Filtrar
Foram encontrados 145 produtos
Filtrar Remover filtros
Categorias
  1. Aparadores
  2. Criados
  3. Comodas
  4. Cristaleiras
  5. Escrivaninhas
  6. Mesas de Canto
  7. Mesas de Centro
  8. Mesas de Jantar
  9. Penteadeiras
  10. Chapeleiras
  11. Buffet
ESTILO
  1. Clássico
  2. Marchetaria
  3. Provençal
AMBIENTE
  1. Hall De Entrada
  2. Quarto
  3. Sala De Estar
  4. Sala De Jantar
  5. Escritório
  6. Closet
  7. Cozinha
  8. Areá Gourmet
  9. Home Office
Preço
Avaliação

Móveis estilo Barroco

É comum que a palavra barroco traga a nossas mentes as imagens dos palácios luxuosos ou a elaborada arte religiosa. No entanto, o barroco é um estilo que se fez presente em muitas outras artes e objetos utilitários.

Entre os móveis estilo barroco existem peças que poderiam ser consideradas obras de arte por conta própria. O período barroco na história da arte veio após o Renascimento e foi caracterizado pelo uso de ornamentação abundante, esses traços marcam também os móveis estilo barroco.

O movimento, que começou na Itália início do século XVII e durou até as primeiras décadas do século XVIII, quando foi gradualmente substituído pelo estilo rococó.

Para os admiradores do período que gostariam de colocar móveis do estilo barroco no design de interiores, o Atelier Clássico conta tudo que se precisa saber sobre o movimento e os móveis estilo barroco.

Móveis estilo barroco no Atelier Clássico

Pensando em trazer um pouco da expressão dos móveis estilo barroco para a decoração da sua casa? O Atelier Clássico tem a peça certa. Confira a seleção e escolha a sua.

Design ornamentada com marchetaria, móveis estilo Luis XIV e Luis XV e modelo de Trono e Poltrona da linha Real de madeira com tecido personalizável

Depois disso é só seguir nossas dicas e aproveite o efeito incrível de colocar um pouco do barroco no seu dia-a-dia!

Um pouco da história do movimento e dos móveis estilo Barroco

Iniciado em Roma, Itália, o barroco é um movimento artístico que se caracteriza pelo uso de formas dramáticas e opulentas.

A arte barroca apresenta muitos movimentos, emoções e grandeza que foram expressos na música, na arte tradicional e na arquitetura. Assim como nessas outras formas de expressão, a maneira como os móveis foram projetados também exibia essas mesmas características.

Os móveis estilo barroco contêm muita curvatura, detalhes em ouro e padrões coloridos que são expressivos e demonstram exuberância.

O movimento artístico barroco foi inicialmente promovido pela Igreja Católica como uma resposta à Reforma Protestante. A intenção do estilo era estabelecer uma conexão emocional com o espectador. Esse tipo de arte foi concebido para ser entendido pelas massas não instruídas, em oposição ao público cultivado visado durante o Renascimento.

As monarquias católicas logo adotaram o estilo como uma maneira de exibir sua riqueza e poder, e a arte barroca se expandiu por todas as regiões católicas da Europa e das Américas. Ao contrário da arquitetura e de outras artes visuais da época, os móveis estilo barroco começaram a ser produzidos na França.

O principal responsável por isso foi Luis XIV, um rei que ficou marcado na história por dar outros níveis a noção de exuberância. A mando do rei, os designers de interiores passaram a produzir peças elaboradas e ornamentadas para a monarquia, e essa moda foi gradualmente adotada por outras cortes em toda a Europa. Algumas das peças produzidas para o rei francês Luis XIV tornaram-se símbolos dos móveis estilo barroco e também são conhecidas como estilo Luis XIV.

Estilo e características dos móveis estilo barroco

Agora que já falamos um pouco sobre a história do barroco e dos móveis no estilo barroco. Vamos conhecer mais sobre os traços característicos desse tipo de mobília.

A primeira coisa que interessa saber é que os móveis estilo barroco compartilham algumas características com outras formas artísticos durante esse período, sendo o mais distintivo a ornamentação elaborada. Ou seja, o arrojo do barroco estava presente também, por exemplo, na arquitetura.

Os móveis estilo barroco podem ser identificados por sua aparência muito ornamentada e luxuosa. Decorações complexas, elaboradas e exageradas são características e geralmente incluem flores, folhas e querubins. Talvez uma das principais características dos móveis estilo barroco seja a presença de entalhes geométricos dourados na madeira. Isso porque, nos desenhos barrocos, os elementos decorativos sempre foram usados sem moderação.

