Filtrar
Foram encontrados 688 produtos
Filtrar Remover filtros
Categorias
  1. Aparadores
  2. Banquetas
  3. Cabeceiras
  4. Cadeiras
  5. Camas
  6. Criados
  7. Comodas
  8. Cristaleiras
  9. Escrivaninhas
  10. Genuflexorio
  11. Mesas de Canto
  12. Mesas de Centro
  13. Mesas de Jantar
  14. Penteadeiras
  15. Poltronas
  16. Poltronas Giratórias
  17. Puff
  18. Recamier
  19. Sofas
  20. Bancos
  21. Buffet
  22. Mais ...
ESTILO
  1. Clássico
  2. Design Assinado
  3. Industrial
  4. Luis XV
  5. Marchetaria
  6. Móveis Minimalistas
  7. Móveis Modernos
  8. Provençal
  9. Retro
  10. Rustico
AMBIENTE
  1. Hall De Entrada
  2. Quarto
  3. Sala De Estar
  4. Sala De Jantar
  5. Escritório
  6. Closet
  7. Cozinha
  8. Infantil
  9. Banheiro
  10. Areá Gourmet
  11. Home Office
Preço
Avaliação

Tendências na decoração com Móveis Art Nouveau

Você já deve ter ouvido falar de Art Nouveau em um contexto ou outro. Pode ser que,  você tenha ouvido falar dos móveis Art Nouveau, ou da arquitetura neste estilo.

Talvez o termo Art Nouveau transporte a sua imaginação para o início do século 20, quando o mundo estava se tornando cada vez mais industrializado e os efeitos da tecnologia estavam causando mudanças rápidas na sociedade. Se pensou nisso, você está certo! Mas existem vários movimentos de ressurgimento da Art Nouveau desde o século 20 e é disso que vamos falar um pouco aqui. Além, claro, da influência dessa tendência na produção dos Móveis Art Nouveau.

Peças inspiradas em móveis Art Nouveau no Atelier Clássico

Deseja decorar sua casa com móveis Art Nouveau? O Atelier Clássico tem peças que certamente servirá de inspiração. Confira nossa seleção e aproveite!

O que é Art Nouveau?

Por ter surgido em muitos lugares praticamente ao mesmo tempo, o Art Nouveau é um estilo que tem diferentes nomes em diferentes países, era conhecido como Modernismo na Espanha, Jugendstil ou Reformstil na Alemanha e Stile floreale na Itália. Nomes diferentes, países diferentes, algumas diferenças de estilo, mas a mesma ideia: Art Nouveau. O estilo internacional de "nova arte" foi particularmente popular entre 1890 e 1910 ele marcou a arquitetura, arte gráfica, pintura e esculturas, mas também deixou sua marca na arte aplicada e no design de interiores através dos Móveis Art Nouveau.

O Art Nouveau se desenvolveu rapidamente como uma transição entre o antigo e o novo.

Esse estilo marca um momento em que os novos artistas jovens queriam causar uma mudança radical em várias áreas. Tanto que o movimento é frequentemente referido como o primeiro estilo moderno.

O termo “Art Nouveau” é francês, sua tradução literal significa “nova arte”. E é exatamente isso que seus criadores queriam fazer.

O Art Nouveau é um movimento que surgiu do desejo de criar um novo estilo para o próximo século. Dessa forma, ele foi uma tentativa consciente de abandonar qualquer noção dos estilos datados do passado.

Seu objetivo era criar uma nova arte para uma nova era. E, é claro, isso teve reflexos nos espaços internos, ou seja, na decoração das residências através da arquitetura e dos móveis Art Nouveau. Tudo isso, esse desejo de mudança, começou como uma resposta ao rápido desenvolvimento da tecnologia, produção em massa e artes acadêmicas do século XIX.

O Art Nouveau teve um impacto muito forte em várias áreas criativas. No design de interiores os móveis Art Nouveau, que apresentam linhas curvas e formas orgânicas, foram o resultado de ideias que fundiram natureza, design e artesanato.

Um pouco da história do movimento e dos móveis Art Nouveau

O movimento Art Nouveau começou na França e se espalhou por toda a Europa, incentivado por ideias semelhantes entre grupos de artistas focados no desejo de criar artesanato de qualidade e na reintegração das artes.

Os artistas e designers que trabalhavam na Art Nouveau queriam reavivar a apreciação do bom artesanato em uma época de crescente industrialização e produção em massa.

Eles queriam criar arte para a vida cotidiana, razão pela qual o Art Nouveau influenciou as artes decorativas e o design de interiores, como forma de levar os Móveis Art Nouveau e itens decorativos do estilo para as casas das pessoas.

É interessante notar que a questão da integração das artes é recorrente.

