Filtrar
Foram encontrados 46 produtos
Filtrar Remover filtros
Categorias
  1. Banquetas
  2. Cabeceiras
  3. Cadeiras
  4. Mesas Bistro Alta
  5. Mesas de Canto
  6. Mesas de Centro
  7. Mesas de Jantar
  8. Poltronas
  9. Puff
  10. Recamier
  11. Sofas
  12. Bancos
  13. Luminárias
ESTILO
  1. Design Assinado
  2. Móveis Minimalistas
  3. Móveis Modernos
  4. Retro
  5. Rustico
AMBIENTE
  1. Hall De Entrada
  2. Quarto
  3. Sala De Estar
  4. Sala De Jantar
  5. Escritório
  6. Closet
  7. Cozinha
  8. Área Externa
  9. Areá Gourmet
  10. Home Office
Preço
Avaliação

Designers Brasileiros

Os designers brasileiros são reconhecidos em todo o mundo, devido à qualidade do mobiliário que projetam e pela sua autenticidade. Leia o artigo e descubra mais sobre esse universo. 

Os designers brasileiros são responsáveis por trabalhos elogiados não só no país, como também no exterior. Se, no início da indústria de móveis, havia muita influência europeia, hoje, experiência, novas tecnologias e materiais permitiram criar uma identidade própria.

Essa identidade, embora inspirada nos ensinamentos do mobiliário moderno, está cada vez mais forte, com o uso de matérias primas que remetem ao Brasil e um olhar único para o design mobiliário. Quer saber mais sobre os designers brasileiros?

Então, continue com a leitura deste artigo e, nos tópicos a seguir, confira muitas informações.

  • Como surgiu o design mobiliário brasileiro
  • Designers Brasileiros: nomes renomados
  • Designers Brasileiros: estilo e características
  • Designers Brasileiros: decoração com personalidade

Como surgiu o design mobiliário brasileiro

No início do século XX, o Brasil ainda era muito dependente da importação para contar com móveis de qualidade.

Mas, aos poucos, o cenário começou a mudar, não só por conta da industrialização que o país vinha sofrendo, mas também pelo surgimento das primeiras empresas noveleiras.

Afinal, com o início da Primeira Guerra Mundial, a importação de produto europeus ficou prejudicada. E, para contribuir com as mudanças daquela época, apareceram os primeiros resultados das escolas de engenharia, abertas no fim do século XIX.

As mudanças surgiram, inicialmente, na cidade de São Paulo, onde também foram abertos Liceus de Artes e Ofícios, a fim de formar de mão-de-obra qualificada. A partir disso tudo, foi possível substituir os móveis importados pelos de fabricação nacional.

Além disso, as poucas empresas que já existiam, com o início da guerra, foram ampliadas para dar conta da alta demanda que se iniciava. Não só por necessidade, mas também pela alta qualidade que possuíam, os móveis nacionais começaram a ganhar muito prestígio.

Influência e criação da sua personalidade

Mesmo com a redução da dependência de móveis europeus, a sua influência era inegável, uma vez que os designers brasileiros se inspiravam nos movimentos da época. Entre eles, o cubista, expressionista e fauvista, bem como no trabalho de designers internacionais.

Entre eles, alguns nomes como o do arquiteto austríaco Otto Wagner, do arquiteto alemão naturalizado americano Ludwig Mies Van der Rohe e do arquiteto, designer e pintor belga Henry Van de Velde.

De uma forma ou outra, todos esses designers contribuíram para a criação do mobiliário moderno brasileiro, precursor dos móveis contemporâneos.

Além disso, devido à produção em série, exigindo técnicas mais modernas, bem como o uso racional da matéria prima, os móveis passaram a ser projetados com perspectiva funcional e prática, sem claro perder a elegância e o charme.

Designers Brasileiros: nomes renomados

Com o passar dos anos, o mobiliário moderno brasileiro ganhou a sua própria personalidade, refletindo as peculiaridades do país e o desprendimento da cultura europeia. Atualmente, munido de forte identidade, o país tem importantes e renomados designers brasileiros.

Entre tantos exemplos, é possível citar a dupla de irmãos Humberto e Fernando Campana, que possuem amplo trabalho reconhecido e requisitado até mesmo internacionalmente.

Com estúdio em São Paulo, alguns dos seus trabalhos são o balanço Cocoon, o sofá Bomboca, o armário portátil Maracatu, a cadeira Vermelha e a poltrona Banquete. O trabalho da dupla é, predominantemente, de estilo eclético.

Além disso, o design dos irmãos privilegia a forma e não a funcionalidade, bem como remete ao ambiente tropical do país. No caso da cadeira Vermelha, de maneira divertida, é possível relacioná-la com o cipó das florestas.

Outro nome importante no cenário, quando o assunto são os designers brasileiros, é o profissional Zanini de Zanine, filho de outro famoso arquiteto e designer brasileiro, o autodidata José Zanine Caldas.

A sua prioridade é o uso de madeiras maciças. Também se inspira no seu hobby, o surf, bem como nos modismos cariocas, que influenciam as peças que desenvolve. Entre alguns exemplos do seu trabalho estão a poltrona Moeda, a cadeira Skate e a poltrona Serfa.

Com o uso de diferentes acabamentos, entre eles, o metacrilato de tons fortes e as estampas das pranchas de skate, as peças combinam com ambientes cleans e modernos.

Designers Brasileiros: estilo e características

O momento atual é rico em termos de mobiliário brasileiro, uma vez que existem inúmeros profissionais renomados com trabalhos de qualidade para decorar os mais variados ambientes com muito bom gosto.

Assim, pode ser complicado criar uma definição para o estilo dos designers brasileiros, pois o seu trabalho é bastante variado e com influências diversas. Porém, é possível dizer que, cada vez mais, o mobiliário do país deixa a sua identidade única e exclusiva.

Mesmo que influências nunca deixem de existir, inclusive, de outros designers brasileiros, a tendência é que se crie uma identidade mais forte e inovadora. Nesse sentido, destaca-se um aspecto importante e presente no trabalho de muitos designers brasileiros.

São os elementos que remetem à flora brasileira, inclusive, no que diz respeito ao uso de madeiras tipicamente nacionais. Exemplo notório é o Jacarandá, além da cana-de-açúcar e da fibra de bananeira, usadas para os detalhes das peças.

Além disso, levantamentos apontam que grande parte da demanda por móveis no Brasil já consegue ser suprida pela própria produção nacional. Esses dados comprovam como a indústria de móveis evoluiu nas últimas décadas.

Designers Brasileiros: decoração com personalidade

Depois de conhecer a história do mobiliário do país e do trabalho dos designers brasileiros, é possível que você queira apostar em peças nacionais, não é mesmo? O Atelier Clássico oferece os mais belos e charmosos móveis desenhados e fabricados no Brasil.

Com visual clean e linhas elegantes ou mesmo traços criativos e inovadores, os móveis possuem garantia de alta qualidade e resistência. Escolha os que mais combinam com a sua casa o apartamento, além de poder personalizá-los como preferir.

No Atelier Clássico, você realiza as compras de maneira virtual, do conforto da sua residência, e espera que a encomenda chegue ao seu endereço, com total segurança.

 

 

 

Índice
atelierclassico.com.br
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.
Abrir Whatsapp