Os móveis barrocos eram altamente detalhados e excessivamente ornamentados, produzindo uma aparência geral grandiosa e luxuosa, mas simétrica e equilibrada, ou seja, como a regra era exagerar móveis estilo barroco possuem muitas características.

Escolhemos aqui as cinco mais recorrentes para comentar.

1) Motivos de folhagem - Os móveis estilo barroco usavam uma grande quantidade de plantas em sua ornamentação, incluindo folhas de rolagem e guirlandas de flores.

2) Marchetaria - A marchetaria envolve a colocação de lâminas de madeira de cores diferentes na superfície dos móveis. Os artesãos de móveis aprenderam essa técnica com os marceneiros franceses e holandeses. Também chamada de madeira incrustada essa é uma marca registrada de muitos móveis estilo barroco.

3) Putti: “Putti” é uma palavra italiana que significa "meninos" e refere-se a bebês rechonchudos que eram usados em grande parte da decoração barroca, inclusive nos móveis estilo barroco.

4) Uso de brasões e iniciais - Os monogramas usados para fins decorativos eram comuns em móveis estilo barroco, assim como os brasões heráldicos.

5) Lambrequim - A era barroca era caracterizada por tecidos luxuosos, e as características desses tecidos também eram usadas nos móveis estilo barroco. Um motivo de tecido com bordas, chamado lambrequim, era um dos mais comuns.

Os primeiros móveis estilos barroco tinham pés virados ou em pedestal e, posteriormente, os marceneiros apostaram nas pernas curvas. Essas peças artesanais vieram predominantemente da Itália e feitas com as melhores madeiras.

Os marceneiros usavam predominantemente carvalho, nogueira, castanha e ébano. Grande parte da ornamentação foi feita em pau-rosado, sândalo, tulipa e outras madeiras exóticas.

As primeiras peças de mobiliário barroco foram revestidas com uma camada transparente de verniz. Com o tempo, as preferências mudaram e diferentes tipos de móveis estilo barroco foram produzidos. Entre os mais ricos, peças com madeira pintada a ouro eram muito populares como símbolo de status.

Combinar peças decididamente barrocas com seleções mais modernas funciona bem nos espaços de hoje.

A diferença entre o estilo barroco e rococó

É comum que os móveis estilo barroco sejam confundidos com uma tendência posterior, o rococó. De fato, numa rápida olhada eles parecem bastante semelhantes.

Ambos são muito decorados, têm pernas curvilíneas e apresentam enfeites elaborados. Mas em um olhar mais atento é possível notar as diferenças: o mobiliário rococó é mais delicado e feminino e usa tons mais claros de marfim, dourado e tons pastel. As peças possuem pernas mais finas que nos móveis estilo barroco, os assentos têm forma orgânica e os braços das cadeiras são mais largos. Além disso, a simetria não é um ponto chave para o estilo.

Móveis estilo barroco hoje

Embora esse movimento tenha começado no século XVII, isso não indica que o estilo não é mais visto nas residências. Os móveis estilo barroco continuam popular e estão cada vez mais presentes nas decorações contemporâneas. No entanto, em vez de exagerar como no estilo barroco o segredo do uso de móveis estilo barroco hoje em dia está no equilíbrio entre o barroco e o moderno.

Se você deseja incluir móveis estilo barroco em sua casa, mas sem fazer com que a sua casa pareça o palácio de Versailles, as dicas a seguir te ajudarão nesse processo.

Misture eras e estilos:

Se você deseja incorporar móveis estilo barroco, não tenha medo de misturar estilos. Emparelhe a curvatura do mobiliário barroco com os elementos de estilo de outros móveis; linhas retas, sem padrão, tons neutros. Em vez de colidir. essas peças vão trabalhar junta para criar um ambiente harmônico.

Cores:

Já que móveis estilo barroco são cheios de cores, uma opção interessante é combinar essas peças com outros móveis que tenham cores neutras.

Usar o branco também pode ser uma maneira útil de atenuar o tom expressivo dos móveis barrocos. O uso de cores suaves equilibra a opulência dos móveis barrocos e os trazem para o dia-a-dia.

Foque na simplicidade:

Trate os móveis estilo barroco como peças de destaque e mantenha o resto do ambiente simples. Outra opção é escolher uma única barroca e torná-la o ponto focal da sala.

Imagine, por exemplo, o efeito que essa poltrona de luxo inspirada no estilo barroco teria na sua casa.

Gostou das dicas? Elas vão permitir que você inclua móveis estilo barroco em sua casa de forma harmônica, sem que você entre no ambiente e sinta que voltou no tempo.

Índice
atelierclassico.com.br
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.