Compartilhar

Você tem paixão pelo design dos estilos antigos? Se você deseja incorporar móveis clássicos na sua nova decoração não pense que é necessário investir somente em mobiliários e elementos antigos. Na verdade, os estilos clássicos seguem com as tendências sem fugir de suas origens naturais. Contudo, para criar um visual atualizado, é possível apostar em móveis novos, mas com suas formas e detalhes inspirados nos estilos dos séculos passados, como o XVIII e o XIX.

Realmente, os estilos clássicos são perfeitos para criar uma decoração atemporal de bom gosto e com um toque de originalidade. Por essa razão, separamos quatro estilos antigos que “nunca saem de moda” para você conhecer as características de cada um deles.

  1. Estilo Barroco
  2. Estilo Rococó Luís XV
  3. Neoclassicismo
  4. Art Déco 

Conheça Nosso Catálogo de Móveis que “Nunca Saem de Moda”

 

1.Estilo Barroco

A arte barroca é um estilo de origem italiana que teve início no século XVII, e foi uma decoração relevante por mais de um século. Decoração impressionante e imponente com grande efeito espetaculoso. As obras barrocas criam um cenário teatral da vida da época. Frequentemente essa arte barroca era usada para transmitir poder e grandeza.

Esse estilo extravagante é caracterizado por grandes móveis monumentais revestidos de ouro, espelhos enormes com molduras douradas esculpidas e tecidos nobres com estampas florais. Além de lustres de cristal, tetos trabalhados com pinturas e toda decoração rica em detalhes. 

A decoração com móveis estilo barroco brilha como ouro, tendo em seu padrão de cores o preto, branco, vermelho escuro, azul royal, verde, bronze e dourado. Os temas que inspiram essa decoração são os naturais estilizados como folhas, flores, formas angelicais, também humanas e animais. Design em espiral e curvos criam uma sensação de movimento. 

 

2.Estilo Rococó Luís XV

Este estilo recebeu o nome do rei francês Luís XV, 1730-1760, esse mobiliário era mais comumente associado à riqueza. O rococó do estilo Luís XV é conhecido por suas curvas, formas sempre arredondadas, ornamentos esculpidos, cores suaves em tons pastéis e o dourado nos detalhes. Aliás, essa combinação de tons pastéis com o dourado é uma das características que enfatizam o estilo. O branco e o dourado são cores muito usadas na decoração rococó. Na paleta pastel as cores que predominam são: rosa, amarelo, azul e verde. Ornamentos em folhas de ouro são detalhes importantes do estilo rococó tanto em paredes quanto em tetos que são ricamente combinados aos tons de pastéis e dourado dos mobiliários e elementos decorativos.

Geralmente, o mobiliário rococó é feito de madeira nobre e os estofados são revestidos em couro ou veludo. Os espelhos tinham molduras douradas com formas esculpidas, representando a marca da decoração rococó.

 

3.Neoclassicismo

O design neoclássico surgiu nos séculos XVIII e XIX - depois do Barroco e do Rococó com influência greco-romana. Normalmente, o neoclassicismo é caracterizado por móveis simples e simétricos, possuem uma estrutura de madeira ou metal, proporcionando formas especiais de design. O estofado é tipicamente de alta qualidade e luxuoso. Tecidos com estampas florais são comuns, especialmente em almofadas, tapetes e papeis de parede. 

A paleta de cores original do design de interiores neoclássico moderno inclui cores suaves como cinzas, azuis, verdes e amarelos, frequentemente, acompanhadas do branco e do bege. Em geral, as paredes são pintadas de branco, bege ou cinza para criar espaços abertos e arejados. Preto, vermelho, prata e ouro podem ser usados ​​como cores de destaque, principalmente para realçar os detalhes das peças, trazendo um resultado luxuoso e refinado. O ouro é usado em pequenas quantidades, adicionando elegância e glamour na decoração neoclássica, mas sem exagerar. 

 

4.Art Déco

Se você deseja criar um interior com um toque de glamour e extravagante, certamente os móveis estilo Art Déco é ideal para sua decoração. Essa decoração surgiu aproximadamente em 1920 e permaneceu até a segunda guerra. O estilo Art Déco possui decorações com temas inspirados no Oriente, na Grécia e Roma antiga.

As cores principais do estilo Art Déco são sofisticadas e suaves como a prata, cromado, amarelo, vermelho e bastante preto. Por outro lado, cores mais suaves como o bege e verde eram utilizados em ambientes como o quarto e a sala. O metal prateado ou cromado é um elemento importante para o estilo assim como o ouro e o bronze.

O estilo de design de interiores Art Déco também é caracterizado por padrões em ziguezague, geométricos e formatos em arco. Geralmente, esses elementos são encontrados em papeis de parede utilizados em decorações do estilo. Essa decoração também possui muito brilho, tecidos lisos aveludados. 

 

Conclusão

Estilos antigos são ricos em detalhes, talvez adicionar um ou mais móveis repletos de ornamentos, certamente, irá realçar a decoração do seu ambiente. A vantagem de adotar uma decoração clássica é que ela tem como princípio o uso de materiais de alta qualidade que proporciona durabilidade, requinte e, sobretudo, muito conforto... além de nunca sair de moda.

Imagens Pinterest e Atelier Clássico

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Índice
atelierclassico.com.br
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.