Alguns dos grandes nomes que criaram móveis Art Nouveau, como Charles Rennie Mackintosh, da Escócia, e Hector Guimard, da França, costumavam trabalhar em mais de uma arena do design.

Vários eram arquitetos que se ramificaram no design de interiores e também projetaram objetos como luminárias, móveis Art Nouveau e outros itens para o lar.

Embora os móveis Art Nouveau tivessem se tornado muito populares naquela época, eles nunca substituíram completamente outros estilos de móveis. Por quê? Bem, pelo estilo dos móveis era possível notar Era caro criar e exigia um alto nível de habilidade.

Os elementos mais distintos, curvas elaboradas e reviravoltas dos móveis tinham que ser feitos à mão. Criar e esculpir essas formas curvas de madeira não foi fácil. O resultado foi um estilo que a maioria das pessoas não podia pagar.

Como melhor veremos a seguir, os móveis Art Nouveau eram frequentemente inspirados pela natureza e tinham abundantes referências a árvores e flores. Muitas linhas curvas foram usadas para os diferentes elementos dos desenhos. O Art Nouveau procurou assimetria e, embora o design de móveis continuasse simétrico devido à sua natureza funcional, às vezes os designers incorporavam pequenos detalhes assimétricos. 

A maioria dos móveis Art Nouveau foi produzida em fábricas usando técnicas típicas de fabricação, levando o Movimento Internacional de Artes e Ofícios a criticar o Art Nouveau continental por não ser “honesto”, já que um de seus princípios era aderir à fabricação de itens à mão.

O Art Nouveau caiu em desuso em 1910, por isso, teve uma vida relativamente curta. Mas provou ser muito influente. Às vezes chamado de "estilo moderno", ele alimentou movimentos posteriores de arte e design, incluindo Art Déco e Modernismo.

Agora, vamos ver algumas características que identificam os móveis Art Nouveau.

Características dos Móveis Art Nouveau

Uma das primeiras coisas que você nota nos móveis Art Nouveau é a sensação de que eles possuem uma longa e sinuosa linha.

Os móveis Art Nouveau de fato serpenteiam em torno de formas e cachos de maneiras elegantes e orgânicas.

Muito desse estilo é inspirado nos padrões da arte japonesa. É justamente nela que os criadores de móveis Art Nouveau se inspiraram ao dar formas achatadas e linearidade as peças. É ainda interessante lembrar que a arte japonesa estava em alta no final do século XIX e era uma influência popular entre os artistas da época.

Voltando para as linhas presentes nos móveis Art Nouveau, cabe também comentar que é comum que vejamos curvas alongadas que se dobram nelas mesmas. Há, então, uma clara ênfase nas formas curvas e alongadas. Um ótimo exemplo é o aparador clássico marchetado com gaveta imbuia disponível na coleção do Atelier Clássico.

Mas não são apenas as linhas curvas que dão organicidade ao estilo, esse feito nos móveis Art Nouveau também é garantido pela presença de ornamentos florais. E algumas das superfícies dos móveis Art Nouveau são decoradas por um processo chamado embutimento, através do qual pequenos pedaços de madeira são cortados e montados para formar uma superfície decorativa plana.

As peças de móveis também podem incorporar metais, estes também se curvam e dobram seguindo os traços elegantes do movimento.

Outra característica interessante é o fato de que os móveis Art Nouveau são feitos de madeira. Os artistas do estilo privilegiam, principalmente, o uso de nogueira, carvalho e teca.

Com relação às cores, o movimento Art Nouveau privilegiou o uso das cores mais sóbrias, e isso se reflete nos móveis Art Nouveau. Tons pastel de amarelo, verde oliva, marrom, roxo, creme e verde sálvia tão cores que além de relaxarem os nossos sentidos, ajudam a destacar os ornamentos florais. Além disso, tons de azul cintilante ou ouro acentuam a instalação.

Art Nouveau hoje como já pontuamos, depois do fim da primeira guerra mundial o estilo Art Nouveau morreu de forma silenciosa. Houve ainda uma breve tentativa de trazê-lo de volta nos anos 60, mas só em meados dos anos 2010 o estilo voltou com mais força, estimulando novamente a produção de móveis Art Nouveau. No entanto, o estilo Art Nouveau costuma ser confundido com o estilo Art Déco. Embora os dois possam parecer semelhantes à primeira vista, existem diferenças importantes.

Enquanto o Art Nouveau perdeu sua popularidade após a Segunda Guerra Mundial, o Art Déco tornou-se popular no início dos anos 40. Além da linha do tempo, os estilos também diferem em conceito. Os móveis Art Déco usam tecidos luxuosos e materiais de qualidade; já os móveis Art Nouveau são inspirados pela natureza.

Índice
atelierclassico.com.br
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.