Compartilhar

Sem ideia para dar aquela repaginada no seu lar? Que tal apostar nas tendências de decoração que estão conquistando pela versatilidade? Saiba mais no post!

Volta e meia planejamos dar uma repaginada na casa, né? Mas o que fazer quando tudo o que encontramos parece tão difícil de ser executado sozinho? Pelo menos, graças ao acesso mais fácil à informação, já podemos buscar referências nas revistas, séries de TV, e claro, na internet. Mas, confessa: mesmo com tanto conteúdo, nem sempre é tão fácil assim por causa de taaaanta coisa que encontramos por aí.

 

tendencias-de-decoracao

 

E as inspirações não param: podemos apostar em uma nova cor, colocar um papel de parede, dar uma cara nova a um item já velhinho ou, se estiver sobrando uma graninha, comprar um objeto decorativo. Ideias não faltam! Mas para jogar pra escanteio qualquer indecisão, resolvemos apresentar para você as principais tendências de decoração pra lá de interessantes e que estamos completamente apaixonados. Quer ver?

Foi difícil separar SÓ 5 tendências de decoração, viu?

Como citamos há pouco, por conta da quantidade de referências e tendências de decoração, foi um tanto quanto complicado listar o suprassumo de tanta coisa linda. Com a lista bem resumidinha, esperamos ajudar você com dicas bem práticas e aplicáveis em qualquer cômodo que porventura esteja precisando de um up.

Meia-parede


Queridinha nos dias atuais, a meia-parede, assim como o nome sugere, é pintar a parede pela metade. Pode parecer controverso, mas a meia parede é sim tendência de decoração e, além de deixar o ambiente mais descontraído, ainda tem o poder de aumentar o cômodo quando aliada a outros elementos decorativos.

 

decor-tendencia

 

As linhas da meia-parede podem ser feitas na horizontal — o que lembra, inclusive, as paredes de escola que costumam ter esse tipo de pintura —, vertical, diagonal ou até mesmo pintadas de maneira mais rústica, em que a linha não precisa necessariamente estar correta e as marcas do rolo ou pincel ficam aparentes, com um ‘quê’ inacabado proposital. 

Leia também:
Você sabe como escolher o arquiteto? Veja nossas dicas!

Está em isolamento social? Que tal decorar a casa?

 

tendencias-decoracao

 

Uma dica: você não precisa pintar a parede exatamente pela metade, viu? Considere o tamanho dos móveis e a altura do pé-direito como referência antes de começar a pintura. Além disso, a meia-parede é uma tendência decorativa bem versátil, pois pode ser feita no quarto, na sala ou até mesmo no banheiro. Que tal fazer aí na sua casa, naquela parede que está apagadinha? Fica lindo!

Pufes peludinhos

Os pufes, por si só, são grandes aliados de qualquer estilo decorativo. Com eles, conseguimos otimizar o espaço, guardar itens diversos, quando eles são multiuso, e deixar o ambiente mais descontraído e moderno. Mas quando se fala em pufes peludos, ah, que beleza! Esse tipo de pufe ganhou destaque nos últimos anos graças a explosão do estilo escandinavo e, desde então, se tornou um queridinho no mundo decor, pois além de servir como assento, dão um ar superaconchegante ao ambiente. Sem falar, ainda, que eles ficam perfeitos tanto na sala quanto no quarto, por exemplo.

 

tendencia-de-decoracao

 

Eles podem ser quadrados ou redondos, mas uma coisa é certa: todos trazem aconchego, charme e deixam qualquer ambiente mais moderno.

Sustentabilidade

Se tem uma coisa que com certeza é tendência de decoração e está assumindo protagonismo é a sustentabilidade. A preocupação com as futuras gerações e a prioridade em utilizar recursos naturais que diminuam os danos ao meio ambiente, enfim, começa a ser uma realidade — e uma necessidade.

O reaproveitamento de materiais, que antes seriam descartados, trazem um ar ecologicamente correto e sem desperdícios a sua casa. Muitos desses produtos ganham uma cara nova ou dão ao ambiente aquela rusticidade tão buscada nos dias de hoje. São madeira de demolição, plantas, artigos ecológicos e, por que não, recicláveis? Isso mesmo. É possível dar um toque pessoal e preencher o ambiente somente com a tendência de decoração sustentável.

tendencias-de-decoracao-para-casa

 

Mas a sustentabilidade na decoração, nem sempre diz respeito somente àquilo que você pode repaginar ou reaproveitar. Muitas pessoas adeptas dessa tendência, buscam referências de fornecedores e empresas que também sejam ecologicamente corretos. Como aquelas que só utilizam madeira de reflorestamento, que resultam de florestas plantadas com essa finalidade, por exemplo.

Tons clássicos

 

As cores são, sem dúvida, curingas na hora de decorar. Isso porque, elas definem, inclusive, o tipo de decoração que será feita no ambiente, deixando o cômodo mais descontraído, aconchegante ou até mesmo mais clean. 

Os tons clássicos, por exemplo, são uma tendência de decoração muito usada nos dias de hoje, justamente por combinarem com tudo. E não pense que eles estão presentes somente nas paredes da casa. As cores que são geralmente representadas pelas variações do branco, bege, palha e o charmoso off-white, marcam presença também nos objetos e móveis decorativos.

 

tendencias-decor

 

Por vezes, as cores também podem dominar tudo, da parede aos mobiliários, o que chamamos de monocromia, ou seja, a predominância de um tom só. 

De qualquer forma, vale a pena ousar e abusar dos tons clássicos, que juntamente com os mobiliários, fogem das cores mais contrastantes e chamativas, trazendo, sem erros, mais sofisticação ao ambiente decorado.

Linhas retas e geométricas

Elas estão presentes nas paredes, nos móveis, cômodos e até mesmo em objetos decorativos e, não à toa, se tornaram tendência de decoração. Muito utilizadas na decoração industrial, as linhas retas e formas geométricas podem ser o ponto forte de determinado tipo de decor. 

 

decoracao-tendencias

 

Mas é claro que essa tendência vai muito além disso, afinal, esses traços trazem personalidade, deixam o ambiente muito mais moderno e, além disso, podem estar presentes em pontos estratégicos fazendo com que o ambiente ganhe mais espaço e profundidade. Brinque com as linhas e use essa tendência de decoração a seu favor!

E aí, gostou das nossas dicas de tendências de decoração? Qual delas pretende aplicar aí na sua casa ou naquele cantinho que está precisando ganhar uma cara nova? Conta pra gente ou tire suas dúvidas aqui nos comentários!

 

Imagens: 3D Empire, Licus AG, Pinterest e Italian Bark.

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.