Não há produtos que correspondam à seleção.

Móveis estilo mediterrâneo nos tempos atuais.

Os móveis estilo mediterrâneo é inspirado, como o nome já diz, nas casas das culturas que ficam nas costas do Mar Mediterrâneo, como por exemplo a Grécia, a Itália, a França, a Espanha e os países do Norte da África.

Essas culturas estão centradas na convivência com o mar e a natureza e, portanto, trazem esses elementos para dentro das casas.

Assim, as casas são geralmente brancas, pintadas com cal, ou com muita pedra.

Tenha seus móveis personalizados com o estilo mediterrâneo, temos uma seleção de móveis aqui no Atelier Clássico a sua escolha, encontre seu móvel desejado e faça suas combinações.

Nos acompanhe nesse artigo onde mostraremos as principais características desse estilo de móveis estilo mediterrâneo e quais são suas vantagens e parte da sua história. Se atente!

O que é o estilo mediterrâneo nos móveis e sua história.

A decoração mediterrânea tem a sua origem nos países europeus banhados pelo Mar Mediterrâneo, como o próprio nome já diz. Países esses como Espanha, Grécia, Itália e França.

Desde os tempos mais antigos, os gregos já projetavam suas casas com terraços que permitissem aproveitar a vida ao ar livre e a luz sol e é justamente essa conexão dos ambientes internos com os externos que dá o tom do estilo.

Junto a isso, a tendência de decoração é fortemente influenciada por elementos da cultura árabe de países do norte da África, como Marrocos, Argélia e Tunísia, bem como do sudoeste da Ásia, como Turquia, Líbano e Síria.

Assim, estampas e texturas vêm para complementar a base da decoração em branco e azul.

Dessa mistura entre os 3 continentes se reflete na variedade de combinações possíveis dentro desse estilo de decoração.

Quais são as principais características do estilo mediterrâneo?

As principais características do estilo mediterrâneo, é definida por duas imprescindíveis:

  1. presença abundante da luz natural
  2. trabalho com madeiras e metais.

A presença de muita luz é quase sempre proporcionada por janelas largas e desobstruídas. A paleta de cores prioriza os tons neutros para as paredes e para o teto, com tetos inclinados com telhas em terracota.

Já a mescla de materiais, como a madeira e o metal, por estarem os países europeus situados próximos à costa do Norte da África, perto de países como Marrocos, Tunísia e Argélia, a cultura árabe encontra espaço na decoração também.

Por meio de cores vibrantes e diferentes texturas, em almofadas, cortinas, estofados e mobiliário.

Assim como o uso de ferro trabalhado, que pode aparecer em detalhes na sala de estar, na sala de jantar, na cozinha e no banheiro.

... mas e os móveis estilo mediterrâneo, como desenvolvê-los e suas características?

Lindo, limpo, descontraído e, ao mesmo tempo, sofisticado, os móveis estilo mediterrâneo podem ser utilizado para qualquer ambiente.

Entre as principais características dessas mobílias estão os tons neutros, como branco, bege, amarelo claro e off-white, podendo se apresentar em madeira, que podem ou não ser pintadas de branco.

Já para a parte externa, é comum o uso de cal branca, que dá um efeito rústico muito bonito.

Já o uso do ferro trabalhado no mobiliário ganha destaque também em tons neutros.

Pense no encanto que causa ao ter uma mesa redonda em vidro com base trabalhada e nas cadeiras com estrutura delicada no mesmo material. O efeito é suave, quase romântico, mas principalmente com muita personalidade.

Já citamos também que outra característica forte é a mistura de texturas. Deve usar e abusar do uso de tecidos leves como algodão e linho para estofados, mesclando texturas, cores lisas e estampadas.

Quais os materiais mais recomendados para criar uma decoração mediterrânea em casa?

A inspiração mediterrânea resulta em uma decoração leve e aconchegante, sem deixar de lado a elegância.

Tendo isso em mente, se deve levar em consideração os seguintes aspectos:

  • Materiais refrescantes: Usar móveis com materiais mais frios, como cerâmicas e pedras, ajuda a refrescar os ambientes, especialmente aqueles que ficam expostos ao sol com frequência, como as varandas. O uso de portas e divisórias de ferro forjado, material que também pode ser combinado com o vidro.
  • Utilize móveis marcantes: Os móveis estilo mediterrâneo são marcantes e remetem a um passado colonial. É comum optar peças que possam ser combinadas com piso de madeira ou de pedras naturais. É normal ainda usar um revestimento dos móveis com o estilo mosaico.
  • Priorize elementos naturais: Além dos revestimentos, a matéria-prima natural também deve ser usada na mobília. Por isso, a decoração mediterrânea harmoniza com móveis clássicos e acabamentos de madeira, couro, ferro e vime. Os elementos naturais ainda combinam muito bem com plantas em vasos de cerâmica em tons terrosos. Para dar mais personalidade, finalize a composição com tecidos estampados e coloridos em almofadas, tapetes e toalhas de mesa.
  • Mantenha a simplicidade: O estilo é conhecido por não fornecer muitas informações, não em excesso. Para manter o visual leve tenha em mente o princípio de móveis para uma decoração simples. Nesse sentido, o ideal é optar por móveis funcionais, exclusivamente para o ambiente de destino.
  • Selecione cores que se conversem: O sol e o mar são as grandes inspirações para a paleta de cores da decoração mediterrânea. Nesse estilo, azul, verde, turquesa, lavanda, terracota e areia são alguns dos tons favoritos para elementos de destaque. Os móveis acabam sendo os protagonistas desse estilo, então abuse das cores nos tecidos e adornos. A pintura, ou texturas, podem ser lisa, para um visual mais clean, ou texturizada, para um toque mais rústico.
  • Prefira as formas curvas: Esqueça as linhas retas do minimalismo e se inspire nas curvas das construções mediterrâneas — tenha em mente as cúpulas das casas em Santorini, na Grécia, e os arcos dos palácios marroquinos. Essas referências podem aparecer de forma mais sutil nos ambientes internos da sua casa, como móveis pequenos até objetos decorativos, como espelhos.
  • Integre os ambientes com os móveis: Já que uma das inspirações da decoração mediterrânea é a praia, é importante tentar maximizar a amplitude dos espaços. Na medida do possível, traga a paisagem para dentro das áreas internas, incorporando móveis nas varandas e terraços, por exemplo.

Conclusão.

A decoração com móveis estilo mediterrâneo pode ser incorporada em todas as áreas da sua casa, desde os móveis até paredes e teto.

Os móveis estilo mediterrâneo se fazem fundamental nessa decoração e deve ser levado em conta suas curvas, cores e estampas.

Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas em relação a esse estilo e contamos com a sua leitura nos próximos artigos. Muito obrigado pela atenção e pelo seu tempo.

Índice
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.