Filtrar
Foram encontrados 35 produtos
Filtrar Remover filtros
Categorias
  1. Cabeceiras
  2. Poltronas
  3. Puff
  4. Recamier
  5. Sofas
  6. Bancos
ESTILO
  1. Clássico
  2. Luis XV
  3. Móveis Modernos
  4. Provençal
  5. Retro
  6. Rustico
AMBIENTE
  1. Hall De Entrada
  2. Quarto
  3. Sala De Estar
  4. Sala De Jantar
  5. Escritório
  6. Closet
  7. Areá Gourmet
Preço
Avaliação

Saiba como decorar sua casa com recamier clássicos 

Pensando em trazer um pouco do luxo e versatilidade do recamier clássico para a decoração da sua casa? O Atelier Clássico tem um conteúdo especial para te ajudar a decorar sua casa com essa peça de mobília incrível.

Você já ouviu falar recamier clássicos? 

Sabe aqueles móveis que parecem um sofá e que geralmente estão localizados ao pé da cama? Eles são chamados de Recamier. Esse nome bastante pomposo tem origem francesa e remonta aos tempos de Napoleão Bonaparte, como veremos a seguir. 

Existem diferentes releituras da peça, mas nos interessa aqui os recamier clássicos e como podemos usá-los na hora de decorar. Já que essas peças, mesmo com todo o ar clássico e nome pomposo podem ser usadas em ambientes contemporâneos dando um charme sem igual à composição do mesmo. 

Continue lendo! O Atelier Clássico tem um conteúdo especial para você, que quer decorar sua casa usando recamier clássicos.

Recamier clássico e contexto histórico 

O recamier clássico é um tipo de sofá com braços altos e curvos, que pode ser produzido com ou sem encosto. 

O recamier clássico remonta ao estilo do período Imperial na França. Vale, para entender o contexto de produção de peças, falarmos um pouco sobre a produção de móveis nesse período histórico.

Dessa forma, o recamier clássico surge durante o período do governo de Napoleão. Com relação à produção, cabe dizer que Napoleão impôs uma centralização tirânica à arte, decretando que estaria sujeita ao controle de Paris e supervisionada pelos arquitetos Percier e Fontaine e pelo pintor Jacques-Louis David. Nessa época, a antiga nobreza estava agora empobrecida ou exilada. O resultado foi um estilo cujo sucesso e uniformidade espetaculares foram inéditos na França. 

A maioria dos móveis do Império Francês tinha um caráter imponente e maciço, destinado a impressionar, um efeito que fica claro quando olhamos para um recamier clássico. Portanto, encontramos muitas peças com grandes dimensões e também com muitos elementos decorativos, que foram incluídos para tornar o mobiliário deslumbrante e glorioso. 

Dominado pelos modelos greco-romanos, o estilo Imperial - sobressalente, nobre, maciço - deveria exalar uma dignidade a consistente com a majestade napoleônica. Os tipos característicos de móveis eram um pouco rígidos, mas imponentes: suas superfícies planas e cantos afiados, juntamente com a falta de molduras, produziam um efeito de grandeza que, apesar do abandono dos traços produtivos anteriores, resultava em peças muito bonitas. 

O fabricante de móveis George Jacob dominou o estilo Imperial. Várias peças de mobiliário novas, como camas decoradas apenas de um lado, a mesa do escritório "Minister" e espelhos "psique" se espalharam. As mesas mais características do Império são redondas, versões maciças do tipo gueridon e frequentemente servidas como mesas de jantar. Os assentos eram geralmente feitos de mogno, eram pesados ​​e as costas sempre estofadas, assim como nos recamier clássicos. Pequenas peças concebidas para fins precisos tornaram-se mais raras. As mesas de console eram rígidas e solenes, geralmente retangulares, com tampos de mármore apoiados em frisos grossos decorados com acessórios de bronze, enquanto são quatro pernas erguidas de bases pesadas. 

O mogno era a madeira preferencial, e também fora usada para a produção dos recamier clássicos. Quando ficou indisponível devido a um bloqueio, foram utilizados nogueira, olmo, faia, raiz de teixo, buxo, madeira de oliveira e bordo. Acessórios de bronze foram colocados simetricamente em superfícies planas. Os tampos de mármore tinham cantos afiados e eram geralmente cinza ou pretos, mas os tampos de mármore branco ainda eram usados, ocasionalmente. 

