Sofás Retro

Não há produtos que correspondam à seleção.

SOFAS RETRÔ 

O estilo retrô é uma tendência que tem conquistado espaço nos lares brasileiros. Os anos 20 em diante marcaram o mundo com seus estilos peculiares e modas extravagantes que muitos consideram “charmosas e elegantes”.

A sala de estar é onde passamos a maior parte do nosso tempo livre. É onde descansamos após um longo dia de trabalho. É onde relaxamos assistindo televisão ou mesmo lendo um bom livro.

É onde muitas pessoas gostam de dormir assistindo a um bom filme. Enfim, toda essa importância para uma peça simples que, obrigatoriamente, requer conforto e aconchego para atender as necessidades de todos.

Além do conforto, o estilo e a complementação da decoração por parte dele é essencial para criar um ambiente harmonioso e estiloso.

Vamos abordar uma das peças do estilo retrô que é comumente usado por todos e que é parte essencial de qualquer sala. Obviamente eu estou falando do sofá retrô.

SOFÁS RETRÔ: FABRICAÇÃO DAS ANTIGAS

Quando pensamos diretamente em como são feitos os sofás hoje e antigamente, percebemos que o jeito de construção da estrutura interna é, muitas vezes, iguais ou parecidos.

O material principal usado até hoje é a madeira. A madeira representa a durabilidade do sofá, a resistência e a força. Afinal, a madeira precisa ser muito forte para aguentar o peso de duas ou três pessoas adultas ao mesmo tempo.

Os pés do estilo retrô aderem aos designs das tendências anteriores, geralmente do século XX. Podemos até conviver na era moderna, mas, os tecidos que compõe o estofado e que cria o conforto das peças tem sido feito com os mesmos materiais que a décadas atrás.

Sendo usados couro, lã ou mesmo veludo.

SOFÁS RETRÔ: DÉCADA CERTA

Nos anos 50, as tendências decorativas da época eram bem diferentes de hoje em dia. De maneira geral, as estampas floridas em almofadas e travesseiros, a toalha xadrez jogada sobre a mesa. Até alguns objetos com esse mesmo tipo de estampa existia.

Podemos dizer que o estilo de estampas era bastante apreciado, mas não qualquer uma. Nessa lista de flores e tabuleiros de xadrez, as linhas horizontais ou verticais estampava muitos produtos por aí.

Podemos afirmar que essa época foi marcada e é caracterizada por esse estilo de estampa aplicada em uma variedade de produtos, moveis e utensílios.

Quando avançamos um pouco na história, digamos anos 70 ou 80. Percebemos uma leve mudança de estilo. Onde as estampas deram lugar a cores lisas e vibrantes e estampas lisas.

O xadrez se tornou coisa do passado, mas, as estampas florais ainda faziam parte de um seleto grupo de produtos, como toalhas de mesa e cortinas.

Sua decoração retrô envolve mais que adicionar mobílias antigas ao ambiente. É preciso ter em mente a década que você pretende usar na decoração. Os sofás retrô precisam, obrigatoriamente, se encaixar nessa tendência escolhida.

Vamos dizer que a década retrô que você escolheu seja os anos 50. As estampas no sofas retro podem atender a esse quesito facilmente. As estampas florais em moveis deste estilo combinam muito bem.

Se preferir, pode usar uma cor clara, como o branco com algum estilo de abotoamento que lembra a época.

Lembre-se de sempre prezar pelo seu conforto e aconchego, sem abrir mão do estilo e charme do seu ambiente.

Por serem, geralmente, móveis modernos com modelos antigos, os sofás retrô tendem a combinar também com decoração contemporâneas. O que muitas pessoas fazem é combinar esses dois estilos.

CONCLUSÃO

Os sofas retro são peças elegantes e confortáveis que fazem da sua casa e o ambiente onde estão, mais aconchegante e estiloso. Que traz uma certa nostalgia das tendências e designs de antigamente.

Procurando por moveis retrô ou mesmo quer dar uma olhada nos sofás retrô? No Atelier Clássico você encontra tudo que precisa em moveis para a sua casa e decoração.