Compartilhar

Tipos de Tecidos e Estofaria

 

A estofaria é responsável por dar um excelente acabamento e conforto para os seus móveis. Uma cadeira bem estofada tem um acabamento muito mais elegante e requintado.

No entanto, existem diferentes tipos de estofaria e muitas vezes, as pessoas desconhecem as diferenças entre esses tipos.

O que leva a uma compra que não é bem planejada e consequentemente não oferece o resultado estético ou de qualidade esperada.

Para você não cometer esse erro, separamos várias informações sobre tipos de estofaria que podem te ajudar!

Tipos de Estofaria

Existem diferentes tipos de acabamentos em estofaria que proporcionam diferentes efeitos visuais na sua peça.

É por isso que, cada estilo de decoração pede um tipo de estofaria, contribuindo para que o móvel tenha um design elegante e sofisticado.

Conhecer as diferentes opções de estofarias contribui para que você seja uma pessoa mais bem informada e com isso, tenha mais poder de decisão sobre o que deseja para compor a decoração de seu imóvel.

Estofaria em Capitonê

A estofaria em capitonê é ideal para dar sofisticação e a sensação de aconchego. Por isso, é muito utilizada quando a cabeceira da cama é estofada, por exemplo.

Tendo em vista essa sensação de aconchegante que o capitonê é capaz de ofertar para o ambiente.

O capitonê é um acabamento que faz parte do estilo provençal, mais luxuoso e que tem esse ar mais clássico pela presença dos botões revestidos que dão o efeito capitonê na peça.

Essa é uma técnica que foi muito usada nos estofados do século XIX e que por isso, as peças atuais que usam a técnica fazem referência a elegância e tem uma pegada retrô.

Sendo o tipo de estofaria que nunca saiu ou sairá de moda. Portanto, se você quer investir em uma peça que seja elegante independente da moda, a estofaria em capitonê contribui para esse efeito.

Estofaria em Capitonê

Estofaria Lisa

A estofaria lisa cabe em qualquer lugar, sendo uma opção mais moderna de estofaria. Ideal para ambientes em que você deseja uma peça mais fácil de combinar com as demais informações dos outros móveis.

Algumas peças mais contemporâneas são inclusive ousadas o suficiente para usar o assento em estofaria lisa e o encosto das peças em capitonê.

O que dá um efeito bastante interessante a depender da peça. Em geral, os sofás ficam muito interessantes quando seguem esse estilo. Porque o capitonê deixa o encosto com o ar aconchegante ideal para um sofá.

Sem perder o toque de modernidade que a parte em estofado liso é capaz de oferecer. A depender da combinação de móveis na sala, o ambiente fica muito confortável e charmoso. Com um toque clássico e ao mesmo tempo contemporâneo.

Estofaria com Debrum

Já viu algum sofá com os pontos de acabamento visíveis? Sabe aquela costura mais grosseira e marcada em sofás com linhas mais retas?

Esse tipo de estofaria é conhecido como estofaria com debrum, que é justamente o fato de deixar os pontos mais visíveis.

Esse acabamento ficou muito em alta nos últimos anos, por ter um estilo mais arrojado e contemporâneo é o tipo de estofado que mais combina com apartamentos de decoração mais industrial.

O debrum é arrojado e moderno, mas não apresenta sofisticação e não combina com um ambiente mais clássico. Se você tem um papel de parede delicado na sua sala por exemplo, esse não é o melhor estofado para o ambiente.

Estofaria com Tachas

Tachas aparentes também são muito utilizadas na estofaria. Em especial para dar acabamento em cabeceiras de camas.

As tachas permitem criar desenhos sobre o estofado. Além de darem um toque de charme para sua peça. Podendo ser um acabamento usado em puffs e poltronas, das mais diversas formas.

No entanto, é importante ter cuidado com o tom da tacha, para combinar esse detalhe com os demais detalhes decorativos de seu ambiente. 

