Filtrar
Foram encontrados 205 produtos
Filtrar Remover filtros
Categorias
  1. Aparadores
  2. Banquetas
  3. Cabeceiras
  4. Carrinhos de Bebidas
  5. Cadeiras
  6. Mesas Bistro Alta
  7. Mesas de Canto
  8. Mesas de Centro
  9. Mesas de Jantar
  10. Penteadeiras
  11. Poltronas
  12. Poltronas Giratórias
  13. Puff
  14. Recamier
  15. Sofas
  16. Bancos
  17. Luminárias
  18. Buffet
ESTILO
  1. Clássico
  2. Design Assinado
  3. Industrial
  4. Móveis Minimalistas
  5. Móveis Modernos
  6. Provençal
  7. Retro
  8. Rustico
AMBIENTE
  1. Hall De Entrada
  2. Quarto
  3. Sala De Estar
  4. Sala De Jantar
  5. Escritório
  6. Closet
  7. Cozinha
  8. Areá Gourmet
  9. Home Office
Preço
Avaliação

Studio Bauhaus 

Conheça o estilo e os móveis do Studio Bauhaus, que se destacam pelo design moderno, dinâmico e funcional. Também são sinônimos de elegância, confira neste artigo.

Os móveis do Studio Bauhaus são inspirados na escola de arte que leva o mesmo nome. Isso quer dizer que priorizam as linhas retas e o design clean. Mesmo sendo um estilo que surgiu em 1919, é ainda muito atual, sendo que na sua época quebrou inúmeras barreiras.

Quer saber mais? Então, continue com a leitura deste artigo e confira os tópicos a seguir:

  • Escola Bauhaus: origem e história
  • Escola Bauhaus: como é o seu estilo
  • Como o estilo aparece na decoração
  • Studio Bauhaus: móveis funcionais e elegantes
  • Studio Bauhaus: qualidade e bom gosto

Escola Bauhaus: origem e história

Embora esteja presente até os dias de hoje na decoração de ambientes e design de móveis, os princípios do estilo Bauhaus surgem em 1919. Mais especificamente, a Staatliches Bauhaus consiste em uma escola de arte de vanguarda alemã.

É considerada uma das principais expressões do que é, hoje em dia, tido como Modernismo em termos de arquitetura e design. E mais, foi a primeira escola de design criada em todo o mundo.

A sua fundação é de responsabilidade do arquiteto alemão Walter Gropius, que teve a pretensão de fazer da Bauhaus uma escola onde se combinava a arquitetura com as artes e o artesanato.

No entanto, isso causou diferentes conflitos, já que a Bauhaus foi afetada pela situação política, lembrando que a escola funcionou ao longo das duas grandes guerras mundiais. Dessa forma, em 1925 saiu de Weimar, onde foi fundada e se mudou para Dessau.

Fechamento da escola e legado em todo o mundo

Em 1932, a escola se mudou novamente, para Berlim, a fim de fugir da perseguição nazista, mesmo assim, foi fechada um ano depois. De todo o modo, a Bauhaus não foi a única escola a ser perseguida e fechada pelo governo nazista.

O mesmo aconteceu com muitas outras, pois o seus alunos e professores não seguiam a mesma orientação política do partido nazista. Assim, foi tida como uma frente comunista, até porque muitos dos seus frequentadores eram russos.

Apesar disso, a Studio Bauhaus conseguiu impactar com sucesso as artes e a arquitetura do ocidente europeu, bem como dos Estados Unidos, além de outros países, incluindo, o Brasil, para onde aliás, foram exilados muitos artistas.

No Brasil, a escola influenciou diretamente o trabalho do arquiteto Oscar Niemeyer, sendo que a própria capital brasileira, Brasília, projetada em 1957, possui muitas referências ao estilo. Tanto nos edifícios residenciais quanto nos públicos.

Mais do que uma escola, Bauhaus foi um movimento artístico e curiosamente o seu nome é a inversão do termo alemão “hausbau”, que quer dizer casa de construção ou construção de casas. Ou seja, já nasceu intervendo conceitos.

