Filtrar
Foram encontrados 594 produtos
Filtrar Remover filtros
Categorias
  1. Aparadores
  2. Cabeceiras
  3. Cadeiras
  4. Criados
  5. Comodas
  6. Mesas de Canto
  7. Mesas de Centro
  8. Mesas de Jantar
  9. Poltronas
  10. Poltronas Giratórias
  11. Puff
  12. Recamier
  13. Sofas
  14. Bancos
  15. Buffet
ESTILO
  1. Clássico
  2. Design Assinado
  3. Industrial
  4. Luis XV
  5. Marchetaria
  6. Móveis Minimalistas
  7. Móveis Modernos
  8. Provençal
  9. Retro
  10. Rustico
AMBIENTE
  1. Hall De Entrada
  2. Quarto
  3. Sala De Estar
  4. Sala De Jantar
  5. Escritório
  6. Closet
  7. Cozinha
  8. Infantil
  9. Areá Gourmet
  10. Home Office
Preço
Avaliação

Os móveis Art Déco estão de volta!

Estamos começando uma nova década! E um dos movimentos mais comuns nesses momentos é olhar para década equivalente no século anterior.

Qual a tendência no design de interiores da década de 1920? Os móveis Art Déco!

Eles estão de volta e agora com um toque contemporâneo que começou a se estabelecer no final da década passada.

O Atelier Clássico reuni aqui tudo que você precisa saber sobre esse estilo para dar à sua casa um toque fabuloso com os móveis Art Déco

Móveis Art Déco no Atelier Clássico

Pensando em trazer um pouco de glamour para o dia-a-dia da sua casa? Os móveis Art Déco são uma ótima opção para fazer com que isso aconteça.

A versão contemporânea do estilo Art Déco permite que você deixe de lado a ostentação e extravagância e mantenha as formas geométricas, as cores ousadas.

Uma peça coringa que preserva muito do estilo Art Déco, numa versão contemporânea, são as Poltronas da coleção Avi Móveis, além de serem feitas em madeira maciça possuem pintura e tecido personalizáveis.

A coleção de móveis Art Déco do Atelier Clássico tem a peça que você precisa para dar um ar fabuloso ao seu ambiente..

Um pouco da história dos móveis Art Déco

Pra começar a falar sobre os móveis Art Déco é preciso primeiro estabelecer uma diferença importante: eles não são a mesma coisa que os móveis feitos no estilo Art Nouveau. Para diferenciá-los você pode usar o seguinte: Floreios versus simplificação.

Os móveis Art Nouveau são mais decorados, já os móveis Art Déco são mais elegantes. A confusão entre ambos é comum, mas esses movimentos têm origens e significados muito diferentes. Para saber mais sobre o movimento Art Nouveau clique em móveis Art Nouveau. 

Interessado no estilo Art Déco? Continue lendo e vamos falar tudo sobre as características, tendências e como decorar com móveis Art Déco.

Assim como o Art Nouveau, o movimento Art Déco é um movimento modernista. Ele surgiu como uma reação a Primeira Guerra Mundial. Isso porque as privações dos anos da Grande Guerra deram lugar a uma nova opulência e extravagância que definiram a estética do momento.

Tudo começou em Paris na década de 1920. Quando alguns fabricantes de móveis mais famosos passaram a investir em móveis Art Déco. O resultado, peças extremamente elegantes, foram vistas pela primeira vez na "Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernos" de Paris de 1925.

É interessante perceber que o movimento recebeu o nome com base nessa exposição. Entre os fabricantes de móveis Art Déco daquele momento estavam nomes que já se destacam como Jacques Émile Ruhlmann, Paul Follot e a parceria, Sue et Mare.

O estilo dos móveis Art Déco prevaleceu da década de 1920 até o início da Segunda Guerra Mundial e é caracterizado por formas geométricas e aerodinâmicas. De forma geral, os móveis Art Déco usavam materiais modernos como cromo, aço inoxidável e madeira embutida.

Se o Art Déco se interessava por materiais naturais, eles tendiam a ser gráficos ou texturais, como pele de zebra ou folhas de samambaia irregulares. Como resultado, a Déco apresentou formas arrojadas, como raios de sol, ziguezagues e curvas amplas.

