Não há produtos que correspondam à seleção.

Móveis Tudor

O estilo e a qualidade dos móveis encontrados nas casas no período Tudor variavam de acordo com a riqueza do indivíduo. A maioria dos móveis estilo Tudor era feito de madeira sendo o carvalho uma escolha muito popular.

Para o homem mais pobre, algo tão luxuoso quanto uma cama de verdade estava fora de cogitação e faltavam móveis básicos na casa dos trabalhadores mais pobres. Para os ricos, é claro, as coisas eram muito diferentes com muitos itens luxuosos e esculpidos.

Por outro lado, o estilo arquitetônico Tudor é o último estágio da arquitetura medieval durante o período Tudor entre 1485 e 1603. O estilo é exclusivamente inglês. Ele é uma adaptação inglesa para o estilo gótico.

O estilo Tudor surgiu durante o primeiro reinado da dinastia Tudor os reis Henrique VII e Henrique VIII.

Embora tenha sido trocado pela arquitetura elisabetana na construção de casas, o estilo Tudor ainda se manteve no gosto dos ingleses, inclusive em universidades como Oxford e Cambridge. Onde você encontra obras no estilo Tudor que remontam os primeiros tempos do neogótico.

Entretanto, você já pensou em inserir móveis estilo Tudor em sua casa? Se sim, isso é bem possível. Basta imaginar uma viagem ao passado, em um período medieval, onde os reis ainda governavam em seus monumentais castelos e os camponeses trabalhavam somente nos campos.

Uma decoração com móveis estilo Tudor deixará sua casa muita mais elegante e requintada. Quer saber mais sobre esse estilo? Então, conheça os móveis estilo Tudor no Atelier Clássico e leia este post até o seu final.

Como é o estilo Tudor

Uma casa no estilo Tudor normalmente tem uma fachada bem típica. Ela é quase sempre pintada de branco, ou uma cor que se aproxime do branco, e de marrom claro. Assim como as casas dos camponeses e até alguns castelos ingleses da época medieval.

Atualmente, há inúmeros materiais sintéticos que imitam a textura modelada usada antigamente, quando as casas eram feitas de argila e gesso. As casas também possuem detalhes feitos em pedras e tijolos. Nelas há filetes de madeira na cor marrom escuro que podem atravessar todos os cômodos da casa, valorizando seu estilo.

A deslumbrante arquitetura da época medieval também pode ser encontrada em portas de entrada ou garagem. Normalmente elas são feitas de madeiras maciças e podem incluir detalhes em ferro forjado de cor preta, isso inclui batentes e dobradiças.

O efeito do estilo Tudor impressiona e combina com o restante do estilo da casa. Hoje é fácil imitar uma casa Tudor apostando em materiais de qualidade e madeiras que são apropriadas para isso.

Como é a decoração do estilo Tudor

A decoração de uma casa que segue o estilo Tudor, assim como sua fachada, também possui cores escuras. As paredes são decoradas de forma dramática, com muitas arandelas de ferro forjado, artes de parede e molduras.

Os móveis estilo Tudor devem ser escuros e em estilo robusto, feitos em madeira trabalhada e muita ferragem.

Tanto os móveis estilo Tudor, quanto nos acessórios é amplamente usado cores como o castanho, preto e marrom profundo. Para que o ambiente não fique tão pesado use as cores claras para as paredes do ambiente, sem perder o ar de estilo Tudor.

Sendo assim, combine com cores neutras mais claras, como as cores creme e beges. Outra ideia é apostar em tecidos nas paredes e nos móveis que lembram a época medieval. Você pode investir em tons profundos de vermelho ou roxo para dar mais leveza a decoração no estilo Tudor.

Com essa decoração a sua casa ganhará requinte e elegância! Conheça a seguir, mais sobre os móveis estilo Tudor.

Camas

Você entra na casa de um trabalhador pobre e não vê uma cama. Na época Tudor era muito comum você encontrar uma cama improvisada com paletes e palha. A cama era coberta com um lençol e não havia travesseiros macios.

Muitas pessoas usavam um tronco para colocar a cabeça, já a nobreza tinha móveis muito melhores. Camas com dossel eram uma escolha popular. Quanto mais cara a cama, mais detalhada e ornamentada seria a cabeceira da cama.

A cama era coberta com cortinas pesadas, o que proporcionava privacidade aos ocupantes, como também ajudava a impedir a entrada de correntes de ar frias. O colchão era macio e cheio de penas, assim como os travesseiros. Somente os melhores tecidos serviam para os lençóis e cobertores que costumavam ser muito bordados.

Cadeiras e mesas

As cadeiras não eram um item muito comum dos móveis da casa de Tudor, mas era muito mais fácil encontrar bancos compridos usados para sentar.

As cadeiras individuais podiam ser encontradas nas casas da nobreza, embora ainda fossem de madeira e feitas com o encostos altos e retos. Ocasionalmente, os braços e o assento da cadeira eram almofadados, com juncos usados como recheio.

Às vezes os bancos de madeira também eram usados como mesas. Nas casas dos camponeses, as mesas com cavaletes eram usadas para banquetes, pois indicavam que, após o banquete, as mesas podiam ser rapidamente dobradas e removidas, e o espaço podia ser usado para outra atividade.

Baús

Os pesados baús de madeira eram muito comuns na maioria dos lares, ricos ou pobres. É claro que eles diferiam em tamanho e estilo, dependendo do que um indivíduo pudesse pagar.

O baú era uma peça robusta de móveis estilo Tudor, que servia a vários propósitos. Eles geralmente tinham pernas, assim, o baú ficava longe do chão e seu conteúdo ficava longe de sujeiras e animais.

Além de fornecer armazenamento, o baú também era adequado para uso como mesa, quando necessário.

Buffet

O buffet era o aparador ou a cômoda que usados hoje. O número de prateleiras disponíveis no buffet era um reflexo da posição ou status do proprietário. Eles eram levados para banquetes e cobertos com um pano fino para exibir os pratos da família, geralmente de ouro ou prata, dos quais os servos serviam aos convidados.

Os móveis estilo Tudor continuam em alta e podem compor a decoração de qualquer ambiente. Se você gostou deste conteúdo, assine a nossa newsletter e receba de bandeja as melhores ofertas em seu e-mail.

 

Índice