Estofaria com Tachas

Tipos de Tecido

A escolha do tipo de tecido que será usado na sua estofaria faz total diferença na peça final. Porque cada tipo de tecido apresenta um visual mais ou menos interessante para aquela estofaria em específico.

O capitonê por exemplo, é um tipo de técnica que combina muito com peças de veludo ou de couro. Que são tecidos que enriquecem o visual da peça, combinando perfeitamente com a técnica empregada.

Por isso, é preciso haver um entendimento sobre o tipo de técnica empregada na confecção da peça para que você possa realmente combinar com o tecido ideal. Assim, seus móveis ficarão extremamente belos, com um aspecto mais luxuoso e bem acabado.

Veludo Brilhante

O veludo com brilho natural deixa a sua peça com aspecto bonito, parecendo que a peça é recém adquirida mesmo que ela já esteja decorando sua casa ao longo de anos.

Um dos tons mais procurados quando o assunto é veludo são as cores claras. Porque elas combinam facilmente com qualquer decoração. No entanto, existem várias opções de cores de veludo que contribuem para que você possa decorar seu espaço de acordo com seu gosto pessoal.

Veludo Fosco

O veludo fosco é muito utilizado em cabeceiras de camas e poltronas. Sendo um tecido que esquenta mais e que marca com facilidade, assim como o veludo brilhante.

Por isso, não é o mais procurado para peças grandes como um sofá de dois lugares. Principalmente nas cores mais clarinhas que sujam com facilidade.

Esse tipo de tecido fica extremamente lindo com o acabamento em capitonê, deixando a peça com um visual mais sofisticado.

Suedes

O suede é um tecido muito disputado para a estofaria de sofá. Seu acabamento é propicio para a estofaria lisa, deixando um visual sofisticado na peça.

Sendo também amplamente utilizado para cabeceiras de cama e poltronas para complementar a decoração na sala.

Com ampla variedade de opções de cores, o suede é o tipo de tecido que você escolhe e sabe que poderá combinar com qualquer outro tipo de peça que já tenha ou esteja comprando.

Justamente por ser um tecido versátil, que combina com diferentes técnicas de estofaria e que tem um charme atemporal.

Linhos

O linho tem um aspecto mais natural, contemporâneo e próprio para ser usado em móveis de uma sala com bastante entrada de luz natural.

É o tipo de tecido que combina facilmente com um sofá para uma casa de praia mais sofisticada. Por ser de um tom mais claro, o sofá de linho precisa de alguns cuidados com a higienização para não ficar manchado ou com aspecto envelhecido ao longo do uso.

As peças em linho combinam perfeitamente com tapetes mais naturais e uma casa mais moderna, com decoração um pouco mais clean.

Apesar de ser um tecido mais natural e que muitos imaginam ter menor durabilidade, o linho nunca sai de moda e com a manutenção adequada é o tipo de peça que dura ao longo de vários anos sem cansar visualmente ou ficar fora de moda.

Justamente por ser um acabamento confortável para usar, prático para combinar e que apresenta qualidade no tecido.

Além disso, quem tem alergias respiratórias deve investir no linho! Esse é o tecido mais indicado para os alérgicos, por sua composição mais natural que evita problemas.

Sendo mais fácil de limpar por exemplo que o chenile e o suede. E por isso, contribui para um ambiente mais livre de ácaros e problemas respiratórios.

Linho

Couros

O couro é um acabamento bastante nobre e elegante, que torna o seu estofado mais sóbrio. No entanto, uma peça lisa em couro pode ser usada para dar modernidade ao ambiente.

Atualmente é possível encontrar no mercado couros sintéticos de muita qualidade. Que contribui para que o preço da sua peça fique mais acessível e com qualidade que garante a durabilidade da peça.

Nós só trabalhamos com couro sintético de altíssima qualidade para que, com o uso a peça seja capaz de mostrar sua resistência e evitar problemas para o cliente.

Camurça

O tecido camurça combina muito bem com estofaria em capitonê e estofaria lisa. Sendo um tecido versátil para te ajudar a ter conforto.

Toda casa com um belo estofado em camurça dá um visual de extremo conforto, fazendo com que a pessoa tenha o desejo de se sentar naquele estofado.