Nesse período a ornamentação foi marcada por simetria rigorosa. Os motivos associados a essa regra são a águia, abelha, estrelas, iniciais I e N, que geralmente eram inscritas em uma coroa de louros imperiais. Figuras de vitória com ramos de palmeiras, cisnes, leões, grinaldas de rosas, trepadeiras, folhas de acanto planas, motivos egípcios e formas geométricas como círculos, quadrados, octógonos e ovais foram amplamente utilizados. É nesse contexto que surgem os móveis recamier clássicos.

A história por trás do Recamier Clássico 

Agora que já conhecemos as principais características do período Imperial. Vamos falar um pouco sobre a história relacionada à fama do recamier clássico

Os recamier clássicos já estavam em produção e não surgiram com esse nome, mas o ponto alto de sua história é o momento em que  uma jovem francesa chamada Juliette Recamier (Julie Bernard quando solteira), uma das socialites mais famosas de seu tempo, depois de se casar com um banqueiro parisiense, ficou conhecida como Madame Recamier. Mas você pode estar se perguntando: o que isso tem a ver com os móveis recamier clássicos

Bem, em meados do século XIX, o artista Jacques Louis David fez uma pintura da garota, Juliette Recamier. Na pintura ela aparecia vestida no "estilo antigo" e cercada por móveis de Pompeia. Mal sabia ela que ao aceitar ser pintada Madame Recamier estava batizando um dos tipos de sofá mais familiares e usados ​​do mundo. A pintura também ficou famosa depois que a jovem foi exilada por pertencer a grupos opostos a Napoleão, mas isso é outra história. Hoje queremos falar mesmo é dos recamier clássicos

Como colocar um Recamier Clássico na sua decoração contemporânea? 

No quarto, local mais tradicional para usar os móveis, o recamier clássico geralmente é usado perto do pé da cama, como já dissemos no começo do texto. Mas se você não tiver espaço para inseri-lo nesse local, tente recliná-lo contra a parede. 

A principal funcionalidade do recamier no quarto é servir como um ponto de apoio. Ele pode te ajudar a vestir e calçar ou apoiar roupas e outros acessórios. Além disso, os visitantes que entram no quarto podem sentar-se no seu recamier clássico em vez de usar a cama. O recamier clássico também pode ser usado dentro closet, ele for espaçoso o suficiente, para ajudar com conforto e conveniência na hora de se vestir. 

Na sala de estar, o recamier clássico ajuda a acomodar os convidados com mais conforto e com a vantagem de ocupar pouco espaço. Um modelo sem encosto pode ser usado para segmentar ambientes integrados, como sala de estar e sala de jantar. O recamier clássico também é uma boa opção para os salões de entrada, tornando este canto da casa mais charmoso e sofisticado. Nesse caso, a melhor opção é o recamier clássico sem encosto. 

Ao escolher o modelo de recamier clássico ideal para o seu ambiente, observe a forma e o tecido. Para as decorações mais clássicas e elegantes, use um descanso de braço curvo com acabamento do tipo capitonê (que garante o charme da padronagem geométrica a peça), como uma namoradeira disponível no catálogo do Atelier Clássico. Além disso, outra opção interessante é optar por estofamento feito de tecidos nobres, como veludo. Já para decorações modernas, aposte de forma limpa ou minimalista em um modelo recamier de linhas retas e mais tecidos despojados, como linho. 

Embora existam recamier que fogem do estilo clássico e ganham ares mais modernos, optar por uma peça com o modelo clássico é uma forma de dar a sua decoração contemporânea um efeito UAU! O recamier clássico pode ser usada na criação de um ponto de união e contraste entre os estilos. 

Combinações com Recamier Clássico

Por ser um móvel versátil, o recamier clássicos traz consigo diversas propostas para ambientação. Mesmo apresentando um estilo clássico, este item encaixa-se perfeitamente com uma decoração mais arrojada e moderna.

Porém, deve-se ficar atento sobre como ele será aplicado em um ambiente, visto que por ser um item único, ele acaba merecendo uma atenção especial. Então, antes de adquiri-lo, verifique qual o seu local de destino e o que será preciso para aplicá-lo.

Locais de Uso

O que não faltam são opções de espaços para que os recamier clássicos sejam utilizados. Por ser uma peça tão eclética, ela comporta diversos tipos de espaços, podendo ser utilizadas em diversas ocasiões.

Além de ser utilizada no quarto, pode ser abrigada em uma sala de estar, banheiros, varandas, cozinhas, closets e afins. Além desses, ainda podemos encontrá-la facilmente em locais como casamentos, festas de 15 anos e afins.

Enfim, o que não faltam são espaços onde a mesma se encaixe, o que realmente importa é o seu acompanhamento conforme a decoração.

Escolha agora o seu Recamier Clássico no Atelier Clássico 

Existem diversos modelos de recamier clássico no mercado. Isso porque ele pode ser acolchoado, trabalhado com detalhes de outros estilos, com encosto ou sem, entre outros.

Porém, os itens mais buscados acabam sendo com acolchoados sem encosto, visto que são justamente os mais ecléticos para se trabalhar em um ambiente. Os itens ofertados pelo Atelier Clássico, conseguem unir além do estilo citado, trazer detalhes em Luis XV, Provençal, entre outros. 

Em todos, podemos encontrar o luxo desta peça histórica, além das diversas cores e estilo de acolchoamento das mesmas. Ou seja, certamente você encontrará uma peça que se encaixe naquilo buscado por você para um ambiente. 

Versátil, funcional e super decorativo, o recamier clássico não pode ser deixado de fora da sua casa. E para ajudar você a escolher o recamier clássico perfeito o Atelier Clássico uma seleção incrível de recamier no estilo clássico. Confira nosso catálogo e aproveite;

FAQ Recamier Clássicos no Atelier Clássico | Compre com o Melhor Preço

O que são móveis clássicos?

Os móveis clássicos podem ser definidos, como elegantes e atemporais. Eles podem estar presente em qualquer ambiente do lar, agregando beleza e sofisticação em todos os cômodos Sua estética é destacada por linhas cheias de detalhes, volumosas e mobiliário longo. Os móveis clássicos são exuberantes pela própria natureza.

O que é que torna um móvel clássico?

Quando falamos de móveis clássicos, estamos falando de móveis que vem diretamente da cultura Greco-Romana, que são utilizados em cores neutras, materiais nobres e são produzidos em sua grande maioria em trabalhos artesanais.

Como saber identificar para que você possa usar?

Os mobiliários clássicos são conhecidos facilmente por conta da sua estética única, não deixando-se passar despercebido em ambientes que se encontram. Adquirir um móvel clássico traz uma sensação de nobreza e classe para qualquer ambiente. Das suas características básicas e marcantes podemos citar a sua curvatura, pés em cabriolet, o seu requinte e o acabamento impecável, além de ser produzido em materiais nobres, como tecidos, e principalmente a madeira utilizada na sua produção.

Como e onde utilizar os móveis clássicos?

Não existe regra para incluir um mobiliário clássico na decoração, nem tão pouco mudar toda a decoração para inserir um novo móvel. Opte por um móvel que se encaixe no ambiente de forma a harmonizar e completar a decoração. Os móveis clássicos estão em alta e são bem-vindos em todos os estilos, do contemporâneo ao minimalista trazendo personalidade e sofisticação.

Existe um móvel clássico certo para cada ambiente?

Sim, na decoração clássica existem móveis específicos para cada ambiente, o que não impede de inovar caso tenha um estilo mais ousado. Móvel clássico para a Sala: Vamos destacar a mesa de jantar acompanhada de cadeiras estofadas assim também, como as cristaleiras que são muito presentes na decoração clássica. Além de aparadores de tamanhos variados e peças decorativas de luxo para compor um perfeito ambiente clássico. Esse ambiente de jantar certamente terá muito conforto visual além de atestar bom gosto e elegância. Móvel clássico para o quarto: O quarto certamente é o ambiente mais aconchegante do lar, mais é ideal incluir os móveis certos nesse espaço. Uma bela penteadeira clássica tem o efeito de potencializar elegância e organização, trazendo requinte e sofisticação para o cômodo. Outro exemplo de móveis clássicos para quartos fica por conta das cabeceiras, podendo ser de madeira com belíssimos entalhes e curvaturas ou tecidos com efeitos capitonê. O toque final fica por conta do tradicional recamier, servindo como uma versátil extensão da cama esse mobiliário clássico é funcional e pode ser utilizado no closet auxiliando na hora de se vestir. Agora que você já sabe como utilizar os móveis clássicos, reinvente a forma de decorar o seu lar. Inspire-se nessas dicas do Atelier clássico e faça mudanças impressionantes em qualquer ambiente.

Índice
atelierclassico.com.br
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.