Compartilhar

Aliando o charme das antiguidades com a funcionalidade da tecnologia atual, a decoração retrô tem se mostrado como uma grande tendência. Confira!

Quem nunca pensou em recriar aquela velha lembrança da casa da vovó ou ter um item decorativo que nos traz a nostalgia da infância? Cá entre nós, todos carregamos na memória lembranças muito especiais de épocas específicas das nossas vidas e poder trazer à tona ao menos um bom momento dessa época seria muito divertido, né? 


Tendência nos dias atuais, a decoração retrô vai muito além dos famosos pezinhos palitos. Ela traz na sua essência tudo o que remete ao passado, mas não necessariamente são coisas antigas — são adaptações e reinvenções. Tanto que muitos destes itens retrôs são extremamente tecnológicos, mas a aparência faz parte de outro mundo bem distante do atual. E é isso que faz o estilo retrô ser tão admirado nos dias de hoje.

Decoração retrô ou vintage? Qual a diferença?


Ao contrário do que muitos pensam, a decoração retrô e a vintage não são a mesma coisa. Embora tenham muito em comum, no que diz respeito a aparência, na essência são conceitos bem diversos. Enquanto o estilo vintage é fiel à época em que quer retratar, com artigos considerados muitas vezes relíquias, a decoração retrô, quer apenas lembrar desta época com toda a comodidade e funcionalidade disponíveis atualmente. Ou seja, o retrô é sempre uma adaptação do antigo para o contemporâneo — a exemplo, podemos citar os aparelhos de som que tocam discos de vinil, lindíssimos e com tudo o que os antiguinhos faziam, porém, com tecnologia bluetooth, wi-fi e usb.

decoracao-retro-dicas

É claro que ambos os estilos, vintage e retrô, são lindos e tendência nos dias atuais. Mas vale levar em consideração o que, de fato, você gostaria de transparecer no ambiente. Buscar móveis antigos mesmo ou prefere aqueles modernos que possuem características de décadas passadas? Só assim, você saberá por quais itens procurar na hora de decorar.

decoracao-retro-para-casa

Ah! Outra dica importante para os amantes da decoração retrô é saber que não é necessário sobrecarregar um ambiente ou a casa toda seguindo esta linha de decoração, ou seja, não tem que ser inteiramente retrô. Afinal, o interessante desse estilo é justamente o fato de casar muito bem com outras inspirações. Dessa forma, você poderá escolher apenas itens da decoração retrô para mesclar com o que já possui. Para isso, você pode escolher um papel de parede com uma estampa que remete a outra época para a sua cozinha, ou simplesmente, escolher um estofado com todo o charme das antiguidades. 

O que não pode faltar no decor retrô?

Para todo estilo de decoração, é importante ficar atento e seguir uma linha de raciocínio que te leve a um resultado bacana. Para tanto, existem alguns pontos bastante importantes para considerar na decoração retrô que são características essenciais e que ajudarão a definir este estilo:

Referências de décadas passadas: busque inspiração em revistas, sites, novelas de época e, inclusive, nos álbuns de família. Sabe aquelas fotos de toda a galera reunida? Elas são capazes de nos fazer viajar não só pelos looks das épocas, mas são uma baita inspiração para perceber detalhes importantes na mobília e no ambiente como um todo.

decoracao-retro

Aposte nas cores: sim, isso mesmo. As cores são essenciais em qualquer tipo de decoração. E, ao contrário do vintage, no qual as cores de tons pastel são as mais utilizadas, na decoração retrô as cores vivas e intensas são as mais utilizadas em móveis e demais itens decorativos. 

como-apostar-na-decoracao-retro

Características dos móveis: além da cor marcante, a mobília antiga que é a inspiração para a decoração retrô, era geralmente mais baixas e alongadas com pés fininhos — os famosos pés palitos.

Itens decorativos: seja molduras, latinhas, porta-retratos ou até mesmo posters de aparência antiga.

Em quais ambientes posso utilizar o retrô?

É claro que a decoração retrô pode ser usada na casa toda ou em ambientes distintos, mas é lógico que em alguns cômodos em específico ela fica ainda melhor. Veja só:

Sala de visitas

Sem dúvida, a sala é o ambiente mais charmoso quando utilizamos a decoração retrô. Isso porque você consegue mesclar vários itens, tornando o ambiente mais bonito e aconchegante. Para isso, aposte em um sofá moderno, mas com inspirações na década de 40 e 50 com os famosos pés palitos. Se quiser seguir a mesma tendência, não esqueça da mesa de centro e poltronas. Um aparador longo e colorido também fica perfeito. 

decoracao-retro-sala

Nas paredes não deixe de compor a decoração retrô com molduras antigas e nichos de madeira. Vale investir também naquele aparelho de som moderno que mais se parece com uma vitrola. Fica um encanto!

Cozinha

A decoração retrô também é inspiração na cozinha e fica uma graça. Ao começar pelas paredes, onde você pode apostar nos papéis de parede florais ou em azulejos decorado. Neste estilo de decoração você pode optar por armários feitos em madeira ou até mesmo em pequenas prateleiras para acomodar algumas louças e panelas. Os utensílios de cozinha podem ficar expostos pendurados abaixo do armário ou dentro de potes de vidro, fica prático e lindo.

decoracao-retro-como-fazer

Quarto

Um dos ambientes mais planejados da casa, sem dúvida, é o quarto. Nada melhor do que  deixar o local de descanso confortável e aconchegante. Se a sua intenção é trazer apenas alguns elementos da decoração retrô para o quarto, aposte em quadrinhos decorativos, papel de parede com uma estampa floral ou xadrez. Mas se você quer deixar o quarto inteiramente retrô, invista em um abajur ou luminária, uma poltrona e, que tal uma penteadeira? Tudo com muito estilo!

decoracao-retro-dica

Banheiro

Assim como na cozinha, no banheiro você pode usar ladrilhos hidráulicos que ficam lindos. Mas não é só isso. Hoje em dia existe uma infinidade de azulejos e pastilhas coloridas que tendem a deixar o ambiente muito mais bonito. Sem falar ainda na banheira, caso você tenha espaço, poderá incluir este item na decoração retrô. Quadrinhos decorativos e um vaso com plantas também acrescentam e muito nesse ambiente. Aposte nas cores claras e em azulejos que imitam tijolinhos brancos. Fica uma graça!

decoracao-retro-ideias

Aposto que com essas dicas ficou muito mais fácil de tornar aquele ambiente com tudo o que a decoração retrô exige: muita personalidade, charme e elegância, mas funcional e tecnológico.

Você já pensou em criar um espaço com as características da decoração retrô? O que você acha que não pode faltar? Conta aí nos comentários!

Imagens: Modsy, Essential Home, Real Homes, The Spruce, Straight Line Design, Design Sponge, Tua Casa, Pinterest, Casa Montada.

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.