Filtrar
Foram encontrados 7 produtos
Filtrar Remover filtros
Categorias
  1. Carrinhos de Bebidas
  2. Cadeiras
  3. Poltronas
  4. Puff
ESTILO
  1. Clássico
  2. Design Assinado
  3. Luis XV
  4. Provençal
  5. Retro
AMBIENTE
  1. Quarto
  2. Sala De Estar
  3. Sala De Jantar
  4. Escritório
  5. Closet
  6. Cozinha
Preço
Avaliação

Móveis de fibra natural

A produção artesanal de móveis está cada vez mais em alta no Brasil e no mundo. A tendência tem uma imensa gama de produtos, a fibra natural tem se tornado uma das preferidas da decoração quando falamos desse assunto.

Além dá, resistência e praticidade a fibra natural é produzido por aqui sem agredir a natureza, de forma totalmente sustentável. O que antes era exclusivo para fazendas ou casas de campo mais rústicas, que hoje integra a mobília de casas urbanas e modernas.

Como os móveis de fibra natural são produtos de fácil ambientação, podem ser usados tanto em espaços internos quanto externos. Combinados com outros materiais, os móveis de fibra natural transformam os cômodos com conforto e durabilidade. Aprenda a seguir, mais sobre suas aplicações e cuidados. 

Continue lendo e saiba mais sobre móveis de fibra natural e a manutenção deles. Conheça toda a seleção de móveis do Ateliê Clássico personalize e decorar a sua casa com seu estilo!

Móveis de Fibra Natural: os materiais mais usados

O cipó-imbé, rattan, vime, tucum, junco e capim dourado são alguns dos materiais mais usados e famosos no universo da decoração e normalmente são escolhidos para a fabricação de móveis de fibra natural.

 Essas peças transformam os ambientes internos e externos das casas graças a sua beleza, versatilidade, delicadeza, custo-benefício, durabilidade e acabamento excepcional. As fibras mais usadas são: 

  • Junco: também fabricada no norte do Brasil é um dos materiais mais usados na fabricação de móveis de fibra natural por ser um material extremamente resistente. Poltronas e Sofás com detalhes em junco ficam incríveis na decoração.
  • Rattan: essa planta é bem parecida com amálaca, um tipo de planta asiática, porém mais flexível. Em alguns casos o trançado de junco e vime também é chamado de rattan.
  • Vime: semelhante ao rattan, essa planta é cultivada normalmente no sul do Brasil. Originária da África do Sul, Europa e partes da Ásia, é conhecido por sua tonalidade um pouco mais avermelhada.
  • Tucum ou tucumã: é uma palmeira comum no Amazonas e chega a alcançar até 15 m de altura. A partir de suas folhas maceradas (levemente amassadas), é retirado um tipo de fibra fina e extremamente resistente. Quando usada para a fabricação de móveis ela lembra a taboa, porém com mais resistência.
  • Capim dourado: produzida normalmente na região centro-oeste do país, é uma matéria-prima que se assemelha ao ouro e é popular até mesmo fora do país.
  • Cipó-imbé: originário da região norte do Brasil, é uma matéria-prima muito resistente e se assemelha a um cipó-retorcido, o que garante um visual incrível quando usado na fabricação de móveis de fibra natural.

 Como é o processo de fabricação da fibra natural?

Com tons de marrom, os móveis de fibra natural podem são ótimos complementos para os mais diversos estilo de decoração eles conversam perfeitamente com as cores da natureza quando usados na área externa, e com outros mobiliários mais decorados quando usados em áreas internas.

Durante a sua fabricação os móveis de fibra natural, passam por alguns tratamentos para garantir sua durabilidade, qualidade e resistência. Sendo assim, as fibras passam por um processo de desidratação, para ficarem bem secas e firmes.

Após esse processo, as fibras são trançadas e recebem um tratamento específico para garantir a durabilidade do mobiliário, mesmo quando essas peças forem usadas esporadicamente. Podemos salientar que o Brasil é um país rico em fibras naturais, em especial junco e rattan e que isso ajuda no grande uso desses materiais na decoração.

 Móveis de Fibra Natural na área externa e interna

Os móveis de fibra natural são ótimas opções para complementar a decoração dos mais diversos ambientes e os mais diversos estilos de decoração, trazendo versatilidade e elegância ao ambiente.

 Já nas áreas internas o ideal é dispor os móveis de fibra natural em meio peças de diferentes estilo. Como o móveis possuem uma coloração de fácil combinação e detalhes que o enaltecem facilmente, ele pode ser usado em diversos tipo de decoração. Assim, agregam conforto e ainda mais beleza ao cômodo.

 Dessa forma, a melhor opção é contrapor estilos e mudar completamente o visual dos cômodos. Em um ambiente com um sofá de vime, por exemplo, você pode combinar uma pintura acrílica ou uma mesa de centro com tampo de vidro. Opte por aliar a sua peça mais rústica com pisos e azulejos mais sofisticados.

 Se a sua intenção é criar um ambiente mais equilibrado, a dica é escolher peças grandes. Já quem está em busca de um ambiente mais campestre e rústico, para descanso ou como sala de jantar, a sugestão é apostar na fibra natural como a matéria-prima de toda mobília.

 Além das cadeiras e poltronas, busque incluir artefatos decorativos, como vasos, cestos e painéis. As mesinhas laterais de fibra natural também podem ser uma boa opção para quem quer mudar a aparência dos cômodos sutilmente.

 Ao escolher esses móveis de fibra natural para o uso externo deve-se tomar alguns cuidados principalmente para manter a durabilidade das peças. O ideal é que você mantenha suas peças em locais protegidos do sol e da chuva, pois a longa exposição pode danificar os trançados do objeto.

Em relação à qual estilo de ambiente mais adequado para usar os móveis de fibra natural, não há motivo para se desesperar, os produtos combinam muito bem dentro e fora de casa. Seja em varandas, salas, quartos ou banheiros, os móveis de fibra natural podem ser inseridos em todos os ambientes da sua casa.

 Manutenção e cuidados com os móveis de fibra natural

Para preservar as propriedades dos móveis de fibra natural, você deve tomar alguns cuidados. Listamos alguns desses cuidados para que seus móveis e acessórios durem mais:

  • Evite que seus móveis permaneçam muito expostos à luz solar, isso pode enfraquecer o selante usado nas fibras, deixando o material quebradiço;
  • Evite que suas peças fiquem expostas à chuva. Como a fibra natural tende a absorver a água, sua resistência pode ser comprometida;
  • Preste atenção ao manuseio dos móveis, evite bater ou usar a peça de fibra como escada:
  • Para limpar use apenas um pano umedecido com água;
  • Caso queira higienizar com aspirador de pó, dê preferência ao bocal de escova macia.
  • Procure impermeabilizar cortinas e tapetes, para aumentar a proteção e durabilidade.

Sendo assim aproveite os móveis de fibra natural para se inspirar e transformar a sua casa. Quer ficar por dentro de todas as nossas novidades? Então, assine a nossa newsletter e receba tudo de bandeja no seu e-mail.

 

 

óveis de fibra natural

Índice
atelierclassico.com.br
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.