Compartilhar

Separamos boas dicas para você contratar o melhor profissional para impermeabilizar o sofá e realizar o procedimento com total segurança. Confira!

Quando compramos um sofá o que mais queremos é conforto e durabilidade, não é mesmo? Pensando nisso, após a escolha do modelo perfeito, quais os cuidados que você deve ter para que ele dure bastante e esteja sempre limpinho? A impermeabilização do sofá serve justamente para isso: manter o seu sofá com aquele aspecto de novo, por muito mais tempo. E foi pensando nisso que hoje vamos te explicar um pouquinho sobre esse assunto.

Mas para começar...

O que é e por que impermeabilizar o sofá?

A impermeabilização nada mais é que uma técnica que consiste na aplicação de um produto que protege o tecido do estofado, formando uma película protetora. Essa película faz com que o tecido do estofado não absorva a umidade, repelindo, assim, líquidos, pelos de animais e o próprio pó que, ao longo do tempo, tende a penetrar no sofá. Dessa maneira, a vida útil do seu móvel aumenta consideravelmente.

impermeabilizar-sofa

O processo demora cerca de 30 minutos e deve ser feito com o sofá limpo, por isso o ideal é que se faça a impermeabilização do sofá um dia após a higienização, para garantir que não fique nenhuma sujeira penetrada no tecido. Vale lembrar que para usar o estofado novamente é preciso esperar algumas horas para que ele possa secar por completo.

limpar-e-impermeabiizar-sofa
O processo de impermeabilização demora cerca de 30 minutos e deve ser feito com o sofá limpo.

E engana-se quem pensa que a impermeabilização do sofá é algo caro para se fazer. O processo tem um custo relativamente baixo se comparado ao valor que seria gasto numa restauração de um sofá danificado ou até mesmo na compra de novo. O valor, claro, vai depender de alguns aspectos como tamanho, e se os assentos são fixos ou retráteis, mas costuma custar entre R$ 220,00 e R$ 300,00. Vale lembrar que esses são valores médios e o preço pode variar para mais ou para menos.

Mas, independentemente do valor, as vantagens são grandes, viu? Por exemplo:

- Evita o aparecimento de manchas;
- Facilita a limpeza;
- Evita mofo e mau cheiro;
- Mantém o seu sofá longe de fungos, ácaros e bactérias.
- A durabilidade da impermeabilização varia de 18 a 24 meses.

impermeabiliza-sofa

Impermeabilizar o sofá é seguro?

A impermeabilização do sofá em si não oferece riscos a você e a sua família, mas a escolha da empresa ou do produto para impermeabilizar sim. Afinal, no mercado existem inúmeras empresas que trabalham com higienização e impermeabilização de estofados, e o perigo pode estar justamente aí, na escolha do profissional, que pode não utilizar os produtos corretos, não ter técnica ou mesmo não orienta seus clientes sobre os produtos que serão utilizados durante o processo.

Leia também:
Você sabe como escolher o arquiteto? Veja nossas dicas!
Couro na decoração: qual tipo escolher?

Além disso, há empresas que utilizam impermeabilizantes que tem componentes altamente inflamáveis e tóxicos para agilizar a secagem após a aplicação. Porém, quando se utiliza produtos assim, existe uma série de protocolos que devem ser seguidos, visando a segurança tanto do responsável pela impermeabilização do sofá quanto a dos clientes. Tudo isso para evitar a probabilidade de incêndio e explosões.

Mas não se preocupe, hoje em dia a impermeabilização pode ser feita com produtos à base de água também, o que resulta em zero chance de perigo durante o processo.

impermeabilizacao-de-sofa

Por isso, é muito importante que você pesquise e escolha por empresas bem conceituadas no meio de impermeabilização de sofás e que utilizam produtos não inflamáveis durante o processo e, principalmente, que sejam certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Impermeabilização de sofá caseira funciona?

No mercado, já existem impermeabilizantes à venda para que você consiga realizar o processo sozinho. Impermeabilizar o sofá em casa sem ajuda de um profissional é bem simples, já que estes impermeabilizantes são vendidos em spray, o que facilita a aplicação. Lembre-se que será necessário limpar bem o seu sofá com um aspirador de pó antes de aplicar o produto e, após a aplicação, esperar algumas horas para que o produto seque completamente.

impermeabilizar-estofados

A própria embalagem desses produtos para impermeabilizar o sofá traz as instruções para o uso e aplicação e há diversos vídeos na internet com dicas para o processo. Dá só uma olhada:

.
Viu só? Se você precisava de uma dica de ouro pra fazer o seu estofado durar muito mais ou até mesmo dar aquele up no seu sofá já usado, já sabe que a impermeabilização pode ser muito útil aí na sua casa.

Aproveite e deixe aqui nos comentários a sua opinião ou dúvida sobre o assunto!

Imagens: Reprodução YouTube Curso de Limpeza de Estofados, Fairlane Woods, Folha de S. Paulo Classificados, Administradora Lima, SOS Clean RJ.

Com informações de Revista Zap Imóveis, Tua Casa, SOS Clean Faz, Dr. Lava Tudo, Easy Tech Shield, Triider.

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice