Compartilhar

Planejar ambientes ao ar livre parece simples... a natureza oferece lindos cenários – as belas flores inspiram uma decoração colorida, perfumada e com um toque romântico. Entretanto, criar espaços agradáveis para o conforto da família e até mesmo ambientes apropriados para receber convidados, exige certas atenções tanto com o local escolhido como também com os móveis adequados para sua área externa.

Como evitar erros na decoração da área externa?

Cuidado para não se arrepender! Se você pretende transformar seu quintal, jardim, piscina..., em uma área de lazer, faça isso de modo seguro. Por essa razão, listamos algumas dicas importantes para você não errar e garantir uma área externa perfeita!

#1. Pressa para finalizar a decoração

#2. Desconsiderar as leis e a vizinhança

#3. Piso impróprio

#4. Esquecer da iluminação

#5. Móveis inadequados

#6. Não ter uma área protegida do sol

#7. Falta de decoração

 

Conheça cada um dos 7 erros que devemos evitar na decoração da área externa:

Erro # 1: Pressa para finalizar a decoração

A pressa é a inimiga da perfeição, lembra? Se tiver a sorte de ter um grande espaço no terreno, você precisará organizá-lo tranquilamente para poder aproveitá-lo ao máximo. Faça planos e elabore como será cada canto do seu futuro quintal. Cuidado para não misturar as áreas externas – separar cada ambiente são uma excelente ideia.

Antes de começar a arrumar no corre-corre esse ou aquele canto de acordo com os móveis que já tem, foque no espaço disponível, analise com calma e se pergunte: quais são os ambientes que vou criar, como vou fazer a divisão, onde é o espaço ideal para a área de jantar, como devo dispor a tela de sombreamento, certo? Terá ou não uma piscina, quantas espreguiçadeiras posso colocar... enfim, ter um plano é essencial. Por exemplo, você pode configurar uma área de estar com um sofá, poltronas uma mesa de centro e outra de canto. Ao lado, instalar a área de refeições e, adiante, algumas espreguiçadeiras para área de relaxamento. Ah, não esqueça o principal, tudo deve ser de acordo com os seus gostos, os seus desejos e o seu orçamento!

 

Erro # 2: Desconsiderar as leis e a vizinhança

Tudo de acordo com a lei! Antes de começar a mexer com obras para reformar sua área externa, você deverá procurar o responsável por autorizar construções residenciais, na prefeitura da sua cidade, para saber o que pode ou não arrumar em seu terreno. Uma vez que, é necessária uma licença de construção para o seu terraço ou para uma piscina, por exemplo. Não esqueça de observar a vizinhança... Muros mais altos ou um cercado com árvores, arbustos vão te oferecer mais privacidade. Estando tudo certo, mãos à obra!

 

Erro # 3: Piso impróprio

Olhe onde pisa! A escolha do piso adequado para a sua área externa é fundamental. Concreto, madeira, pedra ou cerâmica são os tipos de pisos mais apropriados para o lado de fora da casa. Caso a sua área externa for ampla, pisos diferentes ajudará a identificar o limite dos espaços para cada ambiente. Portanto, conhecer as indicações de uso, das diferentes opções disponíveis, será um diferencial na hora de escolher o piso. Além disso, quanto mais escuro for a cor do material escolhido para o chão, mais calor irá capturar e vice-versa. À vista disso, tenha em consideração a disposição do seu terreno... pense que a belíssima pedra negra a pleno sol pode ser uma ideia nada favorável!

 

Erro # 4: Esquecer da iluminação

Haja luz! Um erro muito comum, por ser ambientes ao ar livre, é esquecer da iluminação do espaço. Noites quentes podem ser muito bem aproveitadas do lado de fora da casa, tanto para relaxar, como também, receber convidados para um evento que se estende até altas horas. Portanto, certifique-se de instalar uma iluminação que se enquadre com as suas finalidades após o anoitecer. Focos embutidos, lustres, castiçais, lanternas, velas ... ouse na criatividade e nunca subestime a iluminação!

 

Erro # 5: Móveis inadaptados

Layout atrativo e conveniente! Elemento essencial da decoração, o mobiliário da área externa deve ser escolhido com cuidado. Por estarem expostos ao tempo precisam ser de materiais adaptados para aguentar as intempéries climáticas... isso exige um bom investimento em móveis específicos para área externa. Não pense que a sua decoração estará limitada a poucas opções, esses mobiliários possuem designs atraentes e um tanto sofisticados. Existem vários materiais naturais que podem ser expostos, outros recebem um tratamento especial oferecendo mais durabilidade a peça, faça sol ou chuva o seu móvel estará pronto para você aproveitar!

 

Erro # 6: Não ter uma área protegida do sol

Sol na medida certa! Na hora de montar um ambiente, é essencial, incluir uma área protegida. Ombrelone, tela de sombreamento, toldo, ... planeje um lugar no seu quintal, jardim ou piscina à sombra. Desfrute das suas refeições ao ar livre de preferência à sombra do que ao sol!

 

Erro # 7: Falta de decoração

A beleza exterior! Finalmente, uma área externa sem seus itens decorativos não está completa. De certa forma, o grande final da decoração é o seu toque pessoal. Além das cores, texturas e designs que você escolheu para seus mobiliários... balanço, almofadas coloridas, tapetes, lanternas, vasinhos, flores e plantas certamente serão o diferencial para destacar a decoração de cada ambiente externo!  

É isso, se você tem muito espaço, cuidado para não cometer erros e abuse na decoração certa! O seu espaço é pequeno? Então pense bem nas escolhas, foque em suas prioridades, use a sua criatividade e crie, sem erros, um cantinho especial ao ar livre.

 

Essas dicas te ajudaram a não cometer mais erros na hora de criar um novo visual para sua área externa? Conta aqui nos comentários!

Imagens do Pinterest

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.