Escola Bauhaus: como é o seu estilo

O estilo Bauhaus foi um marco na história em termos de design, apresentando linhas e formas simplificadas, com objetivo de ser funcional. Isso resulta em um visual clean, que tem tudo a ver com os dias de hoje.

Mas, quando surgiu, a escola quebrou paradigmas, saindo dos ostentosos móveis, nem sempre práticos, para dar lugar a uma forma diferente de enxergar o mobiliário. Agora, ele é útil e acessível, combinando com as necessidades da vida moderna.

A maneira diferenciada também estava no modo de ensino da escola. Isso porque os alunos recebiam uma educação interdisciplinar, nenhum pouco comum para a época. Ela unificou diferentes disciplinas, como o desenho industrial, arquitetura, pintura e escultura

E mais, até as artes tidas como menos importantes na época, aqui, eram bem recebidas, como a marcenaria, tecelagem e cerâmica.

Outro diferencial do estilo Bauhaus é a apresentação de novos materiais, inclusive, pré-fabricados, bem como a simplificação dos volumes. Há também a importância da forma.

Como o estilo aparece na decoração

O estilo Bauhaus na decoração segue ao pé da letra a máxima “menos é mais”. Não é à toa que o responsável por essa frase é o arquiteto alemão e último diretor da escola, Mies van der Rohe.

E mais, o estilo chegou a abolir a decoração, priorizando as paredes lisas, na cor branca. Outro dos seus princípios é uma tendência muita atual, os lofts, onde o número de paredes é reduzido.

Portanto, a decoração industrial também possui origem nos preceitos de Bauhaus, não só pelos espaços amplos e arejados, mas ainda pelo uso de metais e a prioridade ao funcionalismo. Claro, com muita personalidade e conforto.

Fachadas de vidro e amplas janelas são outras marcas do estilo na arquitetura, bem como as coberturas planas que se tornam belíssimos terraços. Ou seja, as formas devem seguir uma função, mesmo na decoração.

Assim, os móveis são dispostos de maneira racional, favorecendo os seus usuários. Elementos naturais e simples também são características essenciais em uma decoração Bauhaus.

Studio Bauhaus: móveis funcionais e elegantes

Entre as técnicas mais inovadoras quanto ao mobiliário estão o uso de linhas retas e de metal, como os tubos de aço. Prova disso são os as cadeiras, poltronas e sofás, que possuem moldura e suporte com esse material.

Já o assento e encosto dos móveis são aerodinâmico, embora simples, de modo a oferecer total conforto. Mais uma prova de que “menos é mais”, sendo o suficiente para garantir elegância, comodidade e funcionalidade.

Quanto às cores, as peças apresentam tons neutros, mas isso não significa que as tonalidades mais vibrantes são abolidas. Elas podem aparecer de maneira estratégica na decoração, para dar um toque especial.

De modo semelhante, prateleiras, mesas, racks, armários, escrivaninhas e outros similares recebem estrutura de metal. Mesmo assim, são móveis leves, pois se faz o uso inteligente da matéria prima. O projeto é eficiente.

Studio Bauhaus: qualidade e bom gosto

Que tal decorar a sua casa ou apartamento com belíssimos móveis ao estilo Bauhaus? No Atelier Clássico, você encontra belíssimas peças do Studio Bauhaus para decorar ambientes com muito bom gosto e, claro, qualidade.

E mais, o cliente tem a oportunidade de personalizar os produtos, de modo a combinar totalmente com o cômodo onde serão instalados. Com isso, no Atelier Clássico você tem a garantia de móveis de alto padrão e customizáveis.

Também pode aproveitar a segurança e comodidade das compras online, pois a sua loja virtual oferece todos os seus produtos. Basta escolher quais deseja adquirir, finalizar a compra e aguardar que a encomenda chegue na porta da sua residência.

 

 

Índice
atelierclassico.com.br
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.