Em seguida, vamos falar mais sobre as características e materiais usados para produção dos móveis Art Déco.

Características dos móveis Art Déco

Agora vamos conversar um pouco sobre como os móveis Art Déco costumam ser na década de 20 em contraste com as tendências relacionadas ao seu renascimento nos dias atuais.

A primeira coisa que interessa dizer é que decorar com móveis Art Déco na década de 20 era transformar um ambiente em um banquete para os olhos. Por toda a parte havia acabamentos dourados brilhantes, pedra polida e muitos espelhos.

As superfícies eram projetadas para refletir a luz e deixar as visitas deslumbradas, o móveis Art Déco tinham cores fortes e essa combinação passava uma sensação de luxo e riqueza.

Os móveis Art Déco são muito mais sobre usar detalhes metálicos simples e um toque de cor brilhante sob uma paleta de cores branca ou neutra. No entanto, na década de 20, as cores dos móveis Art Déco eram tão ousadas quanto seus outros acabamentos.

As formas geométricas governaram o design dos móveis Art Déco. E, para equilibrar as linhas fortes dessas formas geométricas, os elementos naturais às vezes eram incluídos. Estamos falando de figuras femininas, padrões de folhagens e flores. Além disso, os móveis Art Déco costumavam grandes e volumosos, com linhas fortes. E era comum que, cem anos atrás, as pessoas enchessem suas salas de móveis.

O padrão de luxo da época também tinha muito haver com quantidade: quanto mais você possuía, mais rico era. A mudança na forma como lidamos com o consumo faz com que os móveis Art Déco de hoje sejam mais refinados, na fronteira com o estilo minimalista.

Optar por uma espreguiçadeira curvilínea, uma mesa inclinada ou uma cadeira com encosto redondo pode trazer já é capaz de dar a sua decoração o toque Art Déco que você deseja.

Na fabricação de móveis Art Déco sempre se privilegiou o uso de madeiras nobres como mogno e nogueira. Já as incrustações dos móveis Art Déco eram feitas de materiais como marfim, bronze e madrepérola. E muitas das peças eram finalizadas com shagreen (um tipo de pele de tubarão), pele de cobra, sedas orientais, peles de pônei e outros couros de animais.

Hoje em dia, os móveis Art Déco mantêm o efeito visual de luxo, mas usando produtos sintéticos. Além das peles de animais, outros itens de luxo como ferro forjado e vidro eram usados por designers como Edgar Brandt e Charles Picquet.

Os móveis Art Déco sempre eram polidos em altos níveis, o que garantia um alto brilho nas peças finais. A laca japonesa era frequentemente usada para obter um acabamento tátil duro e um efeito visual brilhante.

Para que você tenha ideia do nível de ostentação e acabamento buscado pelos móveis Art Déco, Eileen Gray, uma fabricante de móveis irlandesa que se estabeleceu em Paris, foi para o exterior especialmente para aprender a trabalhar com a laca oriental. Seus móveis, extremamente procurados pela alta classe, passavam por um processo de envernizamento que envolvia o uso de até 22 camadas de verniz aplicadas em um processo meticuloso.

Os móveis Art Déco atuais mantêm a aparência brilhosa através de processos mais simples com a aplicação de vernizes sintéticos.

Popularização dos móveis Art Déco

Muitos dos fabricantes de móveis Art Déco eram mais do que apenas marceneiros. Eles projetaram interiores inteiros para seus clientes ricos. Alguns também eram arquitetos e construíram casas com os interiores já pensados e mobiliados.

Foi apenas na década de 1930 quando técnicas de produção em massa e materiais mais baratos se tornaram disponíveis que os móveis Art Déco deixaram de ser exclusividade da aristocracia.

Além disso, como vimos até aqui o sucesso dos móveis Art Déco se deu principalmente na França, mas o estilo também chegou em outros países da Europa e Estados Unidos na década de 1920 através, ou pelo menos, havia uma influência do estilo Art Déco facilmente perceptível.

Índice
atelierclassico.com.br
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.