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O designer Charles Eames nasceu em St. Louis em 17 de junho de 1907. Charles Eames tinha um irmão mais velho e uma irmã chamada Adele. Ao frequentar a Yeatman High School Charles desenvolveu um interesse precoce por arquitetura e fotografia.
Quer saber mais sobre o designer Charles Eames que marcou a história mundial do design? Então leia este post até o seu final.
Educação
O designer Charles Eames estudou arquitetura na Universidade de Washington em St. Louis com uma bolsa de arquitetura. Após dois anos de estudo, ele deixou a universidade. Durante seu período na faculdade Charles Eames foi empregado com arquiteto na empresa True Blood and Graf.
As demandas de seu tempo com o emprego e com as aulas levaram à privação do sono e a diminuição do desempenho na universidade. Muitas fontes afirmam que ele foi demitido e abandonou a faculdade por causa das suas visões modernas demais para a arquitetura.
Uma das referências mais importantes do design moderno é o casal Charles e Ray Eames. Caso você não conheça de nome, provavelmente conhece de vista: os interiores do mundo todo são decorados com suas peças únicas.
Nos Estados Unidos pós-guerra, surgia uma dupla de designers e artistas que mudaria para sempre a história e a utilidade do design no cotidiano da sociedade norte-americana, portanto, no restante do mundo.
Mais de meio século depois, você ainda consegue encontrar uma poltrona desenhada pelos designers Charles e Ray Eames na casa da sua tia que trabalha com esculturas, mas também consegue ver uma banqueta do casal na sala daquele deus amigo que não tem o menor gosto por antes de modo geral.
O fato é que Charles Eames foi muito além do que o design inicialmente propunha: se a beleza antes ficava obsoleta, Charles e Ray Eames perduraram suas criações até os dias atuais.
Por isso, o Atelier Clássico preparou este artigo especial sobre a história de Charles e Ray Eames, símbolos da modernidade e inovação na produção de móveis e artes visuais.
O Designer Charles Eames (1907 – 1978) conheceu Ray (1912 – 1988), na academia Cranbook Academy for Arts, em Chicago e o casamento aconteceu só um ano depois. O relacionamento tanto pessoal, quanto profissional, durou muitos anos — quando em 78, Charles Eames teve uma parada cardíaca e faleceu.
Quando começaram a trabalhar juntos no design de móveis, houve uma mistura de estilos da cultura e da sociedade que refletiram na funcionalidade e na inovação de suas criações.
No início de sua trajetória, os Eames encontraram a necessidade de móveis de alta qualidade e ainda assim que fossem acessíveis para a população. Por isso, decidiram atender essa exigência da sociedade.
Segundo o designer Charles Eames, o design tinha potencial para melhorar a rotina as pessoas e era isso que ele estava disposto a fazer.
Foi assim, que o casal introduziu nos Estados Unidos pós-guerra uma forma de trabalho que já era comum e usual na Europa: dar atenção só a estética do produto, como também à funcionalidade dela. Até o momento, os norte-americanos preocupavam-se apenas com a beleza da peça desenvolvida e nada mais.
Seguindo esse pensamento, em 1904 Charles e Ray Eames colocaram toda essa teoria em prática com o desenvolvimento das cadeiras Molded Plywood. As peças foram consideradas inovadoras principalmente pelos materiais com os quais eram confeccionados: depois da madeira interiça Vieram também a fibra de vidro e o plástico moldado.
Outra contribuição muito relevante do designer Charles Eames e Ray para o design de mobiliário foi a inserção de novos materiais para a confecção dos móveis: policarbonato, uso de aço e madeira trabalhada com curvas são alguns bem importantes — antes, era tudo madeira maciça ou estofado.
O que destacava as criações de Charles e Ray Eames das cadeiras já existentes era a possibilidade de que o encosto e cadeira fossem uma única peça moldada. A partir daí, ampliaram-se as possibilidades para a elaboração de uma cadeira. Sua ideia pode soar quase banal para os dias de hoje, mas, na época, foi uma inovação que marcou a história do design.
As inovações não paravam por aí, o design minimalista das peças era algo surpreendente para o mercado da decoração da época. Um exempli prático disso é a famosa La Chaise.
A cadeira foi criada para a competição internacional de móveis de baixo custo do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), em 1948, e teve como inspiração a escultura Nu Reclinado, Gaston Lachaise.
Assim, a peça possibilita diversas posições para se sentar e reclinar — como se o homem fosse a base para a cadeira e o corpo se encaixasse perfeitamente ali.
A peça foi aclamada pela inovação e beleza, mas não ganhou o concurso por ser considerada cara demais para ser levada à fabricação. Um detalhe é que, o casal não viu sua produção acontecer, já que a cadeira só foi fabricada no ano de 1990.
Atualmente, uma das pelas mais encontradas nos ambientes ao redor do mundo é poltrona Eames Lounge Chair. A peça foi um presente para a coleção permanente do MoMA em Nova York. Hoje ela é um ícone do design moderno, porém, ao contrário do que o designer Charles Eames propunha, o valor da cadeira não é tão acessível: no Brasil, uma Eames Lounge Chair é vendida a partir de R$23.000.
Isso acontece devido ao valor simbólico que o móvel carrega ao longo dos anos, acompanhando a relevância do casal para o mundo do design. Entretanto, o desenho da poltrona caiu em domínio público. Dessa forma, é possível ter em casa uma peça similar, já que as cópias saem por cerca de R$3.990.
Por fim, o designer Charles Eames trouxe funcionalidade, estética e modernidade para as residências norte-americanas após a 1° Guerra Mundial a um preço acessível. O mais interessante é notar que os designers não deixaram de lado a valorização do produto.
Mesmo os leigos são capazes de saber do tempo e dedicação ao desenvolvimento da peça, da bagagem cultural por trás dela, dos conceitos e dos estudos dedicados a elaboração de algo tão inteiramente novo.
Aqui no Atelier Clássico você pode personalizar seus móveis assinados por designers famosos como desejar!