No entanto, a camurça requer alguns cuidados, como a limpeza periódica para evitar o acúmulo de ácaros e poeira. Além disso, a higienização à seco é a melhor maneira de limpar sem correr o risco de “queimar o tecido”.

Quando você aplica materiais abrasivos ou faz a limpeza com esfregões, a camurça perde aquele visual de “pelinhos” confortáveis que ela tem e é o charme do tecido.

Portanto, o ideal é que a manutenção do seu estofado seja feita por profissionais para que o tecido não seja prejudicado no processo de limpeza.

Couro Natural

O couro natural é um acabamento nobre e consequentemente mais caro. No entanto, é o tipo de estofaria que você poderá usar ao longo de vários anos sem que tenha qualquer problema.

Quem compra um sofá de couro natural costuma deixar a peça como herança para os filhos e netos. Justamente por ser o tipo de peça que nunca estraga e que nunca sai de moda.

Por isso mesmo, independentemente de qual seja a sua decoração, um estofado recoberto de couro tende a conferir sofisticação para o ambiente e deixar mais sóbrio.

Um belo sofá de couro caramelo é o tipo de estofado que chama a atenção e rouba a cena na decoração da sala. Mesmo que você use outros itens para decorar o ambiente, o ponto focal sempre será o sofá.

Pensando nisso, é importante ter cuidado na hora de escolher suas peças em couro para que a decoração fique bela e harmônica, deixando o espaço confortável para o uso e elegante.

Couro Legitimo

Facto

Menos conhecido que os demais tecidos, o Facto é um material emborrachado, muito confortável que apresenta durabilidade, versatilidade de cores e um acabamento bonito.

Assim, seu estofado apresenta um acabamento refinado e moderno. Com um visual que combina com a sua casa e seus outros itens decorativos.

Facto Rose

Tecidos Sintéticos

Apesar de algumas pessoas preferirem os tecidos naturais, os sintéticos bem escolhidos apresentam qualidade e muita durabilidade.

Portanto, se você está encantada por um tecido sintético, mas tem receio de investir e se arrepender por causa da durabilidade, saiba que atualmente existem muitas opções de sintéticos de altíssima qualidade no mercado.

Que contribuem para um acabamento repleto de detalhes luxuosos, beleza e conforto aliados com a durabilidade de um tecido de boa qualidade.

Vinil Automotivo

O vinil automotivo é amplamente usado em estofarias porque tem a aparência muito parecida com um belo couro natural, no entanto, apresenta-se em diferentes cores e possibilita altíssima durabilidade com o custo mais baixo.

Portanto, quem deseja um efeito visual de couro sem precisar pagar um alto custo por isso consegue o efeito com o vinil automotivo.

Que apresenta longos anos de durabilidade e aparência bastante natural e bela. Contribuindo para deixar a sua decoração impecável.

Escolha o tecido pessoalmente

A questão do tecido é algo que faz toda diferença em seu móvel. Por isso, damos a opção de comprar tecido a gosto em sua Cidade e nos enviar, nesses casos oferecemos um desconto na peça.

Assim, você compra um móvel com o tecido que te encantou e fez com que você quisesse tê-lo em casa. Evitando o risco de gostar ao ver na foto e não se apaixonar ao receber seu móvel.

Por isso, os clientes mais detalhistas e que desejam um tecido em específico recebem as orientações sobre o tamanho de tecido necessário para o móvel em questão e podem fazer a escolha pessoalmente.

Qualidade sempre deve ser fator primordial

O principal ponto na hora de escolher o tipo de estofaria e o tecido é observar se o profissional escolhido é realmente capaz de aplicar aquela técnica.

E se o material escolhido para compor seu móvel é de altíssima qualidade. Sem essa combinação seu investimento durará por pouco tempo.

Portanto, é imprescindível que o tecido escolhido seja de mais alta qualidade. Visando que a peça que foi estofada tenha um belíssimo acabamento e possa parecer sempre nova.

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice