho dando aulas e como artistas Marco Zanuso também ficou conhecido por seus programas em rádio e televisão, que eram verdadeiras referências no seu tempo.
Como se não bastasse, ele fez parte de toda a concepção estética relacionada ao chamado “techno-funcionalismo”, que priorizava o desenvolvimento de obras que não focassem apenas em serem mais contemporâneas, mas também em serem úteis para as pessoas, para a sociedade como um todo.
Um outro grande trunfo de sua carreira foi a parceria com o alemão Richard Sapper, que criou a primeira televisão transistorizada, chamada de “Doney 14”, isso em 1962. O ganho da peça dentro daquele tempo era ser arredondada, portátil e compacta. Isso se encaixava com os preceitos de Marco Zanuso, o que fez com que a dupla projetasse em 1966 o Grillo para a Siemens, que era um telefone dobrável, contendo botões e fones de ouvidos, todos juntos!
O minimalismo escultural e a utilidade de suas criações era uma grande preocupação para esses dois parceiros, que nunca deixaram de ser próximos e de atuar a partir dos mesmos ideais.
Essa é uma dúvida que muita gente tem e que é compreensível que seja assim demonstrada. De fato, muitos podem achar que as peças desse artista são demasiadamente sofisticadas e elegantes para os seus espaços, mas a verdade é que não é bem por aí.
A primeira coisa a se fazer é compreender que realmente nem tudo vai funcionar em todos os locais. Alguns cômodos que você pretende decorar chamarão mais as obras desse designer do que outros, e isso é absolutamente natural e justo. O que tem que se fazer é estudar o meio que você quer enfeitar e deixar acontecer da melhor forma possível.
O trabalho de avaliar cômodos e pensar no que eles demandam é complexo, mesmo, e não incomoda só a você ou a alguns. Incomoda a muita gente, de verdade. Mas a real é que se a gente vai às compras sem um reconhecimento dos espaços que deseja ajustar fica muito complicado chegar aos resultados sonhados, em todos os sentidos.
É necessário ter uma visão não apurada artisticamente, mas clara sobre o que você espera, precisa e procura. Sem essa compreensão a sua decoração será mais desafiadora do que pensa, e a tendência é que você não alcance o visual e as sensações que almeja para aquele ambiente determinado.
A proposta é nunca encher todo um local com peças de determinada pessoa, mas usar peças específicas em momentos específicos. Isso significa, na prática, avaliar cores, formas e desenhos que tem um grau esperado e desejado por você. Parece complexo, sabemos, mas é menos do que você pensa, isso com toda a certeza.
O trabalho do designer Marco Zanuso se concentra principalmente no desenvolvimento de cadeiras ou de poltronas, além de bancos, e se você conseguir eleger um que se encaixe com todo o espaço que está montando vai ter um grau a mais de graça e charme no cômodo em questão.
Definir um só é difícil, e quando gostamos de um design temos o hábito de exagerar na utilização de peças dele, fazendo da nossa casa ou empresa uma ode à sua estética, mas isso deve ser evitado a qualquer custo, porque não faz sentido e acaba poluindo o espaço. Você honra um artista quando dá a ele a chance de estar nos lugares que mais importantes são para a sua vida e existência, e quando enche todos os cantos com as suas características faz com que as pessoas foquem menos no que ele oferta e agrega.
Marco Zanuso tem e sempre terá muito a agregar. Seu estilo é único e extravagante, mas sem perder o foco no valor da funcionalidade, algo que nem todos os artistas souberam valorizar em seu tempo, muito menos os designers. Um trabalho de uma vida que até hoje é exaltado e adorado, e seguirá sendo, porque ele é realmente diferenciado.
Se você quer ter uma peça dele em seu lar ou escritório abrace sem medo essa perspectiva, sabendo que estará marcando seu local com a graça e a beleza únicas de um pensado muito à frente de seu tempo e muito acima da sua classe. Um homem que transformou seu meio, e o fez através de seus desenhos e contornos!
Achar os elementos desenvolvidos pelo designer Marco Zanuso não é difícil, mesmo. Na nossa loja você pode ter acesso às suas obras mais icônicas e adoradas, podendo fazer com que seus ambientes ganhem explender e charme específicos, a partir de seu trabalho que transcende até hoje gerações.
Para conhecer as opções não deixe de clicar aqui e ver tudo que temos desse incrível artista. O designer Marco Zanuso é eterno, assim como a sua expressividade e valor dentro do seu setor de trabalho e criação! Louvemos e honremos sempre esse artista inovador e especial, em todos os sentidos!